quinta-feira, 12 de julho de 2012

As Compotas, os Frascos e o Natal


Cá por casa já começou a época das compotas. De pêssego e baunilha, marmelade de limão, de kiwi e limade ameixa .... Não quero ser repetitiva, mas se querem fazer compotas para oferecer no natal ou noutra época do ano, e têm agora excesso de frutas está é a altura de as prepararem. Principalmente se têm - ou algum familiar próximo ou amigo tem - árvores de fruto e recebem cestos com fruta como acontece cá por casa. Fruta que vem dos avós e de casa dos sogros.
Volto novamente a repetir  - porque todos os dias recebo emails com esta pergunta - que as compotas não se estragam até ao natal. Aliás, desde que usem frascos devidamente esterilizados (como explicado aqui), não cortem no açúcar, pois é o açúcar que permite que as compotas se conservem, e deixem o doce ferver bem até atingir o ponto, não há motivo para que as compotas não durem ANOS. Acabei recentemente de consumir um frascos de geleia que fiz em 2008. E estava perfeito. Claro que depois de aberto guardei no frigorífico, mas até lá esteve bem fechado (tinha sido virado de cabeça para baixo e tinha criado o vácuo natural) e guardado num local escuro e seco: na despensa.
Portanto aproveitem agora para preparar compotas. Mesmo que queiram fazer compotas e tenham que comprar fruta, aproveitem esta altura para a comprar no mercado, a pequenos produtores. Há maior abundância e por ser fruta da época será mais barato. Claro que o ideal é poderem usar fruta "caseira". (Como tenho a sorte de poder fazer cá em casa!)
Mas depois de preparar as compotas, vem o dilema dos frascos para a guardar. Cá em casa não se compram frascos. Ao longo de todo o ano os frascos de vidro são religiosamente guardados na despensa. Tenho também a sorte da minha cunhada D. e da minha amiga C. me guardarem frascos de vidro que me vão trazendo depois ocasionalmente. E assim vou juntando para que nunca faltem na altura em que as compotas começam a sair da cozinha. Se costumam ter poucos frascos de vidro para as vossas compotas, porque não começarem a pedir a amigos e familiares para vos guardarem os deles?
O mais difícil poderá ser remover os rótulos dos frascos que tantas vezes vêm tão agarrados que é um castigo para tirar tudo aquilo. Ora bem. Coloquem todos os frascos numa bacia com água quente e com um pouco de detergente para a louça e deixem ficar de molho de um dia para o outro. Vão ver que no dia seguinte os rótulos saem facilmente. E se mesmo assim existirem alguns mais difíceis de sair, nada que um daqueles esfregões de palha de aço fininha com sabão não resolva em segundos.
Depois de retirarem os rótulos basta então esterilizar bem e estão prontos a usar nas vossas compotas caseiras.
Só um pequeno aparte, acerca do Natal. Muitas vezes, quando falo nos cabazes de natal, lá vem as vozes criticas dizer que se gasta dinheiro nos frascos, no gás, na eletricidade... E que é mais caro dar um frasco de compota do que comprar uma prenda simbólica. Mas eu não compro frascos. E tenho a sorte de não ter que comprar a fruta com que preparo as minhas compotas. Claro, gasto no açúcar e no gás. Mas um quilo de açúcar dá para 4 frascos de compota (cerca de  0,25€ por frasco em açúcar) e se fizerem bem as contas, provavelmente nem gastam 1€ de gás por dia, portanto duas horas de gás é um valor mínimo a pagar por um mimo de natal. O resto é apenas o tempo que gasto a arranjar a fruta e a preparar os frascos. Mas é esse tempo que tem valor, ao contrário de uma prenda comprada em 5 minutos. E é isso que gosto de oferecer: a minha dedicação nos mimos que faço. E é isso que é tão difícil para tantos entender!
Posto isto, é altura de começar as compotas e a preparar o Natal. E sei que não sou a única.

28 comentários:

  1. Que bela ideia Joana :) eu tentei fazer de ameixa vermelha caseira no outro dia, mas correu mal :( demorou muito mais que 2horas e eu impaciente (era quase meia-noite já) aumentei o lume e ela caramelizou :( uma desgraça!

