quarta-feira, 28 de abril de 2010

Cestinhos Comestíveis


E estes cestinhos comestíveis tão amorosos? São optimos tanto para coisas doces como para coisas salgadas.
Cá em casa serviram para servir uns ovos mexidos com espargos bravos, mas já os estou a imaginar recheados com mascarpone ou natas batidas com açúcar e frutos variados, gelados com caldas diversas, creme de ovos com amêndoa. Ou então com saladas variadas.
As combinações são mais que muitas, e tenho a certeza que são uma ideia origfinal que fará sucesso em qualquer mesa.

Como os fazer? Simplesmente sobreponha 2 quadrados de massa filo pincelados com manteiga e forre com umas forminhas de queques e empadas amassando as extremidades. Leve depois ao forno até ficarem dourados e estaladiços e deixe arrefecer. Estão prontos a usar.
Simples e económico!

16 comentários:

  1. Muito bonitos esses cestinhos.
    Têm que ser consumidos logo ou pode-se conservar por algum tempo?
    Seria ideal se podessem ser guardado para aqueles momentos que preciisamos de uma sobremesa improvisada! Gostava que me esclarece-se. Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Olá!
    Onde compras a massa filo, é que eu nunca vi à venda!?
    Bjs
    Manuela

    ResponderEliminar
  3. confesso que sou preguiçosa para os fazer, mas comer até os comia...... hum, devem estar uma delicia:)

    ResponderEliminar
  4. Esta colher-de-pau tem sempre umas ideias giríssimas! Sou seguidora dos seus blogues há muito tempo e adoro visitá-los para me inspirar. Já agora: quando tiramos as formas dos queques, depois de a massa estar cozida, elas saem facilmente? Obrigada

    ResponderEliminar
  5. Saem na perfeição! Sem nenhuma complcação...
    E quanto a guardar para usar mais tarde, é capaz de resultar... desde que guardadas dentro de uma caixa hermética. É uma questão de experimentar!

    ResponderEliminar
  6. Ahh,,já me esquecia.
    Eu costumo comprar a massa filo no continente, mas no Jumbo também há!
    E no continente até já têm massa filo da marca deles.

    ResponderEliminar
  7. Que bela ideia! Eu compro a bio do continente e fica sempre bem. Vou experimentar com os ovos mexidos e espargos bravos, que deve ficar uma delícia!
    beijos grandes

    ResponderEliminar
  8. Adorei a sugestão! Ando há imenso tempo à procura de uma forma de fazer este tipo de cestinho e encontrei, finalmente, uma receite simples e muito prática :) Beijinhos e bom fim-de-semanas

    ResponderEliminar
  9. Que excelente ideia! AMEI!

    ResponderEliminar
  10. Adorei estes cestinhos! Nunca usei massa filo e ainda não encontrei quando vou às compras. Mas ando com imensa vontade de experimentar.Bjs. Bombom

    ResponderEliminar
  11. Sónia já percebi que além de gostarmos de artesanato e de gatos, afinal temos muito mais coisas em comum, a culinária, o convivio e a «mania» (no bom sentido)de ter tudo bem arrumado. E a jardinage também adoro.
    Vou te dar uma sugestão para recheares as caixinhas: junta 1 lata leite condensado +1 embalagem de mascarpone + pacote natas frescas, bate tudo mt bem e enche as caixinhas e coloca no frigorifico. Compra um pacote de framboesas congeladas (há da Iglo, do Intermarché oudo Jumbo) leva ao lume com um copo de água e 3 colheres de sopa de açucar; fora de lume junta 2 folhas de gelatina vermelha préviamente demolhada; quando esta calda estiver fria, coloca colheradas dentro das caixinhas e volta para o frigorifio.
    Vou colocar no blog a minha receita e depois experimenta, sem ser com as tuas caixinhas, toda a gente adora.
    Bom fim de semana, vou ver se tenho tempo para colocar umas coisas no blog.
    Bj
    Ione

    ResponderEliminar
  12. Sónia, já vi que além de gostarmos de artesanato e de gatos também temos em comum o gosto pela culiária, pelo convívio e a «mania» (no bom sentido) das arrumações.Achei o máximo as caixinhas de massa filo, e vou te dar uma sugestão de recheio, a qual faz parte de uma receita que faço (vou colocá-la no blog, mas tenho que tirar fotos, o que implica ter de a fazer e depois o biquini!). Então é assim: junta 1 lata de leite condensado + 1 caixa de mascarpone + 1 pacote natas frescas, bate bem e coloca dentro das caixinhas e vai para o frigorifico. Compra uma embalagem de framboesas congeladas (há da Iglo do Intermáche ou do Jumbo), colca num tachinho+ 1 copo de água e 3 colheres de sopa de açúcar, mexendo sempre até as framboesas se desmancharem todas. Adicionar depois 3 folhas de gelatina vermelha previamente demolhadas. Deixa-se arrefecer e colocam-se colheradas dentro das caixinhas. Volta novamente ao frigorifico por umas 5 horas.
    Bjs
    Ione

    ResponderEliminar
  13. Bom uma conta não queria abrir fui fazer noutra e agora vi que ficaram 2 comentários, desculpa.

    ResponderEliminar
  14. Que ideia fantástica!
    Já tinha encontrado no supermercado, mas não comprei porque gosto de ser eu a fazer estas coisinhas!
    Vou experimentar!
    Obrigada pela partilha!

    ResponderEliminar