quarta-feira, 24 de março de 2010

Ideias Práticas para Receber!



Como surgiram alguns pedidos sobre a organização das louças e das sobremesas numa festa em casa, deixo aqui as minhas sugestões.
Tirei tudo de cima dos aparadores - tenho 2. Um deles serviu para colocar os pratos, copos, talheres e guardanapos, e o segundo como mesa de apoio aos doces que não necessitavam de frigorífico.
Na mesa da sala coloquei todas as entradas e mais tarde os pratos quentes, com excepção da sopa que servi logo em chávenas ou tacinhas num tabuleiro.
Depois de servir as entradas e os pratos quentes, retiro da mesa os restos e substituo pelas sobremesas, pois é muita mais fácil para todos se servirem.
Tenho um carrinho de chá que utilizo para colocar as bebidas (que não gosto de ver na mesa) e como apoio de mais louças, como por exemplo as taças e pratos de sobremesa.
Os talheres costumam ficar numas caizinhas de madeira que reciclei de uma outra coisa, mas existem tabuleiros de talheres próprios para jantares volantes. Colocar em latas ou outros recipientes tambvém é uma boa opção.
Espero ter ajudado.
Têm de ser o mais prático possível e adaptar ao espaço que têm disponível.

13 comentários:

  1. Olá colher de pau, vim parar a este blog por mero acaso e não resisto a comentar, simplesmente porque adorei! Adorei a criatividade, as ideias e ver as pechinchas que compra! Eu sou totalmente adepta das pechinchas, o mais que posso!

    Já estou como seguidora fiel!

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  2. Quando dou festas com mais gente em casa, adopto ideias muito semelhantes às tuas. Torna-se tudo muito mais prático para todos.
    Beijinhos e continua a brindar-nos com óptimas ideias como tens feito.

    ResponderEliminar
  3. Qd eu for kexida e fizer festas grandes como as tuas, quero ser como tu LOL

    Menina esperta pá

    jocas

    ResponderEliminar
  4. Gostei bastante das tuas sugestões...
    Estava tudo muito bonito...
    Prático e elegante....a combinação perfeita...
    Muito obrigado pela partilha...
    Beijinhos e continuação de boa semana...

    ResponderEliminar
  5. Ena! Tiveste a casa cheia! Estava tudo muito bonito, muito elegante. Os meus parabéns!
    Só tenho pena de ter uma casa canininha... porque é tão bom receber! E com esse cuidado ainda melhor!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  6. Ideias óptimas, como sempre! Fizeste-me tantas saudades dos aniversários dos meus Filhotes quando ainda os tinha em casa! Também era sempre para 32 pessoas no mínimo e só tios e primos. Gostei muito das sugestões de decoração com as velas verdes. Ficou um espectáculo! Bjs. Bombom

    ResponderEliminar
  7. Fátima (cemporcentoacucar)25 de março de 2010 às 11:28

    Olá, as dicas que aqui deixas são excelentes..eu sou muito desorganizada, caramba! Bastava ser um bocadinho como tu... :)
    Mas tenho uma dúvida, vi que muitos dos pratos servidos eram quentes (inclusive entradas) e a minha pergunta é simples: quantos fornos tens??? :-)
    Muitas vezes, tenho dificuldades por causa disso..a minha mania de se servir mal saia do forno..mas como fazer com tantas pessoas e só com um forno??

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. descobri este teu blog ontem, quem me dera ter cá vindo parar mais cedo!!! não tem nada a ver com o post, mas gostava de te colocar uma duvida acerca dos presentes de Natal (q como tu gosto de planear com antecedencia): como fazes para guardar os presentes que compras em agosto por exemplo? e os frascos/latas que usas para os teus cabazes guardas onde?

    ResponderEliminar
  9. Fátima:

    Realmente só tenho um forno, mas o meu sonho é ter dois! Eu tb gosto de servir determinadas coisas, como as tapas quentes, o pão recheado, logo que saem do forno, mas o que eu faço é rentabilizar o forno ao máximo. Da mesma vez, e em 3 prateleiras diferentes coloquei as chamuças, as tapas e o pão recheado. Servi estas e coloquei as 2ªas vltas no forno. Depois gratinei o bacalhau que servi ainda a borbulhar. Claro que há coisas que não necessitam de ser servidas quentes, e nestas festas tb não quero passar o tempo toso em frente ao forno!

    Rute:
    Os presentes que vou comprando, guardo ou dentro do armário do escritório, ou a um cantinho dessa mesma divisão. Neste momento tenho sacas de prendas em cima da estante!
    Quanto aos fracos e latas dos cabazes, guardo na despensa já devidamente lavadas e prontas a usar.

    ResponderEliminar
  10. Eu adorei o cuidado com que prepara a festa.

    As fotos estão fantásticas, imagino a festa.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Que lindo, muito colorido... com certeza uma boa pedida de economia.
    Abraços,

    ResponderEliminar
  12. olá. Gosto imenso dos seus blogs e como o meu marido vai celebrar aniversário este fds vim aqui tirar umas ideias.

    sou seguidora assídua.
    beijo

    ResponderEliminar