    ResponderEliminar
  2. Pois é Joana, além de sair mais barato, a sensação de receber um presentinho caseiro é optima!!!

    Eu já tentei fazer isso, mas a minha querida mãe dá-me cabo dos frascos GrrrRr

    Beijinhos***

    ResponderEliminar
  3. É exactamente o que penso, apesar do trabalho que dá preparar os presentes para oferecer no Natal sinto-me meuito mais realizada do que se fosse a uma loja comprar as coisas. E também tenho a sorte de ter fruta que me dão ou que cresce nas minhas árvores. Há lá algo melhor? Admito que haja quem prefere um presente de loja de marca mas sinceramente isso não é único, há milhentas pessoas a ter o mesmo e frascos de compota da nossa cozinha, nem por isso :))

    ResponderEliminar
  4. Não és a única mesmo! Este vai ser o meu 2º ano de cabazes de Natal e as compotas também já estão a ser feitas. Esta semana as felizardas vão ser as ameixas (não damos conta às ameixas do monte dos meus avós hehe). E conforme dizes, sabe tão bem perder tempo a fazer estes mimos...nada tem a ver com entrarmos numa loja e agarrarmos na primeira bugiganga de aqueles a quem vamos oferecer, não precisam!! O ano passado por não estar preparada ainda tive que comprar alguns frascos, mas depois disso nunca mais um recipiente de vidro foi parar ao lixo lá em casa :)

    ResponderEliminar
  5. hummm boa compota de ameixa ainda ontem chegaram a casa muitasssssss vou fazer pois também já estou a pensar no Natal, beijocas

    ResponderEliminar
  6. Eu não gosto de doces, mas não me importo de oferecer...pois para isso tinha de os fazer.
    E o ano passado fiz doce de figos.
    Ficaram os frascos durante a noite de "pernas para o ar" na cozinha.
    Durante a madrugada ouvi um barulho e pensei que vinha de outro apartamento.
    Engano meu de manhã tinha doce de fico espalhado pela cozinha, ena nas paredes, nas cortinas nos tectos...enfim nunca mais fiz doce nenhum com medo que acontecesse o mesmo, mas os teus tem tão bom aspecto....

    Pinta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Pinta Roxa,

      Não quero duvidar da sua palavra, mas doce que explode por todo o lado é a primeira vez que ouço falar. Poderá acontecer derramar um pouquinho - mas uma coisa mínima - na bancada ou mesa, mas agora espalhar-se assim por todo o lado parece-me fisicamente impossível.
      Quanto ao doce escorrer, poderá ser porque os frascos que usa não vedem bem. Para guardar compotas não não deve usar frascos de tampas plásticas mas apenas as metálicas e devem estar bem esterilizados - tampas e frascos. Depois de colocar o doce nos frascos - que deverá ter fervido o tempo suficiente e estar no ponto - deverá fecha-los bem e deixa-los de cabeça para baixo apenas 1 ou 2 horas. Depois disso é só guardar.
      Mas não deixe que o facto de ter corrido mal uma vez a impeça de voltar a experimentar.
      Espero ter ajudado,
      Joana

      Eliminar
    2. Ola..so queria esclarecer uma coisa, o doce deve ser colocado nos frascos ainda quente? Mal se apaga o lume? Ou deverei esperar que arrefeca?
      Obrigada.

      Eliminar
  7. Olá! Leio todos os posts, mas acho que nunca comentei.

    Queria apenas acrescentar uma "dica" para tirar os rótulos dos frascos. É uma "dica" que descobri sozinha há pouco tempo, porque já me estava a passar a tentar tirar os rótulos que não saiam.

    O que resultou foi Acetona. Daquela de tirar o verniz das unhas. Os rótulos saem muito mais facilmente, a acetona derrete a cola toda.

    Cumprimentos e parabéns pelo blog!
    Mar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eu vou experimentar!!! Realmente os rótulos são uma guerra!!

