sexta-feira, 1 de setembro de 2017

Restart


Só nos últimos anos é que Setembro começou a ter para mim este significado de “recomeçar”. O início de Setembro, associado ao fim das férias, parece-me agora uma excelente altura para recomeçar aquilo que, muitas vezes colocamos de lado durante o verão, ou mesmo há já alguns meses... Há algo associado ao início do ano escolar e ao fim das férias que nos faz pensar em objectivos, organização e rotinas. E cá em casa não é diferente.
Tenho a confessar que, por um lado estou contente por Setembro ter começado. A escola do Zé Maria também começa agora, e já sinto necessidade desta rotina dos miúdos, pois é uma forma de eu também começar a entrar nas minhas rotinas, algumas delas um pouco postas de lado durante estes últimos meses. O facto de estar em casa com duas crianças pequenas praticamente a tempo inteiro, deixa-me um bocadinho condicionada ! (Mas não me estou a queixar, são escolhas que fazemos, mas não deixam de nos limitar em alguns aspetos!)

E o que acontece depois das férias? O que acontece antes de retomar rotinas e hábitos - ou até de mudar de hábitos? Como nos voltarmos a organizar antes do regresso à escola? Como criar novas rotinas ou manter as rotinas que já temos e que funcionam bem para nós? Cada um só pode responder por si, mas espero que a minha partilha das minhas rotinas de final de férias e de todo o ano no geral vos sirvam de inspiração para criarem a vossa rotina, a que sirva para vocês, e que consigam fazer um “restart” no neste Setembro.

As minhas rotinas são simples e partilho as que me parecem mais importantes aqui.
Gosto de entrar em Setembro com algumas coisas organizadas - que normalmente aproveito para fazer depois das férias. E de manter a organização/rotina naquilo que tem funcionado connosco.

A iniciar Setembro:

  • Uma limpeza ao frigorífico, despensa e arca congeladora - muitas vezes potenciada pela ida de férias e a necessidade de esvaziar os mesmos.
  • Uma limpeza mais geral nos quartos e da reorganização de algumas roupas (dos miúdos principalmente) - gosto também de fazer uma lista daquilo que antevejo que eles vão necessitar para o Outono/Inverno
  • Organizar o escritório, que no meu caso pessoal estava um caos de coisas acumuladas 
  • Arrumações das coisas da praia - depois de lavadas - toalhas, fatos de banho, roupa de praia.... no nosso caso dificilmente vamos à praia depois das “férias grandes”.
  • Apesar de actualmente não sentir grande necessidade de “stock” de produtos de higiene e limpeza (que estão em constantes promoções), gosto de aproveitar esta altura para “actualizar” as minhas listas de produtos e ver se estou a necessitar de alguma coisa. Caso seja esse o caso fazer essas compras - ou pelo menos organizar essas coisas na despensa própria.
  • Organizar a agenda. Datas de consultas dos miúdos - que são sempre em Setembro, começar a agendar os meus workshops, planear o meu trabalho e as coisas que quero fazer.

Rotinas de sempre:

  • Entrar novamente nas nossas rotinas e organização das ementas semanais. Como é uma coisa que já faz parte integrante da nossa vida, nunca deixo de o fazer, e assim que vim de férias retomei de imediato esta organização que tanto me ajuda no dia-a-dia. Mas se ainda não o fazem esta pode ser uma boa altura para começarem a tentar.
  • Outra coisa que me ajuda imenso é já ter algumas rotinas pré definidas e que são essenciais para mim/para nós - coisas como a organização da roupa. Comigo funciona melhor ter um dia para lavar toda a roupa e um outro dia para passar/dobrar tudo. Prefiro assim a andar todos os dias a fazer máquinas e a estender e a dobrar e a apanhar.  Simplificar a roupa que efetivamente tem de ser passada a ferro também ajuda a poupar imenso tempo. 
  • Outras rotinas de sempre e essenciais: Fazer camas 1 vez por semana, sempre ao mesmo dia. Nunca sair de casa com as camas por fazer ou os quartos desarrumados, mesmo quando estou já me cima da hora. 
  • Arrumar sempre a cozinha depois de almoço ou de jantar. 
  • Fazer listas de compras e ir sempre às compras no mesmo dia.


Não sei se fazem o mesmo, ou algo semelhante, mas a mim ajuda-me a recomeçar da melhor forma e com tudo “no lugar”. E manter as rotinas que funcionam connosco e com a nossa família ajuda-me também a ser mais “eficiente” e a ter mais tempo para outras coisas.

Escapou-me alguma coisa? E por aí?

11 comentários:

  1. Excelente post Joana algumas já tenho em prática outras tenho de melhorar e ver se consigo por outras em prática muito obrigada pelas dicas Joana continue com este excelente trabalho acredite que ajuda mt gente

    ResponderEliminar
  2. Excelente post Joana algumas já tenho em prática outras tenho de melhorar e ver se consigo por outras em prática muito obrigada pelas dicas Joana continue com este excelente trabalho acredite que ajuda mt gente

    ResponderEliminar
  3. Adoro! Cada vez mais para mim Setembro ganha esse significado! Recomeço...
    Beijinhos 💋

    ResponderEliminar
  4. Para mim Setembro é altura de tudo começar a entrar novamente nos "eixos", sou professora e os pequenitos cá de casa já andam na escola, por isso esta é a altura de todos voltarmos às nossas rotinas e todas as sugestões que ajudem a melhorar o nosso dia a dia são benvindas. Obrigada

    ResponderEliminar
  5. Excelentes dicas ;)

    Mas em relação á roupa, no verão é fácil secar, mas no inverno como fazes essa gestão?? demora muito mais a secar.

    obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      Mesmo demorando mais a secar não é impossível de fazer. Imagine que lava a roupa à segunda feira e passa e dobra à sexta.... mesmo demorando mais a secar seca certamente em 4 dias.
      De qualquer maneira eu no inverno, quando está muito húmido e chuvoso, uso e secador para algumas peças, como toalhas de banho, calças de ganga e coisas que demoram mais a secar. Mesmo assim tenho facilidade em secar roupa quer na lavandaria (dentro de casa) deixando a janela aberta, ou debaixo do telheiro...
      Espero ter ajudado.
      Joana

      Eliminar
  6. Bom dia Joana,
    Será possivel ddizer-me que Workshops faz e onde?
    Um beijinho

    ResponderEliminar