quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Sugestões de Ofertas Caseiras para este Natal #3

As sugestões para os cabazes continuam, e antes de vos falar de mais uma, vou deixar apenas uns pequenos esclarecimentos acerca dos cabazes, pois têm sido muitos os comentários e os mails enviados acerca deste assunto.
Cá em casa fazem-se vários tipos de cabazes. Uns para os tios, outros para os amigos, e outros mais simples apenas para lembrar a pessoa em questão de que não nos esquecemos dela. E o conteúdo dos cabazes varia em função das pessoas para quem se destinam.
Normalmente os cabazes são pequenos cestos (cheios de coisas, claro!) que comecei a comprar logo em Janeiro, na altura dos saldos. Mas podem usar qualquer tipo de "embalagem" para os oferecer, como por exemplo caixas (podem usar caixas de sapatos forradas), pequenos saquinhos de pano ou organza, latas, e até simples sacos de papel que podem decorar em casa.
Depois disso é decidir com o que querem encher os cabazes e começar a fazer. Tenho recebido vários mails em que as pessoas dizem que vão tarde, mas deixem que vos diga que, a menos que já tenham as prendas compradas, ainda vão muito a tempo de começar a tratar de tudo.
Tenho deixado algumas sugestões para este ano, como o açúcar de alfazema, ou a mistura de especiarias para carnes, mas também podem encontrar aqui as sugestões do ano passado, como azeites, sal ou açúcar aromatizados, mistura de chocolate quente, Baileys CaseiroDaim Caseiromisturas para panquecas, compotas, marmeladas, biscoitinhos e bolachas. Podem oferecer várias coisas dentro dos tais saquinhos ou cestinhos, ou apenas um produto. Tudo depende da vossa disponibilidade.
Quanto a "ordem de trabalhos". As compotas já foram todas feitas por alturas do verão, e conforme foram vendo no "As Minhas Receitas", assim como a marmelada. Tudo o resto está apenas a compor-se agora. Já fiz o açúcar de alfazema, e a mistura de especiarias, mas mais para vos dar como sugestões, do que propriamente por necessidade de serem feitas com antecedência. Afinal é só juntar os ingredientes, colocar nos frasquinhos e está pronto a oferecer.
Por uma questão de organização, as coisas que se conservam bem devem ser feitas quanto antes. Sempre é menos uma coisa com que têm de se preocupar. Apenas as bolachinhas ou biscoitos de natal, são sempre feitos lá para dia 20 ou 21 de Dezembro.
Espero assim ter ajudado a esclarecer quem me tem procurado com este assunto!

Quanto à sugestão de hoje, é mais uma daquelas que pode ser feita com antecedência de algumas semanas, desde que depois seja guardada num recipiente hermético, como um frasco ou uma caixa plástica.
Que tal oferecerem aos vossos amigos um delicioso frasco de Granola Caseira (receita aqui)? Basta fazerem uma ou duas receitas, consoante o número de pessoas a quem vão oferecer e depois de pronta guardar em frasquinhos. Podem oferecer nos vossos cabazes com outras coisas, ou simplesmente juntarem umas taças de cereias engraçadas, ou uma garrafa para guardar o leite no frigorífico e fazerem uma embalagem bonita!

Não se esqueçam de fazer uma etiqueta com o conteúdo e o modo de preparação. E aqui tenho mais um pequeno esclarecimento a dar, pois muitos me têm perguntado acerca das etiquetas.
Eu faço as minhas proprias etiquetas consoante a inspiração do momento (e não é para me gabar, mas gosto muito destas da Granola!). Para isso uso o Microsoft Publisher - uma ferramenta do Ms Office - e "desenho" consoante o que pretendo. Eu não percebo nada daquilo, e mesmo assim fiz umas etiquetas apresentáveis. Aconselho-vos a experimentarem, mexerem e vão ver que também vocês vão fazer umas bonitas etiquetas personalizadas!
Espero que gostem de mais esta sugestão, e que os esclarecimentos sobre os cabazes tenham sido suficientes para vos tirar qualquer dúvida!

22 comentários:

  1. Gosto muito das tuas ideias!

    ResponderEliminar
  2. Amo o teu blog, colher de pau, e hoje também postei uma listinha de ideias para cabazes. Tinha, todo o prazer de ter a tua opinião.
    Jinhos fofos

    ResponderEliminar
  3. És 5 estrelinhas!
    Obrigada pelas tuas dicas1

    ResponderEliminar
  4. Estes posts sobre prendas de Natal vão ser muito úteis nos próximos tempos! Obrigada pelas dicas!
    http://amarycanlife.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  5. As tuas ideias são extraordinárias! Este ano vou pôr algumas em prática, juntamente com outras coisinhas que estou a preparar em crochet.