      Eliminar
  8. Eu a pensar que andava maluquinha por já andar a pensar nas prendas de Natal, e afinal não sou a única. :) Nunca fiz compotas, mas este ano vou fazer e vou oferece-los no Natal. Desde o ano passado que ando a guardar todos os frascos que sirvam para esse fim (e já tenho uma grande colecção, hehe. Agora só preciso de tudo o resto, fruta, tempo, receitas... :)
    Estou a pensar em fazer para quase todas as pessoas um cesto com compotas, Biscoitos, e outras coisas que me vá lembrando... Joana costuma oferecer só as compotas ou põe mais coisinhas nos cabazes? Beijoca!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Pipoca,

      Os cabazes de natal que costumo preparar tem sempre imensas coisas, e todas muito diferentes. Quando chega a novembro costumo começar a deixar algumas sugestões aqui no blogue. Aconselho que faça aqui uma pequena pesquisa pois desde 2008 que coloco aqui sugestões de mimos para colocar nos cabazes de natal. Azeites, açúcar e sal aromatizados. Biscoitos, misturas para scones e panquecas, misturas para temperar carnes, compotas variadas, licores, bombons e chocolates. Há aqui ideias para todos os gosto (Procure em cada um dos anos a partir do mês de Novembro).
      Espero ter ajudado,
      Joana

      Eliminar
  9. Eu tb gosto de oferecer compotas, mas no ano passado aconteceu-me o mesmo que à PINTA ROXA. Não tive compota por todo o lado, mas saiu tudo do frasco e escorreu pelo armário abaixo :( Isto ao fim de alguns dias no frasco com a cabeça para baixo.
    Joana, o que terei feito mal? só fica ao contrário algumas horas? Fiz tudo como aqui explicou.

    Fiquei muito triste e nunca mais fiz... não sei se arrisco este ano... e se acontece isso na casa das pessoas a quem ofereço?

    Fico a aguardar dicas sobre este assunto.
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Caty,

      Nos links acima indicados há algumas notas em como fazer as compotas. No entanto deixo-lhe aqui também algumas indicações.
      A compota não necessita de ficar virada de cabeça para baixo mais do que 1 ou 2 horas. Se o doce escorre do frasco alguma coisa está mal. Ou não está bem fechado, ou o doce ficou demasiado líquido e ainda não está pronto, necessitando de ferver mais um pouco. A compota só está pronta quando, ao colocar um pouco num pires e deixando arrefecer um pouco e lhe passando o dedo ou uma colher, esta abra uma "estrada" que não se fecha de imediato. Se isso não aconteceu o doce não está pronto. E o facto de ainda não estar pronto é suficiente para que também se estrague mais depressa. Poderá sair um pouquinho de doce do frasco, mas é sempre uma coisa mínima.
      Terá também de ter em atenção que só deverá usar frasco que vedem bem e com tampas metálicas. Nunca se deve guardar compotas em frascos de tampas plásticas. As tampas assim como os frascos devem ser esterilizados. E claro, depois de colocar o doce deve fechar muito bem os frascos.
      Ajudei?
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  10. Eu também já ando a fazer as compotas para oferecer no natal. Costumo fazer com as frutas que tenho em grande quantidade e este ano já fiz de morango e ameixa, mas até Outubro/novembro, muita compota vou fazer. Hehehe...

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Que lindos frascos... este ano também me aventurei nas compotas... a primeira não correu lá muito bem... mas não vou desistir e também já ando a pensar no Natal... bjinhos

    ResponderEliminar
  12. Acho sem dúvida uma excelente opção para oferecer no Natal, porque além de ser mais barato, também é algo feito por nós, o que tem outro valor :)

    Gostei aqui do cantinho e já estou a seguir! Beijinho*

    ResponderEliminar
  13. Olá Joana!
    Acho curioso, o facto de também preparar as ofertas de Natal tão atempadamente.
    Sempre fiz isso, aproveitando os saldos de verão para as prendas de Natal e os saldos de Inverno para os aniversários. Este ano fiz compotas na mfp, compota de maçã e doce de laranja (frutas que estavam a estragar-se na fruteira), açúcar aromatizado e foram estas as ofertas de páscoa. A minha querida mfp facilitou-me a tarefa. Agora tenho limões em excesso do quintal da avó que vão ser aproveitados segundo as tuas preciosas dicas.
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Andresa,

      Por aqui também se aproveitam os saldos para comprar prendas de aniversário, natal e de páscoa para os afilhados. E é também nos saldos que se fazem algumas renovações de calçado, roupa, pijamas e roupa interior. Até já fiz uns post a explicar isso mesmo. Fico sempre contente em saber que não sou a única a pensar assim.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  14. Para retirar os restos de autocolantes e etiquetas o melhor é limpa vidros. Aprendi na vista alegre.

