segunda-feira, 3 de outubro de 2016

O Natal prepara-se aos poucos.... e aproveitamos os recursos!


Não em canso de dizer que é aos pouco que se vão preparando os cabazes de natal! As primeiras coisas que começam a sair da cozinha, ainda no verão, são sempre as compotas.
Já há compota de melão e baunilha, de courgete e agora foi a vez da compota de figos. É uma questão de ir aproveitando os excessos, as coisas que temos em abundância, a fruta madura da época. As minhas compotas são sempre uma maneira de “não desperdiçar”. O melão que não sabia a nada e estava para ir para as galinhas. A courgete enorme que o vizinho Nuno nos ofereceu, e os figos que trouxe de casa dos sogros no fim de semana.
E assim foi! A figueira dos sogros está carregada de figos. E assim aproveitei. No sábado trouxe mais de 3 quilos de figos e ainda nesse dia preparei uma deliciosa Compota de Figo com vinho do Porto e Canela. - http://paracozinhar.blogspot.pt/2015/08/compota-de-figo-com-canela-e-vinho-do.html.
E assim, aos pouco começa a haver as habituais compotas para os cabazes.
Começa também a ser tempo de marmelos, pelo que é altura de aproveitar para fazer marmelada e geleia também para oferecer, ou simplesmente para uso pessoal!
Em breve aparecem as abóboras...

Quem mais já começou?


4 comentários:

  1. Oi Joana! As compotas têm a espectacular vantagem de poderem serem feitas no verão, quando tenho mais tempo, e server para as oferendas de natal :) Já fiz um pouco de tudo com a fruta em excesso, agora só falta mesmo as de abóbora quando começarem a ficar à moda de usar. Bjinhos e fico contente por este blog estar mais activo :)

    ResponderEliminar
  2. Olá, Joana

    Este ano ainda não sei como será as prendas de Natal, só sei que desde que abri o meu negócio - sala de estudo, anda um pouco complicado fazer compotas ou bolachas para oferecer como prenda, apesar de continuar a achar que esses presentes não têm valor, pois são feitos com a "alma".

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2016/10/caril-de-abobora-courgette-e-tofu.html

    ResponderEliminar
  3. Olá,
    Este ano já tenho feito geleia de uva, de amora e doce de abóbora.
    Está tudo em mente e escrito em papel por uma questão de orientação pessoal.

    Aida Lopes

    ResponderEliminar
  4. Olá,
    Eu já fiz,compota de tomate,tomate com maçã,tomate com gengibre,maçã figo,figo,geleia de marmelo,marmelada e,falta a abóbora que vou fazer já a seguir.todos estes frutos são biológicos produzidos com muito amor.

    ResponderEliminar