sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

Impressão de Etiquetas e Postais de Natal


Aqui por casa ainda se enviam e recebem postais de Natal. Adoro receber as cartas no correio e colocar os postais ao pé da lareira. E todos os anos enviamos os nossos postais de natal. Antes do Zé Maria nascer, comprava ou fazia os postais, mas desde que ele nasceu, começamos a fazer os nossos postais de Natal um bocadinho à imagem dos americanos, e tiramos todos os anos uma foto ao pé da árvore de natal (que depois escrevo Feliz Natal e o ano ou qualquer coisa do género) e mandamos imprimir.
Antes de dizerem que fica muito caro, posso dizer que não. Este ano, à semelhança dos anteriores, paguei 2 euros (não me falta nenhum zero!) para mandar imprimir mais de 40 postais em alta resolução e papel grosso tipo cartolina. Mas atenção ao local onde mandam imprimir. Eu não mando imprimir em lojas de fotografia e afins, mas sim numa espécie de gráfica, onde se fazem flyers, cartazes e outro género de posters. E além disso levo a fotografia preparada e pronta a imprimir. Não há lugar a nenhuma edição. Só mesmo o trabalho de impressão e o papel. Como trabalham em grandes escalas, pagamos a impressão à folha (folhas A3 e A2 ou até maiores) e portanto para imprimir 40 postais de 15x20cm bastam por vezes duas ou três folhas... E ainda por cima, quando vamos buscar, já vem tudo cortado (no caso dos postais).
Ao preço dos tonners e tintas para impressoras (sejam a lazer ou jato de tinta) não compensa... Nunca mais imprimi nada a cores em casa....

O mesmo repete-se com as etiquetas dos cabazes de natal. Depois de fazer download das etiquetas a meu gosto - normalmente neste site https://www.worldlabel.com/Pages/christmas-label-templates.htm - e de as editar a meu gosto (atenção que nem todas dão para editar), guardo os ficheiros editados numa “pen" e vou até à “gráfica” imprimir as etiquetas em folha de papel autocolante, e com uma impressão de alta resolução que nem em casa, com uma impressora laser a cores conseguia. Com as etiquetas a única chatice é mesmo ter depois de as recortar, pois vêm impressas em folhas A3, conforme os templates que escolhi para cada ano.

Não vale a pena o trabalho e o gasto que se tem a imprimir em casa. Desde que experimentei, nunca mais fiz de outra maneira, e os cabazes ficam com um “acabamento” muito melhor!

Ainda em relação aos postais de natal - e como enviamos muitos - adoptamos também um método prático. Fizemos etiquetas com a nossa morada e com a morada de todas as pessoas a quem enviamos os postais, que depois é só colar nos envelopes e levar para os correios.

Como estas dúvidas - principalmente as das etiquetas  - surgem todos os anos, espero ter ajudado e ficado mais esclarecidos.

(E porque sei que quem é de Coimbra vai perguntar, o local onde faço estas minhas impressões é na DualPrint Lda,na estrada de Coselhas, por trás da Fucoli. )


E vocês como fazem as vossas etiquetas? Ainda enviam postais de natal?

3 comentários:

  1. Eu imprimo as etiquetas, este ano não usei papel autocolante. Li um truque, que depois de experimentar , comprovei que resulta. Colar as etiquetas, nos frascos, com leite ! Resulta mesmo... as etiquetas tirei daqui:https://www.jamlabelizer.com/

    ResponderEliminar
  2. Ainda sou das poucas pessoas q conheço q se dá ao trabalho de escrever postais p enviar pelo correio, além de ti ;) Mas na família temos esse hábito desde sempre: trocar postais de natal, aniversário, Dia do Pai e da Mãe! Tb ainda recebemos alguns postais e, sinceramente, custa-me deixar de o fazer, pois adoro! Apesar do preço dos 'selos' ter encarecido bastante no ultimo par de anos, gosto mt deste ritual! Porque personalizo com autocolantes, carimbos e umas estrelinhas ou confetis cadentes ;) Quanto às etiquetas, tenho algumas compradas, principalmente p as compotas e dps escrevo à mão. Cheguei a imprimir alguns 'cartões' com o nome do produto q ia no cabaz ou até receitas, mas há coisas q até escrevo à mão. A tua ideia é mt prática, penso q em Aveiro haverá algo do género, tenho q investigar p fazer isso no próx ano :) Cheguei a passar pela Fucoli mts xs, qd dava aulas em Coimbra há uns anos valentes, sei bem onde é :) Quem sabe ñ encomendo esse trabalho à minha 'comadre' ;) Bjinhos e obrigada pelas dicas!

    ResponderEliminar
  3. Essas etiquetas ficaram lindíssimas.
    Já não faço cabazes à dois anos, desde que abri a sala de estudo por falta de tempo. Quando fazia, utilizava cartolina e colava as etiquetas com forra livros.
    Belíssimas e uteis sugestões que tu trazes.

    Beijinhos,
    Clarinha
    https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2017/12/empadao-de-hamburguer-2.html

    ResponderEliminar