segunda-feira, 23 de outubro de 2017

Cantinhos de Arrumação dos Utensílios de Limpeza


Numa casa com vários andares, uma das coisas mais práticas prende-se com a questão da organização dos produtos e equipamentos de limpeza.
Claro que idealmente - e o grosso das coisas - estão guardadas na nossa lavandaria. Mas há depois duas outras questões: a primeira é ter de andar sempre com o aspirador para cima e para baixo, sendo que o andar da lavandaria e garagem não é aspirado, e outra que é o facto de não usar a esfregona da parte de baixo da casa na cozinha, casas de banho e afins. Ter de subir com tudo sempre que é necessário podia ser um plano, mas não é prático.

Portanto, não é a primeira vez que falo aqui deste nosso cantinho de arrumação, e de como transformamos um armário junto à nossa casa de banho de serviço, num espaço de arrumação de produtos e equipamentos a ter à mão, e de como, ao mesmo tempo esse espaço serve, na sua outra metade, de cabide e arrumação de casacos das “visitas”.

A ideia até foi do Miguel, de dividirmos o armário, e foi um trabalho dele. Na parte do cantinho de limpeza acabamos também a montar um prateleira para arrumar os produtos de limpeza longe dos miúdos, bem como o aspirador, vassoura, pá e a esfregona de casa, panos e afins.

Num armário da lavandaria (no andar de baixo) temos depois uma outra esfregona, e outros produtos de limpeza e panos que servem o andar de baixo (onde além da garagem e lavandaria há um corredor de acesso com garrafeira e uma casa de banho).
No andar dos quartos, e para facilitar a limpeza mais regular das casas de banho - nossa e dos miúdos, optamos por numa das gavetas dos armários ter uns panos de limpeza e toalhitas, e um detergente de uso diário, para passar nas louças com maior regularidade. E aqui sim, “subimos” quando necessário com o aspirador, mopa ou esfregona... mas já é só um andar.


Para quem tem uma casa “em altura”, digam-me lá se fazem ou não o mesmo. E que outras dicas importantes têm?

7 comentários:

  1. Sim, concordo, arrumação é preciso, gostei das dicas, bjs

    ResponderEliminar
  2. Joana, estamos agora a projetar moradia de raíz e um dos requisitos que impus foi precisamente arrumos no andar superior para material de limpeza, e planeio ter um aspirador extra para esse piso.

    ResponderEliminar
  3. Queria muuuuito pedir-lhe dicas para arrumar sapatos. De momento tenho uma cómoda malm de 4 gavetas exclusiva para arrumar o calçado, mas não é mt funcional. Não gosto de ter o calçado à vista. Preciso de dicas top, e para isso, não poderá haver melhores dicas que as suas.

    Obrigada. Beijinhos,
    Joana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Joana, recentemente mudei de casa e a minha opção para a arrumação dos sapatos foram 3 armários Brimnes (IKEA). Um armário para cada um de nós.

      Coloquei os armários todos juntos e ficou como se fosse um aparador. Ficou bem giro.

      :)

      Eliminar
    2. Olá Teresa, Obrigada pela sua ideia/partilha. É uma ideia idêntica à minha, que tenho uma cómoda malm. O problema é manter os sapatos arrumados, «parece» que fica um caos... (que vergonha). Vou tentar inventar/bricolar qualquer coisa para separar uns pares de outros, para minimizar o caos que às vezes se instala.

      Obrigada, Bj

      Eliminar
  4. 4 pisos e sinceramente não duplicamos material de limpeza. Produtos de limpeza, panos e afins estão num armário de cozinha e tudo o resto está na cave - aspirador, baldes, vassouras e esfregonas. A unica coisa que existe em duplicado é um balde e uma esfregona, sendo que existe um par destes apenas dedicado à garagem e varandas e outro à restante casa. Condição mais do que assente é que sapatinhos ficam na cave e junto às portas exteriores da habitação! Não há cá entra e sai com sapatos da rua em casa e poupamos imenso a casa só assim.

    ResponderEliminar
  5. Uma boa ideia é ter um apirador roomba no piso superior, por exemplo. Enquanto se aspira o piso inferior à mão, o robot está a trabalhar em cima. Eu recomenda!

    ResponderEliminar