terça-feira, 30 de Novembro de 2010

Etiquetas Caseiras

Eu gosto de fazer as minhas próprias etiquetas. Normalmente faço uma pesquisa pelo google e acabo sempre por descobrir algum site que as disponibiliza gratuitamente.Mais recentemente, passei a fazer as minhas etiquetas no MS Publisher.
Mas há maneiras muito mais simples de fazer etiquetas, que nos lembram o tempo da escola e dos projectos de natal. Umas etiquetas simples e personalizadas que todos podem fazer, e que são um projecto ideal para fazer com as crianças!
Para isso só precisam de umas borrachas - sim, daquelas de apagar - ou em alternativa batatas. A única diferença é que os carimbos feitos com as borrachas duram muito mais tempo que os de batata. Vão também precisa de tintas de água e de folhas de cartolina ou de cartão.
Façam pequenos desenhos nas borrachas. Podem ser corações, estrelas, pinheiros, sinos...e cuidadosamente com a ajuda de um x-acto ou de uma faca afiada cortem a borracha excedente à volta.
Recortem a cartolina na forma que quiserem para fazer as etiquetas: redondas, rectangulares, em forma de bota de natal, estrela, ...e façam um furo com a ajuda de um furador.
Coloquem um pouco de tinta numa tacinha e pincelem o vosso carimbo. Retirem o excedente carimbando primeiro numa folha e depois é só carimbar as etiquetas.
Deixem secar, escrevam o nome da pessoa a quem o presente se destina e, com a ajuda de um fio ou fitinha prendam no presente.
(Com a mesma técnica podem fazer papel de embrulho personalizado.)
.E já está! Etiquetas únicas para o vosso Natal!

quinta-feira, 25 de Novembro de 2010

Sugestões de Ofertas Caseiras para este Natal #3

As sugestões para os cabazes continuam, e antes de vos falar de mais uma, vou deixar apenas uns pequenos esclarecimentos acerca dos cabazes, pois têm sido muitos os comentários e os mails enviados acerca deste assunto.
Cá em casa fazem-se vários tipos de cabazes. Uns para os tios, outros para os amigos, e outros mais simples apenas para lembrar a pessoa em questão de que não nos esquecemos dela. E o conteúdo dos cabazes varia em função das pessoas para quem se destinam.
Normalmente os cabazes são pequenos cestos (cheios de coisas, claro!) que comecei a comprar logo em Janeiro, na altura dos saldos. Mas podem usar qualquer tipo de "embalagem" para os oferecer, como por exemplo caixas (podem usar caixas de sapatos forradas), pequenos saquinhos de pano ou organza, latas, e até simples sacos de papel que podem decorar em casa.
Depois disso é decidir com o que querem encher os cabazes e começar a fazer. Tenho recebido vários mails em que as pessoas dizem que vão tarde, mas deixem que vos diga que, a menos que já tenham as prendas compradas, ainda vão muito a tempo de começar a tratar de tudo.
Tenho deixado algumas sugestões para este ano, como o açúcar de alfazema, ou a mistura de especiarias para carnes, mas também podem encontrar aqui as sugestões do ano passado, como azeites, sal ou açúcar aromatizados, mistura de chocolate quente, Baileys CaseiroDaim Caseiromisturas para panquecas, compotas, marmeladas, biscoitinhos e bolachas. Podem oferecer várias coisas dentro dos tais saquinhos ou cestinhos, ou apenas um produto. Tudo depende da vossa disponibilidade.
Quanto a "ordem de trabalhos". As compotas já foram todas feitas por alturas do verão, e conforme foram vendo no "As Minhas Receitas", assim como a marmelada. Tudo o resto está apenas a compor-se agora. Já fiz o açúcar de alfazema, e a mistura de especiarias, mas mais para vos dar como sugestões, do que propriamente por necessidade de serem feitas com antecedência. Afinal é só juntar os ingredientes, colocar nos frasquinhos e está pronto a oferecer.
Por uma questão de organização, as coisas que se conservam bem devem ser feitas quanto antes. Sempre é menos uma coisa com que têm de se preocupar. Apenas as bolachinhas ou biscoitos de natal, são sempre feitos lá para dia 20 ou 21 de Dezembro.
Espero assim ter ajudado a esclarecer quem me tem procurado com este assunto!

Quanto à sugestão de hoje, é mais uma daquelas que pode ser feita com antecedência de algumas semanas, desde que depois seja guardada num recipiente hermético, como um frasco ou uma caixa plástica.
Que tal oferecerem aos vossos amigos um delicioso frasco de Granola Caseira (receita aqui)? Basta fazerem uma ou duas receitas, consoante o número de pessoas a quem vão oferecer e depois de pronta guardar em frasquinhos. Podem oferecer nos vossos cabazes com outras coisas, ou simplesmente juntarem umas taças de cereias engraçadas, ou uma garrafa para guardar o leite no frigorífico e fazerem uma embalagem bonita!

