quarta-feira, 24 de outubro de 2012

60 Dias para o Natal: Ideias de Presentes Caseiros



O Natal está a chegar. E como eu, há muitas mais  pessoas para quem o natal é a festa da família. Em o que importa é estar junto das pessoas que gostamos e de podermos juntos celebrar o nascimento de Jesus. Pessoas que gostam do natal pela tradição, pela lareira acesa, pelos doces tradicionais, pelas luzes da cidade, pelo cheiro a canela, pelas decorações, pelos sorrisos dos mais pequenos, pelo azevinho, pela ceia de natal, pelo peru assado, pelo bacalhau com couves, pelas canções de natal e pela missa do galo. É por isto que eu gosto do Natal.
Quem me conhece sabe já que os presentes que se compram há muito que estão comprados, e que dificilmente me verá em algum shopping durante o mês de dezembro. E sabe também que eu adoro dar coisas feitas por mim: compotas, chutneys, bolachinhas, marmelada, licores… Que gosto de dar e partilhar o que me dão, transformado pelas minhas mãos usando o meu tempo, a minha dedicação e a minha criatividade. Presentes únicos, simples e personalizados.
Os presentes caseiros podem ser mais ou menos dispendiosos, mais ou menos criativos, mais ou menos úteis, mais ou menos perfeitos, mas serão sempre uma oferta pessoal e um presente do coração. E esse é também o significado do natal. (Por isso a minha paciência para ouvir falar de presentes caseiros única e simplesmente por causa da crise já se esgotou há muito. Sempre ofereci presentes caseiros, antes de crises, cortes orçamentais, cortes de subsídios e demais rombos no orçamento familiar e sempre achei que os meus simples presentes eram verdadeiros presentes apesar de muitas vezes me custarem pouco mais do que tempo e originalidade.)
Claro que preparar presentes caseiros também custa algum dinheiro: o do açúcar, da farinha e da manteiga, da luz e do gás, para fazermos bolachas e compota ou outros mimos gastronómicos. Mas se usarmos a fruta do pomar, os marmelos apanhados à beira da estrada, a aguardente do avô que já ninguém usa e lá está a um canto, os frascos vazios que fomos guardando ao longo do ano, caixas vazias, pedaços de pano, podemos cortar alguns custos. E não temos que dar um grande cabaz. Apenas um frasquinho de compota com um rotulo bonito e uma receita de bolachinhas para acompanhar é já uma prenda caseira original. Ou um frasco de orégãos que apanhamos e secamos numa ida ao pinhal. Ou até um pequeno rebento de uma erva aromática da nossa varanda. Ou um saquinho de alfazema apanhada no verão. Ou algumas receitas escritas pelo nosso punho para oferecer à irmã ou cunhada que tantas vezes nos pediram. Tantas possibilidades a tão baixo custo que nos permitem oferecer presentes originais mesmo sem orçamento.

E ficam também algumas sugestões de presentes caseiros para começarem a preparar com tempo.

 Marmelada Rápida
Quem é que não gostará de receber uma tacinha de marmelada no natal? Aproveite agora a sazonalidade dos marmelos e prepare-a rapidamente na panela de pressão. Lave bem os marmelos e corte-os em quartos, sem descascar e apenas retirado os caroços. Coloque na panela de pressão e por cada quilo de marmelo preparado junte 1dl de água e 700g de açúcar. Conte 8 minutos desde que a panela começa a ferver e desligue. Triture bem com a varinha mágica, e distribua em tacinhas tapando-as com um pouco de papel vegetal. Deixe secar até ao natal e ofereça-as pelos seus amigos e familiares.

Chutney  de Outono
Aproveite as frutas e legumes que começam a aparecer agora e procure uma receita de chutney usando os ingredientes ao seu dispor. Como o chutney precisa de pelo menos 1 mês para desenvolver o seu sabor será um presente diferente para os seus amigos mais gourmet. Acompanhe o Chutney com um cartãozinho aconselhando o modo de utilização como por exemplo: “Sirva como acompanhamentos de carnes assadas ou queijos”

Mais uma Compota, mas seja original
Se há presente caseiro que se tornou quase universal são as compotas. Quase todos as fazem e as oferecem. Mas há mais numa compota do que simplesmente a colocar nas torradas do pequeno almoço. Junte ao seu frasquinho de compota uma receita de torta simples e sugira o doce como recheio da torta.

