terça-feira, 24 de maio de 2011

Projecto de Costura - Capa para uma banqueta

A máquina de costura cá de casa continua a ser usada em pequenos projectos de costura. Já sabem que os meus conhecimentos são poucos, mas lá consigo fazer algumas coisas. Com a prática acredito que me vá tornando melhor "costureira".
Desta vez o projecto foi fazer uma capa para uma banqueta verde alface que andava no escritório. A divisão foi alvo de transformações e arrumações, e teve direito a novas cores. Deixou de ter cortinas e acessórios verdes, e o branco passou a reinar. Mas o que fazer à banqueta verde alface?
Das baínhas dos cortinados novos - brancos - sobrou imenso tecido. A solução para a banqueta surgiu de imediato: uma capa com o tecido que sobrou dos cortinados.
Maquina de costura, tesoura, alfinetes e lá consegui fazer uma capa para a banqueta que embora não tenha ficado muito perfeita - principalmente nos cantos - não ficou assim tão mal para uma primeira vez.
E assim a banqueta verde que destoava com a nova decoração do "escritório" transformou-se, coordenando agora na perfeição com a nova decoração do espaço.
Simples e económico!

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Medidas para (tentar ajudar) a combater a crise #5 - Empreste ou Peça Emprestado... Mas não se esqueça de devolver!

Emprestar parece que está fora de moda! Porque temos vergonha de pedir, porque temos receio que não nos emprestem, porque... Claro que nem tudo pode se pode emprestar ou ser emprestado, mas em alguns casos poderá poupar (ou melhor não gastar) dinheiro.
Pense naquilo que tem em casa e que não usa e que poderá emprestar aos seus amigos e familiares sem que isso lhe faça diferença nenhuma. Tem um computador parado a um canto que até dava jeito aos seus sobrinhos? Tem roupa que não usa que até podia emprestar à sua melhor amiga? Tem coisas dos seus filhos quase novas guardados na garagem que tanto jeito podiam fazer agora ao seu afilhado? Que tal emprestar?
Só há uma regra a ter em conta: devolver sempre o que nos foi entregue!
Seguem alguns exemplos de coisas que não custa nada emprestar e partilhar!

- Roupa de cerimónia: Se vai ter um casamento ou um baptizado e não tem o que vestir - ou já não pode repetir o mesmo vestido de sempre, que tal pedir emprestado à amiga ou à irmã, que veste o mesmo número que nós, aquele vestido giro que também ela só usou uma vez? E antes de devolver é só mandar limpar na lavandaria! O mesmo pode fazer com sapatos e clutches e acessórios. Acha que há necessidade de comprar um vestido novo de cada vez que tem uma destas cerimónias. Junte-se com as suas amigas e família e emprestem roupa umas às outras.

- Livros: Se gosta muito de ler, mas não pode comprar tantos livros novos como gostaria, faça uma parceria com outra/o leitores e troquem livros. Podem também fazer um plano para que não comprem livros em duplicado e assim terem sempre diferentes novidades para lerem.

- Caixa de Ferramentas: Se tem algumas bricolages para fazer lá em casa e não tem um berbequim, opte por, em vez de comprar um, pedir emprestado ao vizinho/amigo/familiar.

- Coisas de Bebé: E porque não pedir emprestado à irmã ou à cunhada  (ou até à melhor amiga) as coisas dos seus sobrinhos que já não estão a ser precisas e que a si lhe dariam jeito, como o carrinho, a banheira, a cadeirinha de comer... Haverá necessidade de comprar tudo novo? Peça emprestado - ou ofereça-se para emprestar.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Preparar uma Festa Infantil em Casa



Aqui fica a rubrica "Feito em Casa" deste mês, no programa "Mais Mulher" da Sic Mulher. O tema foram as Festas Infantis e como as organizar facilmente em casa. Espero que gostem.

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Refeições ao Ar Livre

Para mim é um privilégio ter uma varanda grande e sossegada, longe de olhares indiscretos, da estrada e de garndes barulhos, e onde podemos fazer refeições. Quando chega o bom tempo, a mesa e as cadeiras guardadas na garagem durante o inverno regressam ao seu lugar de origem e a varanda passa a ser a nossa sala de refeições.
Este fim de semana tivemos o nosso primeiro jantar de amigos na varanda. E para isso a mesa vestiu-se de modo bem apropriado para refeições ao ar livre. Guardanapos multicoloridos, pratos marcadores de ratan, copos verdes e vermelhos, pratos amarelos e brancos... Tudo muito garrido para condizer com o sol do final do dia e tornar o nosso jantar ainda mais especial.
E assim se aproveitam os "recursos" que temos à nossa disposição, sem custos extra. E com coisas simples tornamos os nossos dias ainda mais felizes: haja amigos, sol e uma simples refeição ao ar livre!
Aqui fica a sugestão.

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Vida Doméstica Planeada e Simplificada



Depois de alguns pedidos, aqui fica o vídeo da primeira rubrica do "Feito em Casa" no programa Mais Mulher da Sic Mulher. Amanhã, às 19h, haverá nova rubrica. Espero que vos seja útil!

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Ideias para uma festa de anos de crianças

Esta semana, o G. fez 5 anos! E eu fui ajudar a minha amiga C. a preparar a festinha de anos.
Fizemos coisas muitos simples e coloridas para agradar a todas as crianças. As ideias são, como sempre simples, mas podem fazer a diferença.
Fizemos gelatinas coloridas, em camadas, que colocámos em copos de plástico transparentes. Antes de a última camada de gelatina solidificar decorámos com gomas e posso dizer que foram um sucesso entre as crianças.
As sandes de queijo e de fiambre foram cortadas com corta-bolachas e tiveram grande saída: uns queriam as borboletas, outros as flores, ou os coelhinhos, o ursinho e o caracol! Era vê-los comer o pão cheios de vontade.
A mousse de chocolate foi decorada pelo G. com pintarolas e confeites coloridos, bem como a mousse de chocolate.
Como o tema da festa era o Rato Mickey, a minha forma voltou a sair do armário e lá tivemos um bolo muito elogiado. Para o complementar fiz ainda uns cupcakes (de bolo de iogurte) que cobri com creme de chocolate e manteiga e depois decorei com mais confeites. Recortei também em cartolina o perfil da cara do Mickey que colei depois a um palito com fita-cola. Depois foi só espetar nos bolinhos.
Os convites foram feitos pela minha amiga C. a partir de uma imagem do Mickey onde depois escreveu o texto. Simples, eficaz e bonito.
Uma toalha colorida, balões, pipocas, umas quiches, uma bola de carne, mais uma ou outra sobremesa, folhadinhos de salsicha e umas miniaturas de pasteis de nata, juntamente com uns sumos e a festa estava feita!

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Inventário da Arca Congeladora

Uma das minhas muitas listas, que faço por tudo e por nada, é o inventário da arca congeladora. Gosto de saber o que tenho disponível na arca, pois assim torna-se muito mais simples fazer a ementa semanal e a lista de compras, já para não falar que mantendo registo do que temos no congelador, é mais difícil deixar estragar a comida por a termos demasiado tempo congelada.
E não é preciso grande ciência ou tempo para fazer uma coisa tão simples: basta pegar num papel e numa caneta e fazer uma "inspecção" ao nosso congelador anotando tudo o que temos e em que quantidades. Quando consumirem algo simplesmente risquem da lista, e quando forem às compras basta acrescentar o que compraram.
E já que estão numa de controlar o que têm no congelador, aproveitem para fazer uma limpeza, vendo se têm comida que já não esteja em boas condições e preparando a ementa semanal com o que  estiver congelado há mais tempo.