Não se esqueçam de fazer uma etiqueta com o conteúdo e o modo de preparação. E aqui tenho mais um pequeno esclarecimento a dar, pois muitos me têm perguntado acerca das etiquetas.
Eu faço as minhas proprias etiquetas consoante a inspiração do momento (e não é para me gabar, mas gosto muito destas da Granola!). Para isso uso o Microsoft Publisher - uma ferramenta do Ms Office - e "desenho" consoante o que pretendo. Eu não percebo nada daquilo, e mesmo assim fiz umas etiquetas apresentáveis. Aconselho-vos a experimentarem, mexerem e vão ver que também vocês vão fazer umas bonitas etiquetas personalizadas!
Espero que gostem de mais esta sugestão, e que os esclarecimentos sobre os cabazes tenham sido suficientes para vos tirar qualquer dúvida!

terça-feira, 23 de Novembro de 2010

Para decorar os cabazes...

Os meus cabazes de natal já estão em andamento. Já defini o que cada um vai levar, o que tenho de comprar, e o que ainda falta fazer.
Estamos a 1 mês do natal e é preciso despachar o que pode ser despachado. Claro que para o fim ficam sempre as bolachinhas e outras iguarias comestíveis, mas há outras coisas que se podem ir tratando. E tenho tantas ideias!
Andei agora a tratar das decorações dos cabazes. Já comprei fitas, papel vegetal, tecidos e outros mimos.
E lembram-se das pinhas que foram apanhadas no Verão? Já estão pintadas e prontas a usar.E é muito fácil de fazer, foi só comprar tinta em spray - neste caso prateada, mas escolham a vossa cor favorita - e pintem as pinhas num local arejado. Deixem secar e estão prontas a usar.
As minhas vão servir para adornar os cabazes juntamente com uma bonita etiqueta!

quinta-feira, 18 de Novembro de 2010

Sugestões de Ofertas Caseiras para este Natal #2

Continuo de volta de ideias para os meus cabazes de Natal.
Desta vez a sugestão é para uma mistura de especiarias para temperar carnes. É só misturar todos os ingredientes e colocar e frasquinhos que se decoram com etiquetas bonitas. Juntem também as indicações de uso - podem colocá-las na etiqueta que depois colam no frasco - e ofereçam juntamente com um tabuleiro de forno, ou uma assadeira ou pirex. Ou simplesmente para fazer um cabaz mais completo e diversificado.
É uma lembrança ideal para quem goste de cozinhar ou de fazer churrascos. Ou para um principiante na cozinha!

Ingredientes para 3 frasquinhos:
(Receita Original da Martha Stewart)
(Chávena usada com 230ml de capacidade)

1/3 de chávena de sal
1/4 de chávena de açúcar amarelo
1/4 chávena de colorau doce ou paprika
2 colheres de sopa de oregãos secos
2 colheres de sopa de tomilho seco
1 colher de sopa de flocos de malagueta (opcional)

Preparação:

Misture todos os ingredientes e coloque-os em frasquinhos. Para usar basta temperar a carne ou frango com esta mistura. Ideal para assados e grelhados.

terça-feira, 16 de Novembro de 2010

Sobremesa para surpreender: Sem cozinhar e por pouco dinheiro

Numa conversa de sábado entre o M. e o irmão (o meu cunhado L.) falava-se desta massa. E apesar de estarmos num almoço onde não faltou comida da boa, os dois ainda assim salivavam a falar da dita massa. Rapidamente de combinou um almoço para o dia seguinte. Se os rapazes querem massa toca de lhes fazer a vontade. Se tudo fosse assim tão simples... A minha cunhada D. disse logo que tratava da sobremesa, e assim ficou combinado.
No dia seguinte à hora marcada já cá estavam, e a D. trazia um saco do supermercado. Dentro desse saco vinham bananas e uma embalagem de crepes de chocolate belgas congelados: a sobremesa!
Depois de os rapazes se encherem de massa, fomos preparar os crepes: 3 minutos no microodas. Entretanto a D. cortou as bananas e colocou-as nos pratos. Eu decorei-as com um pouco de topping de chocolate que existe cá em casa para sobremesas de emergência. Colocamos depois um crepe em cada prato e polvilhamos com um pouco de açúcar em pó e decoramos com uma folha de hortelã para ficar mais bonito.
Bonito e muito bom!
Conclusão: em pouco tempo, sem ser preciso saber cozinhar e por pouco mais de 0,8€ por pessoa foi possível criar uma sobremesa digna de qualquer convidado.

sexta-feira, 12 de Novembro de 2010

Dicas para um Fim de Semana sem gastar muito...

O que fazem ao fim de semana? Vão jantar fora? Ao cinema? Às compras? Vão passear? Dormem até ao meio-dia? Ficam em casa para não gastar gasóleo?
E se....

