quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Maçã rima com Outono e com Preparar o Natal...


Outono rima com Maçãs, assim como Natal, principalmente se tivermos muitas em casa! 
Foram muitos os quilos de maçãs que vieram de Alcobaça. Uma parte vamos comendo, porque por aqui come-se bastante fruta e os miúdos adoram maçãs. Mas mesmo assim, há para “dar e vender” (e também já dei uns quilos...)

Aproveitei também para ir fazendo puré de maçã que uso para adoçar as papas de aveia que faço para os miúdos, para acompanhar panquecas, para os miúdos comerem como sobremesa ou com iogurte grego, para acompanhar carne de porco assada. Faço o puré de maçã de uma maneira muito simples. Como as maçãs não tem grandes tratamentos (e vêm diretamente do pomar e portanto livres do banho de cera e afins), lavo-as bem e corto-as aos quartos e retiro-lhes apenas o caroço, deixando a casca. Coloco-as numa panela e coloco água apenas para cobrir - não coloco muita água - e cozo-as até que fiquem bem macias, triturando-as depois com a varinha mágica sem escorrer a pouca água que ainda têm. Fica um puré bem grosso e guardo-o depois no frigorífico, bem fechado, onde dura alguns dias e está sempre pronto a usar.

Além do puré de maçã, fiz um chutney e geleia de maçã a pensar nos cabazes de natal (em breve partilho essas receitas), e ainda uma tarte de maçã que ficou deliciosa - além de bonita...
Ainda assim tenho ali mais uns 3 quilos à espera de novas receitas, e parece-me que as sugestões para os cabazes de natal vão passar por mais coisas à base de maça...
Maçãs assadas, bolo de maçã, carne de porco com maçã, ketchup de maçã... São tudo ideias que me surgem.


Uma oferta que acabou por ditar alguns dos presentes de comer dos cabazes deste ano. E assim se vão orientando as coisas por aqui quando faltam menos de 2 meses para o natal. Como estão as coisas desse lado?

4 comentários:

  1. Joana experimente marmelada de maçã. Faço e fica deliciosa para além de que é a única que a filha come!
    Os cabazes ainda ando a decidir que fazer.
    Beijinhos para todos
    Cilinha Fernandes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também já fiz em outros anos. Desta vez, como tenho da outra não queria repetir! Fiz um chutney maravilhoso e uma geleia com canela que ficou muito boa. Acho que ainda tento o ketchup.
      Um beijinho.
      Joana

      Eliminar
  2. Bem, que excelente ideia! =D =D Acho que este ano vai tudo rodado a prendas feitas por mim pois de facto, o Natal está mesmo aí e eu este ano ainda não comecei a preparar nada! Shame on me!!


    Sou nova nestas coisas dos blogs, mas gostava muito de contar com a tua visita =) Um beijinho

    http://obiquinidourado.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Maravilhoso!! Adorei o teu cantinho :D

    ResponderEliminar