terça-feira, 22 de novembro de 2016

Presentes de Comer: Pesto e Chilli Oil num Cabaz de Natal Salgado e de Inspiração Italiana!


Não há presentes de natal sem compotas e sem bolachinhas. Essas duas coisas são essenciais nos meus pequenos cabazes. Depois disso depende muito da vontade, do tempo e dos ingredientes disponíveis. Tenho a sorte de me oferecerem algumas coisas que acabam transformadas, mas ando sempre em busca de inspiração.
E depois há várias maneiras de organizar estes presentes de comer! Na maioria das vezes, os “cabazes” não seguem nenhuma regra. São um misto de coisas que nada têm a ver umas com as outras e que acabam juntas no mesmo pacote, com umas receitas e sugestões de utilização ao lado, para que quem recebe saiba como usar cada uma das coisas, ou pelo menos as menos comuns. Se não o costumam fazer, aconselho vivamente, até porque é facilitador para quem recebe, saber logo como pode usar.
Noutros anos, os presentes de comer ganham outra inspiração e são mais temáticos. Depois das minhas primeiras sugestões terem sido uma compota e um chutney, que nada têm em comum e são apenas sugestões soltas, a minha sugestão desta semana passa por um peqeno “cabaz” de oferta, de inspiração italiana e completamente salgado e com a particularidade de não se ter que cozinhar. 
Deixo-vos então a receita de um Chilli Oil, um azeite aromatizado com malagueta, para quem gosta de sabores picantes e que fica perfeito para temperar, colocar sobre uma pizza, numa massa ou simplesmente para cozinhar. E de um pesto de manjericão (que tem a particularidade de não levar queijo) e que pode ser usado para misturar em massa cozida, como base de pizzas e para envolver em legumes assados no forno.
Sugiro-vos que ofereçam estes dois mimos juntos, num cesto ou numa taça, porque não, e que não se esqueçam de juntar um pequeno cartão com estas sugestões de utilização. Fica amoroso de juntarem também um pacote de massa, apenas por graça!
Espero que gostem desta sugestão! (Que outras gostariam de ver por aqui?)




Chilli Oil
Ingredientes para 1 garrafa de 250ml:

200ml de azeite extra virgem
1 malagueta chilli

Preparação:

Com uma faca afiada corte em juliana fina a malagueta e misture-a com o azeite. Cuidadosamente verta o azeite com a malagueta para uma garrafa previamente esterilizada. Feche e guarde pelo menos duas semanas antes de usar.


Pesto de Manjericão
Ingredientes para 2 frascos pequenos:

100g de manjericão
3 dentes de alho
75g de nozes, amêndoas ou pinhões
250ml de azeite extra virgem
 sal e pimenta q.b.

Preparação:

Coloque o manjericão, os dentes de alho e os frutos secos no copo da varinha mágica  e triture os ingredientes até ficarem picados. Junte depois a maioria do azeite e continue a bater com a varinha mágica até tudo ficar impulsionado. Tempere de sal e pimenta a gosto e junte o restante azeite continuando a bater.
Coloque a mistura num frasco esterilizado, e termine com um pouco de azeite por cima.
Decore o frasco a gosto e guarde no frigorífico até oferecer.


(Sirva o molho pesto com massa cozida al dente e um pouco de queijo parmesão ralado na hora, ou como topping de bruchetas, com presunto e figos secos)

10 comentários:

  1. Adoro pesto, é uma óptima ideia para colocar nos cabazes! =) Posso perguntar onde arranjou o frasco preto? Fica muito bonito.

    Obrigada
    Sara

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sara,
      O frasco não é preto. é um normal frasco transparente com tampa preta. Com o pesto - que é verde escuro - e com a minha falta de jeito para as fotos é que parece preto. E depois decorei-o simplesmente com autocolantes etiquetas e uma fitinha de tecido vermelha às bolinhas.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  2. Olá Joana, acho óptima a ideia do pesto. A minha dúvida é, pela tua experiência, quanto tempo dirias que aguenta no frasco fechado no frigorífico? E depois de aberto que digo às pessoas em termos do tempo de utilização? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Inês,

      O pesto aguenta várias semanas no frigorífico. O que vai acontecer é que o azeite tende a coagular no frio, mas é só o aspecto, de resto está oprimo. O único problema é as amêndoas rançarem, mas como estão conservadas em azeite isso demora a acontecer. Diga 1 mês depois de aberto, mas dura mais!!
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  3. Boas ideias. Pergunta: onde comprar os frascos e garrafas em quantidade e com aspecto digno a custo controlado?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pedro,

      Eu normalmente reaproveito tudo e mais alguma coisa, e evito ter de andar a comprar frasco. No entanto, nas lojas chineses e algumas lojas de 1€ encontram-se coisas engraçadas a preço mais convenientes. Esta garrafa creio que custou 1,25€ numa loja chinesa...
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  4. Joana, thanks por mais estas sugestões :) FINALMENTE, fui hoje à TIGER :) Adorei!!! Principalmente as coisinhas de natal e fitinhas e blocos e canetas e... Sempre fui uma fã de artigos de papelaria, por isso, adorava (e ainda adoro, só q do lado de 'lá', pois sou prof.) o início dos anos lectivos :) Bjinhos e thanks pela sugestão ;)

    ResponderEliminar
  5. Que giro cabaz.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2016/11/tarte-de-iogurte-delicia-e-pera.html

    ResponderEliminar
  6. ♥ acabei de encontrar solução para o Manjericão que anda a crescer de forma absurda e eu não lhe consigo dar uso :)

    ResponderEliminar