Em vez de ficar a dormir até ao meio-dia, que tal irem dar uma volta a pé, andar de bicicleta, ir jogar futebol até ao parque mais próximo? (Já viu que é uma forma gratuita de fazer exercício físico, e ao mesmo tempo pode aproveitar para conversar ou passar tempo de qualidade com os seus filhos?)
Em vez de ir passar a tarde no shopping nas compras de natal, que tal ficar em casa a preparar umas prendas de natal caseiras? (Aproveite e dedique-se a preparar compotas, azeites, açúcares ou a fazer cartões e decorações de natal com as crianças.)
Em vez de ir jantar fora, que tal organizar um jantar comunitário com amigos?
E se depois, em vez de irem ao cinema, aproveitarem para jogarem Monopólio ou Trivial Pursuit, ou algum jogo da Wii ou Playstation? (Divertimento garantido... Há quanto tempo não joga um jogo de tabuleiro?)
E domingo, em vez de ir passear de carro sem destino, que tal aproveitar a manhã (até às 14h) para ir até um Museu ou Palácio Nacional? (Sabia que as entradas ao domingo de manhã são gratuitas em muitos museus e palácios nacionais?)

É que a crise não deve ser desculpa para nos fecharmos em casa, deixarmos de estar com os amigos ou de fazer programas diferentes. Mesmo com um orçamento reduzido (ou limitado) há sempre algo que podemos fazer!

quinta-feira, 11 de Novembro de 2010

Sugestões de Ofertas Caseiras para este Natal #1

Tal como nos anos anteriores, este não vai ser excepção, e já ando de volta dos meus cabazes de Natal. Há compotas e marmelada para todos, que fiz durante o Verão e o ínicio do Outono, conforme as frutas que me iam chegando.
Agora há que complementar os cabazes com outros pequenos mimos.
Se o ano passado fiz açúcar baunilhado caseiro, este ano a escolha vai para o açúcar de alfazema. Este açúcar é optimo para adoçar chá, fazer refrescos caseiros e ainda para enrolar tortas variadas.
Para o fazer, não podia ser mais simples: misturem o açúcar com as flores de alfazema (à venda em lojas de produtos naturais, ervanárias, dietéticas e em alguns supermercados). Se quiserem podem usar o robot de cozinha para "misturar" melhor.Depois é só encher frasquinhos com esta mistura e fechar bem. O ideal é fazerem já, para estar pronto a consumir por alturas do Natal!
Decorem o frasco com motivos natalícios e uma etiqueta bonita e ficam com um mimo para complementar os vossos cabazes de Natal.
Em alternativa, juntem ao açúcar um pacotinho de chá e uma receita da vossa torta favorita  - com a indicação que o açúcar deve ser usado para adoçar o chá e enrolar a torta -coloquem num saquinho e ficam com uma lembrança para oferecer a amigos ou familiares!

segunda-feira, 8 de Novembro de 2010

Caixas Giras

Para quem gosta de ter tudo sempre bem arrumado e organizado, não há nada como caixas e caixinhas, sempre prontas e manterem tudo no seu devido lugar.
Uma maneira de ter caixas giras em casa é aproveitando caixas de sapatos, por exemplo, e forrá-las com papel de autocolante (também podem forrar com papel de embrulho e até tecido, mas não é tão prático como o papel autocolante!)
As caixas servem para as mais variadas coisas e não se gasta mais de 0,75€ em papel autocolante e alguns minutos a forrá-las!
Já pensarem que podem reutilizar algumas destas caixas para os vossos cabazes de natal deste ano?

quarta-feira, 3 de Novembro de 2010

7 refeições para 4 por 35€

Vi recentemente na televisão uma reportagem acerca de menús económicos e saudáveis. As ementas tinham sido preparadas por nutricionistas, continham 5 refeições por dia (pequeno almoço, 2 lanches, jantar e ceia) e ficavam entre 25 a 30€ para 1 pessoa durante 1 semana.
Aquilo deixou-me a pensar! Na realidade a maioria das pessoas - principalmente nas grandes cidades - não consegue almoçar em casa. As crianças comem na escola e os pais ou comem fora ou levam o almoço de casa. O jantar, a par do pequeno almoço, acaba por ser as únicas refeições feitas em casa.
Lembrei-me então de tentar ver se seria possível com cerca de 35€ por semana fazer 7 refeições para uma família média de 4 pessoas. O resultado não só é possível, como até se consegue baixar este valor e mesmo assim conseguir refeições saborosas e equilibradas. Claro que é preciso usar produtos de marcas brancas, ou económicos, para se conseguir ficar dentro do orçamento nesta ementa que vos proponho. Mas é possível! E em tempos de dificuldades esta poderá ser mais uma sugestão!

2ª Feira - Feijoada de Lulas com Arroz Branco (6,5€)
3ª Feira - Costeletas com Molho de Cerveja,  Esparguete e Salada de Alface (4€)
4ª Feira - Fishcakes com Salada de Tomate (4€)
5ª Feira - Arroz com Couve e Farinheira (4,5€)
6ª Feira - Ervilhas com Ovos Escalfados (3€)
Sábado- Bacalhau Gratinado com Espinafres (7,5€)
Domingo- Frango Assado com ervas Frescas, Arroz de Cenoura e Salada (5,5€)