segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Ano Novo, Vida Nova!

O que de melhor tem o início de um novo ano é a ideia de recomeço.
É a altura em que tomamos novas decisões, sejam elas de deixar de fumar, perder peso, passar a fazer uma vida mais saudável e, até de passarmos a ser mais poupados.
Eu, na realidade, sempre fui muito poupadinha. Desde o tempo que recebia mesada que sempre geri o meu dinheiro de forma muito equilibrada.
Não comprava o que não podia. Se queria muito uma coisa, poupava durante o tempo que fosse preciso até ter a quantia certa e, depois lá ia eu comprar o objecto do meu desejo.
Claro que existem alguns itens como uma casa ou um carro, que se tornam quase impossíveis de comprar assim, mas tudo o resto pode, e na minha opinião deve ser comprado assim.
Apesar dos inúmeros créditos sem juros que as lojas oferecem e apesar dos cartões Visa - que podem ser muito práticos desde que bem usados!

Com isto tudo quero dizer que devemos ter uma nova atitude a seguir neste novo ano que está a começar e que, dizem os entendidos se avizinha difícil.
Que tal começarmos por ser mais organizados e ponderados com o nosso dinheiro?
Que tal passarmos a fazer orçamentos das despesas mensais?
Que tal sermos mais comedidos nas compras supérfulas?
Que tal retirarmos uns euritos de parte todos os meses para começarmos uma pequena poupança?
Todas as grandes decisões começam por pequenos passos.

2 comentários:

  1. Gosto muito deste seu Blog e tenho imensa pena que ele esteja a passar despercebido a muito boa gente. Por que não o inclui como Favorito em As Minhas Receitas?
    Este tema é muito actual e as dificuldades que se avizinham levam a que aproveitemos todas as sugestões. E as suas têm vindo a ser equacionadas com muita lógica. Os meus Parabéns!
    Estou de acordo com tudo o que diz. Em relação às coisas que se compram "sem aumento de juros", sabe que isso é treta, o juro já está metido no preço a pagar...Outra coisa que engana muito, são os presentes que oferecem na compra de certos produtos...O mesmo já está incluído! (Eu já tive de vender enciclopédias e sei bem como é...)
    Temos mesmo de ser prudentes, planear e não nos iludirmos. Lá diz o ditado: Quem não tem dinheiro não tem vícios.
    Obrigada mais uma vez por trazer a público um tema tão actual.Bjs. Bombom

    ResponderEliminar
  2. Joana, ADORO este blog!!! Conheci-o a partir do seu livro "Feito em Casa" e estou a adorar!!!
    Carla

    ResponderEliminar