Azeites para Massas
Também o azeite aromatizado é um presente simples de preparar. Que tal fazê-lo um pouco diferente? Triture uma mão cheia de folhas de manjericão ou orégãos frescos ou tomilho e misture-lhe o azeite. Encha pequenas garrafinhas e deixe a desenvolver o sabor durante um ou dois meses. Ofereça o azeite de manjericão (orégãos ou tomilho) com a indicação de servir para temperar pratos de massas ou bruchettas.

Molho de tomate
Se ainda tem por aí alguns tomates maduros e vermelhinhos do verão, aproveite para preparar uma dose generosa de molho de tomate. Coloque depois em frascos esterilizados e pasteurize-os em casa. Guarde para oferecer no natal juntamente com a sua receita de bolonhesa favorita.

Licor de Canela
Nem todas as receitas podem ser tão simples como esta receita de licor, mas será certamente um presente simpático para oferecer. A 1 litro de vodka (ou aguardente caseira se tiver) junte 6 paus de canela e 500g de açúcar. Coloque num frasco grande que feche bem. Agite de vez em quando, para ajudar a dissolver o açúcar e deixe ficar durante um mês. A fim desse tempo  coe a mistura e coloque em pequenas garrafas. Está pronto a consumir.

Folhados com Doce de Maçã e Canela
Procure uma receita de compota de maçã e canela e prepare-a aproveitando as inúmeras variedades de maçãs que começam a aparecer nesta altura. Guarde-a em frascos esterilizados até ao natal. Ofereça a compota com um cartãozinho com uma receita de folhado de maçã e canela, em que bastará rechear uma base pronta a usar com a compota, pincelar com gema de ovo e açúcar e levar ao forno até a massa folhar.

Cabazes em caixas: Reutilizar e reciclar
Comece a guardar ou a pedir que lhe guardem caixas de cartão (de sapatos, por exemplo) e utilize-as depois para colocar os pequenos presentes caseiros que preparar. Forre-as com papel de embrulho de natal a seu gosto e terá o cabaz perfeito.

Cartões e Etiquetas: Personalize-os
Porque não começar a aproveitar as tardes de outono e inverno para começar a fazer postais de natal e etiquetas personalizadas para os seus presentes. Vá buscar as canetas e os lápis e coloque os miúdos a desenhar motivos de natal. Escreva depois umas palavras nos cartões e junte-os aos seus cabazes para os personalizar ainda mais.

Aproveite sempre os seus talentos
Os presentes feitos em casa não têm de ser comestíveis. Se tem jeito para desenhar, porque não começar já a preparar ilustrações para oferecer à sua família e aos seus amigos? Nada como ter um original em casa. Se o que a move é a costura, porque não oferecer bolsinhas, sacos para guardar calçado ou roupa suja? Se faz croché ou é a rainha dos bordados, que tal um cachecol, saquinhos bordados com alfazema para as gavetas, ou um paninho para colocar sobre a jarra da água? Há tanta coisa que pode fazer. Basta por mãos à obra e os seus talentos a render.

25 comentários:

  1. Olá!
    Também sou eu que preparo as minhas prendas :)
    Este ano vão ser azeite aromatizado, piripiri, sal aromatizado e mistura de ervas aromáticas :D
    Adorei as tuas ideias :D
    Beijinho
    http://1000sabores1000maneiras.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Aqui por casa também já se começam a fazer os cabazes :)

    ResponderEliminar
  3. Já no ano passado vim aqui buscar inspiração... e agora que começo também a pensar no Natal, vou ler com muita atenção este post.
    Obrigada.

    cremepimenta.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  4. Olá.
    Adorei as ideias e vou colocar algumas em prática. Aproveito para colocar uma questão. Onde posso encontrar esses saquinhos para as bolachas? Beijinhos.

    ResponderEliminar
  5. Já tenho um verdadeiro arsenal de licores e compotas armazenados para o efeito.
    Mas gosto sempre de vir aqui pôr o olho...
    Bjs
    Ana

    ResponderEliminar
  6. olá adorei as ideias... também faço sempre em casa há alguns anos, mas ideias novas e boas são sempre bem-vindas.

    Onde crias os seus cartões tipo esse "hand made with love"? algum programa específico?

