sexta-feira, 6 de outubro de 2017

79 dias para o Natal



Estamos a menos de 80 dias para o Natal. A minha contagem decrescente está a começar, e hoje é dia de fazer um ponto de situação!
Nos últimos anos confesso que me tenho “atrasado” um pouco mais do que queria com as minhas coisas de Natal. E acho que este ano vou pelo mesmo caminho.
Para já, em relação aos cabazes de Natal, tenho já feitas as marmeladas, geleia de marmelo, compota de pêssegos aqui do jardim, e também compota de tomate ananás. Espero a abóbora para a compota preferida de todos.
Depois é o habitual: bolachinhas e alguns outro mimos, mas este ano queria algo de novo, que ainda não sei bem o que é. A minha parte de pesquisas e de procura ainda não começou a sério.

Na garagem estão algumas caixas de madeira - daquelas que trazem 2 kg de morangos - para pintar de branco para colocar alguns dos cabazes. A ver se é este fim de semana que trato disso.

Tenho algumas receitas compiladas para fazer - de bolacha, granolas s e docinhos, principalmente retiradas do livro “Presentes com um sabor Especial”. E já tenho um armário cheio de frascos vazios. 

Tenho de ir encomendar quanto antes os meus saquinhos de celofane à Coimpack (em Taveiro, Coimbra), que o ano passado esgotei tudo o que tinha cá por casa. Ainda tenho algumas fitas, mas mesmo assim, há que começar a ir à Flying Tiger e ao Chinês aqui perto de casa, para começar a ver o que posso mesmo aproveitar! E sei que este ano o Lidl vai ter coisas muito giras para o Natal, e está a parecer-me que tenho de ir fazer uma espera à porta da loja!

Ainda não pensei como é que vou fazer em relação às estiquetas deste ano, mas estou tentada a repetir o método do ano passado: ou seja de as editar e mandar imprimi numa loja da especialidade. Ficaram maravilhosas e muito em conta, face à quantidade!

Quanto a prendas é que a coisa este ano está mal... Ainda não tenho quase nenhum prenda comprada, e nem sequer tenho ideias... Para os miúdos a coisa arranja-se mais facilmente (Não sei se sabem que o Jumbo tem já alguns brinquedos com descontos imediatos até 70% - tenho de passar por lá!) e vão havendo sempre boas promoções de livros para os miúdos nas diversas livrarias e online, mas gosto sempre de oferecer coisas diferentes do que brinquedos ou roupa, mas depende sempre do que vou encontrando. Para os adultos é que este ano não tive ainda nenhum ideia “genial” e diferente. Tenho de me dedicar a lojas no facebook ou online com artigos diferentes.

Quanto aos postais de Natal. Nos últimos anos temos enviado sempre postais com uma foto nossa (muito americano, eu sei!) e este ano não queria mudar isso. Mas vou ter de esperar por decorar a casa de natal para tirar a foto “perfeita”. Depois é mandar fazer os postais - normalmente no mesmo local onde mando imprimir as minhas etiquetas - e de escrever as mensagens de boas festas!

Como estão a ver. parece que falta muito tempo, mas a lista de coisas a fazer é muito extensa. Sugestões aceitam-se!


E por aí, como estamos?

9 comentários:

  1. Depois de ler o post fui fazer a lista das prendas que já tenho (aproveito promoções e viagens para ir comprando ao longo do ano)e a coisa não está boa, este ano no comprei quase nada!
    Como no país onde estou fazem mercados de Natal muito giros acho que vou aproveitar essa altura para comprar umas coisinhas, senão recorro a uns queijinhos e chocolates ou não morasse eu na Suiça:)

    ResponderEliminar
  2. Já tenho alguns presentitos comprados mas ainda há muito por comprar! Como não sou muito habilidosa com coisas caseiras, tenho mesmo de estar atenta às promoções e ir comprando ao longo do tempo! :)

    ResponderEliminar
  3. É verdade, o tempo passa a correr. 3 meses parece muito mas não é quando a vida anda sobre rodas! Já tenho a lista de pessoas a quem vou enviar postais e por isso é só esperar para os comprar na época (tal como tu também gosto de enviá-los com uma foto nossa e das nossas 3 gatas). Felizmente nesta época do ano aproveito sempre a Feira de Vinhos do Continente para comprar as prendas dos homens (eu sei que parece tótó e banal e, eventualmente, talvez mude de estratégia, mas eu não me importaria se me oferecessem um bom vinho de mesa que não beba com frequência :P). Faço um orçamento e só trago garrafas dentro desse valor e como se trata de produtos com desconto acabo por trazer quase tudo a metade do preço :) Entretanto como este ano comprei casa e, como deves saber, acabei por ter despesas acrescidas e então o orçamento ficou muito reduzido sendo que vou aproveitar produtos que encomendei há uns meses (mas que acabei por deixar de lado por falta de tempo) e vou fazer loções para mãos e corpo em barra para oferecer às senhoras da minha lista de Natal. As excepções são sempre a família mais próximas, pais (meus e do meu marido) e irmãos (de ambos também) e também os meus vizinhos de sempre (moram ao lado dos meus pais e são praticamente família). Para este pequeno leque de pessoas as prendas são outras. E gostamos de fazer uma coisa (na casa dos meus pais que é onde se passa a abertura das prendas à meia-noite - talvez este ano seja na minha!) que também soa muito a americano que é ter uma meiazinha de Natal pendurada para cada um de nós e onde vamos pondo "coisinhas" mais pequenas ou com alguma utilidade para cada um de nós (por exemplo uma caixa de pastilhas, um creme para as mãos, um par de brincos, uma conserva gourmet...). Mas concordo que este ano está difícil. Por esta altura, mesmo que ainda não tivesse comprado nada para eles pelo menos já tinha alguma ideia mas estou mesmo muito parca em imaginação! Já comprei uma coisinha pequena para o meu marido e a minha irmã e para a minha mãe também já comprei pelo menos uma coisa, para o meu pai não tenho nada! E para os meus vizinhos também não! Isto está a ir muito devagar! :P