    E não servem só para o Natal! Também são muito úteis como prendas de aniversário ou para assinalar algo especial!

    Bjinhos

    ResponderEliminar
  6. Adoro o post de hoje...e destaco a originalidade das etiquetas...estão um máximo!bjs Diana

    ResponderEliminar
  7. deixa que te diga que, para quem não percebe nada do assunto, fizeste umas etiquetas muito bonitas.

    ResponderEliminar
  8. Obrigada,
    Numa altura difícil o seu blog salvou o meu Natal o ano passado e este ano. Afinal é destes mimos valiosos que deve ser feita a festa.
    Assim que estiver despachada faço questão de lhe dar conhecer as ideias que me inspirou... :)
    Parabéns,
    Por alegrar com ideias brilhantes os dias de quem a "visita"...

    Adelaide

    ResponderEliminar
  9. Sem dúvida que são boas ideias quer para oferecer quer para organizar a nossa despensa com estes mimos. Gosto muito do que faz, eu propria tambem pratico o mesmo tipo de politica ca por casa. Fiquei a procura de emprego em 2009, quando após uma cirurgia para retirar um tumor da hipofise, tive obrigatoriamente de estar de baixa quatro meses...e depois...out

    Contudo, durante este tempo tive opurtunidade para equilibrar as nossas contas como nunca antes tinha feito.. e comecei a usar muitos produtos da marca Pingo Doce e Jumbo...até as papinhas são boas...

    É bom haver alguem que eduque a população. Estás a fazer um optimo trabalho

    ResponderEliminar
  10. Especialmente adorável o pormenor de nas tuas lindas etiquetes da composição dos ingredientes da Granola acrescentares ... e amor ... É que cada vez mais o significado do Natal está desvirtuado! Felizmente ainda vivi na época em que era só comunhão de família, partilha de afazeres da festa, sem esse abominável mundo de consumismo e despesismo... Apenas uns chocolatinhos e pouco mais nos nossos sapatinhos de crianças na chaminé que invariavelmente eu espreitava ano após ano, para conseguir ver aquele Menino que descia para me premiar ou não naquela noite inesquecível e mágica!
    Bj Mãe

    ResponderEliminar
  11. Como sempre, muito bem explicado!
    E obrigada pelo entusiasmo!!! Hoje fui ao Aldi aproveitar a promoção das forminhas de Natal para fazer os biscoitos e este fim-de-semana começo a fazer tudo como a Colher-de-pau ensinou!!!
    Obrigada pela ajuda e partilha

    ResponderEliminar
  12. MIGAAAAAAAAAAA

    eu bisbilhotei tudo acerca do Natal no teu blogue...

    Desde as ofertas até aos cabazes...
    Adorei as tuas sugestões e muito obrigado pela partilha das fotos dos teus cabazes...

    Adorei puder fazer Bailys caseiro...

    Vai fazer um sucesso nos meus cabazes de Natal, mas não é só, tirei muitas ideias para decorar e fazer para os meus cabazes...

    Amo o teu cantinho, és uma pessoa expectacular....

    jinhos

    ResponderEliminar
  13. Os conselhos são sempre fantásticos! parabéns pelo blog

    ResponderEliminar
  14. Olá,

    Não conhecia o seu blog, mas tem ideias bem interessantes!
    Prometo que vou voltar ;)

    Um bom fim de semana
    Rosa

    ResponderEliminar
  15. Desculpe a ignorância, mas os flocos de aveia são os q se vendem no supermercado normal ou aconselha outro local?Obgda pela partilha...:-)

    ResponderEliminar
  16. Olá passei para conhecer seu blog ele é not°10, show, espetacular, muito maneiro com excelente conteúdo você fez um ótimo trabalho desejo muito sucesso em sua caminhada e objetivo no seu Hiper blog e que DEUS ilumine seus caminhos e da sua família
    Um grande abraço e tudo de bom

    ResponderEliminar
  17. Acabei de te ver na RTP1 :)
    Bjnhos

    ResponderEliminar
  18. Vi-te na televisão, muito bem! Parabéns!

    ResponderEliminar
  19. Otem fiz granola. No entanto, parece-me que ficou um pouco ostado de mais. Quanto tempo costuma deixar a sua?

    ResponderEliminar
  20. Obrigada a todos!

    Os flocos usados são os narmais, que se encontram em qualquer supermercado.
    Anónimo: eu deixei ficar a tostar cerca de 30 minutos, mas depende muito de forno para forno. O importante é estar atento e ir mexendo os flocos para que tostem por igual. Quando estiverem com a cor desejada é só retirar.

    ResponderEliminar