    Obrigada,
    Joana
    plusstyleforgirls.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  7. Boa tarde!
    Eu adoro cozinhar e tenho uns biscoitos de limão que toda a gente adora.
    Agora eu queria oferece-las em saquinhos mais bonitos do que os que costumamos usar no dia a dia.
    Esses saquinhos da fotografia comprou onde?
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia.
      Será que podia compartir a sua receita ou o blog onde está?
      Obrigada.

      Eliminar
  8. Olá!
    Eu tenho a mesma questão da Andreia, os saquinhos, onde os arranja?
    Adorei as ideias :)

    ResponderEliminar
  9. Muito bom este post! Finalmente alguém que gosta tanto do Natal como eu e pelas mesmas razões! :-)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Gosto muito das suas ideias, como sempre, Joana Roque! :)

    Comprei os cestos nos saldos de janeiro da Zara Home e vou enchê-los com doce de abóbora, sal aromatizado, bolachinhas, um pacote de chá de erva cidreira ou de erva príncipe aqui do quintal,licor de canela em 2 e gomas em alguns também.

    Até lá ando nos preparativos
    beijinhos

    ResponderEliminar
  11. olá Joana grandes ideias mais uma vez estava mesmo a rever a lista do ano passado para não repetir os presente e ver o que me faltava comprar e fazer para os meus cabazes de natal beijocas

    ResponderEliminar
  12. Joana, belas ideias como sempre, algumas já seguidas e pensadas por mim :) Sim, pq parece q não, mas 60 dias passam num instante :) Bjinhos!

    ResponderEliminar
  13. Olá, Joana. Poderá informar-me onde arranja os saquinhos de plástico para os biscoitos? Farto-me de procurar e nunca encontro! Beijinhos e obrigada!

    ResponderEliminar
  14. Pronto, está decidido! Vou fazer licor de canela pela primeira vez! Uma vez fiz licor de caroços de nêspera, porque tinha provado um feito por uma pessoa amiga que me deu a receita, mas ficou com um teor de álcool demasiado elevado. Nunca mais me aventurei... Vamos ver se desta vez sai bem!

    Já imprimei umas etiquetas para os meus presentes de Natal. Pena é que tenho tantas ideias e tão pouco tempo para pô-las em prática...

    ResponderEliminar
  15. Nossa que legal poder fazer seu próprio presente!!! Adorei a ideia e adorei seu blog, parabéns, bjs e um lindo dia, Kátia.

    ResponderEliminar
  16. Ah, vou aproveitar os meu talentos, ah pois vou! Vou ter é que aproveitar também o tempo, pois já estamos em contagem decrescente e com tudo para fazer...

    http://montradedescontos.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  17. para que ser o Chutney. Desconhecia totalmente. É para comer com tostas ou pa temperar??

    ResponderEliminar
  18. Olá. Consegue-me dizer onde se arranja alfazema? queria fazer saquinhos com alfazema dentro, mas não sei onde arranjar. Vivo em lisboa. Aproveito para dizer que tem aqui ideias geniais e tal como você, faz muitos natais que sou eu que faço e embrulho os presentes. Sempre únicos e originais.

    Isabel

    tb aqui
    www.tretasnofeminino.blogspot.com

    ResponderEliminar
  19. tb já comecei! já tenho açucar aromatizado c canela ,laranja,hortela, frascos c chá lucia lima e principe, doce de abobora e de melao, uns mini gel de banho, umas velinhas e depois p os homens vou comprar umas garrafinhas de vinho pekenas e uns queijinhos! ja andei a inventar etiquetas e a reutilizar materiais e ainda bem q tnh a mania de guardar mta coisa! tenho de postar no blog! beijinhos !

    ResponderEliminar
  20. Olá Joana será que me podias dizer onde compras os saquinhos de celofane para as bolachas?Desde já obrigada pela atenção e um beijinho.
    http://aromasesaboresdoparaiso.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  21. Ola!
    Fantáticas estas ideias! :)
    Os saquinhos podem encontrar em papelarias!!!!! Beijinhos

    ResponderEliminar
  22. Na falta de tempo e imaginação aqui fica uma inspiradora amostra de 34 desenhos de Natal, para dar dar alguma cor as prendas de Natal :-)

    ResponderEliminar