terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Economia Doméstica: feijões e caixas de gelado

Há uns dias atrás decidi fazer arroz de feijão para acompanhar uma carne grelhada e uns grelos cozidos. Mas, reparei que apesar de ter imenso feijão seco em casa (caseiro!), não tinha nenhum cozido, nem tempo para demolhar e cozer feijão antes do almoço...
É que para além de ser muito mais saboroso e feijão cozido em casa, é também mais económico. E para quem possa pensar que não é tão práctico como as leguminosas já cozidas, deixo aqui uma pequena dica.
Demolhem logo 1 ou 2 kg de leguminosas, neste caso feijão, de cada vez. Deixem ficar assim cerca de 24 horas e depois levem o feijão a cozer em água temperada de sal, um fio de azeite e uma cebola e/ou 1 folha de louro.
Coloquem depois o feijão em várias caixinhas com as doses que normalmente usam para um arroz, sopa, feijoada. Ora aqui deixo-vos outra dica. Em vez de usarem tupperwares que tal reutilizarem as caixas plásticas que vêm com os gelados? Depois é só colocarem uma etiqueta com o conteúdo e levarem a congelar.
Quando quiserem preparar algo com o feijão cozido, é só descongelar. E se for numa emergência, descongela em 2 ou 3 minutos no microondas ou directamente na panela!

18 comentários:

  1. Eu faço a mesma coisa com o arroz, porque não há pachorra pra estar a fazer arroz todos os dias. Há dias em que faço a mais e se não tiver intenções de usar nos pxmos 2 dias (é o máximo que guardo no frigorífico) aproveito e conge-lo. Quando quiser acompanhamento para alguma coisa feita ao último minuto tenho sempre arroz pronto - é só pôr no micro-ondas a aquecer durante 4 minutos e está quentinho como se tivesse sido feito na hora!

    ResponderEliminar
  2. Nós também fazemos isso lá em casa e realmente faz muito jeito!

    ResponderEliminar
  3. é isso mesmo que faço,cozo uma panela de feijão e divido em caixinhas para congelar,assim tenho para sopa e arroz,bjs

    ResponderEliminar
  4. Olá! Eu até vou ao extremo de passar o feijão com a varinha de forma a obter puré para pôr na sopa!! Depois é só congelar e, quando preciso, por directamente na panela!!

    ResponderEliminar
  5. Eu costumo aproveitar essas caixinhas para muitos fins, desde organizar alguma coisa na despensa, cá em casa chamado de "stock da engorda", ou fazer gelado caseiro e congelar, mas nunca me tinha ocorrido fazer isso com as leguminosas.

    É por isso que eu adoro este blog, sempre com ideias muito boas, algumas que nem me passaram pela cabeça.

    Beijinhos. Mónica

    ResponderEliminar
  6. Eu partilho da tua experiência: faço o mesmo com o feijão e com o grão e aproveito todas as caixas dos gelados para congelar comida ;)

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  7. Ainda sou muito "crua" na cozinha e tenho usado sempre o feijão cozido, mas hei-de experimentar e fzer o mesmo que tu! Essa ideia de usar as caixas de gelado é fantástica!

    ResponderEliminar
  8. Excelente ideia. Idem com sopas, massas, arroz :)

    Beijo meu ♥,

    A Elite

    ResponderEliminar
  9. Desculpa-me a ignorancia, mas as caixinhas de gelado dão para ir ao microondas?
    É que por acaso fujo da secção de gelados nos hipermercados para não cair em tentação, então é muito raro comprar.

    ResponderEliminar
  10. Eu nunca tive nenhum problema com as caixas de gelado no microondas. Além do mais, como uso o programa de descongelar a temperatura também é diferente. Mas como te disse, nunca tive nenhum problema, funcionam como qualquer outra caixa plástica!

    ResponderEliminar
  11. Adoro o seu blogg de culinária, e este está a surpreender-me pela positiva.
    Também sou uma adepta dos saldos...daqueles que compensão.

    Relativamente a esta ideia é excelente. Para além de pouparmos tempo, poupamos energia, pois onde se coze 500 g de feijão, tb se pode cozer 1 K.....

    No outro dia tb me disseram que era possivel preparar uma lasanha e congelar. Acho estas ideias fantástiacas.....

    ResponderEliminar
  12. Também é a nossa maneira de congelar cá em casa, utilizamos sempre plásticos dos gelados, e o feijão ou grão cozido por nós é sempre mais saboroso, tens razão.
    ;)

    ResponderEliminar
  13. Caixinhas mais pequena para pessoas só? Podem usar as embalagens da manteiga!
    Fantástico blog! Soube dele no telejornal! Parabens!

    ResponderEliminar
  14. Eu também utilizo o mesmo processo para cozer o feijão só não coloco sal. Assim quando pretendo utilizar para arroz, sopa ou outro prato tempero na altura. Acho mais seguro.

    ResponderEliminar
  15. Também faço o mesmo cá em casa. Aproveito também as caixas da manteiga para as doses mais pequenas. Parabéns pelo blog que tem dicas espetaculares.

    ResponderEliminar
  16. Filipa, Parabéns pelas suas ideias que, sendo muito simples, NUNCA me ocorrem!!!
    Obrigada!

    ResponderEliminar