    ResponderEliminar
  15. Também eu já fiz vários doces este ano para depois oferecer no Natal: fiz de abóbora com amêndoa laminada, de pêssego e o último ( mas pra mim também o melhor!) de ameixas. Só que, neste ultimo, já estava um bocadito cansada e já era muito tarde e, por isso deixei os frascos toda a noite de cabeça pra baixo e só os virei na manhã seguinte.
    Pensei que entretanto aquilo voltava a escorrer pro fundo do frasco, mas isso não aconteceu e o doce solidificou assim mesmo! Ficou com um espaço vazio no fundo do frasco e o doce todo concentrado cá em cima. Até que fica engraçado, mas será que não tem problema? Já o provei e está muito bom.
    Beijocas

    ResponderEliminar
  16. É uma excelente ideia,apesar de se oferecer uma prenda caseira que toda a gente gosta.
    Beijinhos
    Brigida e Cláudia

    ResponderEliminar
  17. Já sigo as tuas dicas das compotas desde 2010, experimentei fazer na altura, sairam mt bem e comecei com os meus cabazes de natal caseiros :) Os meus amigos já contam c as mhs compotas :) Acho q fazemos mt bem em oferecer coisinhas feitas por nós, eu noto na casa dos amigos q eles valorizam o tempo e o carinho q dedicámos às ofertas :) Tb tento aproveitar os saldos/promoções para comprar prendinhas de aniversário, mas no natal, quase já só compro artigos para a família mais chegada, pois os amigos são presenteados com compotas, vários mixes (desde o das panquecas, dos scones, das carnes, ...), bolos e bolachinhas. E já desde o ano passado q tenho amigas a guardarem tds os frascos de vidro q ñ reutilizem para mim :) Obrigada às seguidoras pelas dicas de como tirar a cola dos frascos, pois há alguns q nem de molho em água quente e detergente com esfregão lá vai. Bjinhos e um excelente fds!

    ResponderEliminar
  18. ola Joana, nunca comentei o seu blog mas sou uma leitora assidua sua, tanto no economia ca de casa como no As minhas receitas. Tenho os seus dois livros e devo dizer que são fantasticos e que me fizeram evoluir imenso tanto na cozinha como na gestão e organização da minha casa. (ja que sou uma dona de casa muito recente!) Quero-lhe dar os meus sinceros parabens pela pessoa fantastica que demonstra ser e continue sempre a dar-nos fontes de inspiração para comemorar a vida!

    ResponderEliminar
  19. Eu também ja comecei a preparar o Natal há algum tempo. Qdo o Continente fez 75% de desconto comprei cestos e taças para a marmelada que estavam em promoção pois também gosto de oferecer cabazes " feitos" por mim.
    Mas há quem não dê o devido valor a estas prendas, lembro -me de uma vez terem agradecido com um ar de quase desprezo e nunca me terem dito se gostaram ou não do que ofereci... Mas adoro preparar as compotas, licor de mel, bombons, etc, e oferecer a cada pessoa o que acho que vai apreciar!

    ResponderEliminar
  20. Também gosto muito de fazer compotas; julgo que sou mesmo viciada em fazer compotas; tenho uma pequena quinta e só faço compotas com a fruta que lá tenho. Ofereço-as durante todo o ano, afinal o Natal é... quando queremos. Este ano fiz duas variedades de compota pela primeira vez: de melancia e de figo de piteira. São uma delícia.

    ResponderEliminar
  21. Vendo Frascos para compotas desde 0,50 http://www.olx.pt/revenda-ou-pessoal-frascos-iid-435420449

    ResponderEliminar