    ResponderEliminar
  4. Apesar de a minha lista não ser muito grande e consequentemente não me preocupar muito antecipadamente com o assunto, na semana passada aprendi a fazer uns sapatinhos de feltro que encaixam lindamente para algumas pessoas Outra ideia como tenho um marido que faz sementes de girassol e amendoim caramelizado, será fazer uns frasquinhos lindinhos com esses conteúdos. E depois serão as bolachinhas, os docinhos e talvez mais algum artesanato. Talvez algum adorno de barro que ainda farei nas minhas sessões de ginásios das artes.

    ResponderEliminar
  5. Olá Joana! Onde manda imprimir as etiquetas? Nem sempre encontro sítios com a qualidade que quero...

    ResponderEliminar
  6. O tempo passa mesmo a correr. Tenho que ver se paro um pouco e se penso o que irei oferecer a familiares e amigos.

    Beijinhos,
    Clarinha
    https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. Passo sempre por aqui para ver as "dicas natalícias" que são sempre maravilhosas e muito úteis e acabei de perceber que estou atrasadíssima visto não ter nada ainda em mente para o Natal!!!!!
    Tenho de tratar do assunto o quanto antes.
    Bjs

    ResponderEliminar
  8. Apesar deste calor enganador, daqui ao Natal é um pulinho e ainda bem q calha num fds 'longo', pelo menos pra mim, dá mais tempo de fazer mais coisas, pois no ano passado vi-me aflita o entregar os cabazes tds antes do dia e fazer aquelas prendas comestíveis q duram menos tempo, como bolachinhas e afins. Este ano já tenho bastante licor adiantado, fiz hoje uma 3a rodada e fica a macerar até ao dia 1 de Nov. Tb queria experimentar fazer licor de estrela d anis (Joana, alguma sugestão? Mandei-te mail a perguntar...). Teno tb já compotas em stock, mas vou fazer mais, uma vez q me deram abóboras p o efeito :) Entre prendas compradas: p os miúdos já está td comprado, fi-lo até ao verão :) Para os adultos da família (pq os amigos são presenteados com prendas comestíveis), tenho algumas coisas, mas ainda vou comprar mais alguma coisa, a meias c a mana. Para ela e p o cunhado, uma vez q vão mudar de casa, entre alguns miminhos q já tenho p eles, quero ver o q precisam p o lar e comprar algo nesse sentido. Além disso, costumo ter sempre em stock artigos de cuidado do corpo q dou a eles e a elas. Depois, em Dezembro, mesmo pertinho da altura, queria fazer as tuas versões 'mini' de bolos (comprei caixas em saldo no De Borla) e tb tenho aí uma ou duas latas p encher de biscoitos natalícios. Tb costumo fazer chocs em moldes natalícios e talvez faça umas trufas ou algo assim. Mais ideias aceitam-se, claro! Além do mais, faço anos daqui a uns dias e o teu livro foi uma das prendas pedidas :) Ah, e quero ir à Tiger ver o q há de interessante, apesar de já ter uns saquinhos do ano passado em stock e tb fitinhas do LIDL! Mas, sabendo como sou, acho q ñ vou resistir a comprar mais alguma coisa qd vier p as lojas ;) Bjinhos e bons preparativos!!!

    ResponderEliminar
  9. Ainda agora comentava no outro post que tb começo cedo, mas este ano ainda não tenho nada. Faço quase sempre as minhas prendas pois parece que tenho jeito para as costuras. Fui ver os 70% do jumbo mas não vi nada de jeito para os miúdos da família. vou sugerir à família uma vaquinha e comprar a cozinha do Ikea para a minha miúda, não somos apologistas de lhes dar muitos brinquedos e assim os mais próximos podem contribuir com o que quiserem, que pode ser muito ou pouco, tanto faz. Fizemos o mm nos anos dela, compramos a casa das bonecas da Imaginarium, a maior que custa 199€. Para nós ficou mais barato pois aproveitámos o desconto do dia da criança. Para os de fora, estou inclinada a oferecer livros a todos este ano. Mas ainda não pesquisei nada.

    ResponderEliminar