sexta-feira, 9 de abril de 2010

Recantos cá de casa - O Quarto

Eu gosto muito da minha casa, das nossas decorações, dos nossos móveis e dos nossos apontamentos.
Quando para cá viemos morar, há pouco mais de quatro anos, fizemos o que para muitas pessoas pareceu uma "mutilação" numa casa nova a estrear: pintamos uma das paredes do quarto, num tom dourado escuro patinado.
Nos últimos anos é muito usual pintarem-se paredes únicas de tons fortes ou riscas, usar papel de parede de modo a criar um ponto de interesse imediato numa divisão - e para isso muito tÊm contribuido programas de decoração como, por exemplo, o Querido Mudei a Casa. Mas há quatro anos atrás, quando resolvi pintar a minha parede do quarto, os comentários que fui ouvindo foram "E não tens medo de não gostar?", "E se te fartares?", "E isso não estraga?"... É só tinta... Se não gostar, se me fartar, volto a pintar! (Isto tudo para não falar de colocar papel de parede na sala - toda a gente pensou que eu era maluca, mas isso fica para outra ocasião!)

Pois eu adoro a parede do meu quarto. Acho que o torna mais interessante, que apesar de ter uma cor forte é ao mesmo tempo neutra, e permite-me, quando vario as almofadas, colchas e cortinados ter uma decoração completamente diferente. Neste momento tem tons de castanhos, laranjas e bejes, mas com a chegada do calor e da primavera está prestes a ser transformado com cores mais alegres e padrões mais vivos.
Esta parede foi pintada por mim, e pelo M., e foi uma solução bastante económica e que fez toda a diferença no meu quarto.

A minha sugestão é: não tenham medo de pintar uma parede, de arrojarem, de fazerem diferente. Vivam as vossas casas e o vosso espaço. É apenas tinta. Se não gostarem têm bom remédio!

18 comentários:

  1. Muito bonita a cor da parede. O meu quarto está exctamente nesses tons, que adoro! E as paredes em tom de camurça beje escuro, que a maior parte das pessoas gostou :)

    ResponderEliminar
  2. É verdade! Eu já tive a cabeceira da minha cama pintada de beje escuro, de azul esverdeado, e neste momento está branca mas apenas pq lhe acrescentei duas prateleira compridas, daquelas com os apoios "escondidos" e como a enchi de livros e peças decorativas, achei que ficava carregada demais. Mas o quarto da minha filha é outro onde a cor impera. Tem riscas até meio da parede em branco rosa e lilá, e na parede maior, as riscas estão pintadas até ao tecto. E como dizes e bem, é só tinta, não temos de deitar a parede abaixo, se não gostarmos ou nos fartar-mos basta pintar por cima. Eu confesso que qd pintei a minha de azul esverdeado me cansei de pressa, mas tive bom remédio e já está branca novamente! Com o papel de parede é que tenho imensa pena mas as minhas paredes foram pintadas com tinta de areis rrrrrrrrr, e então o papel não pega e quando pega pica cheio de piquinhos horriveis!
    Beijinhos
    Silvia

    ResponderEliminar
  3. adorei a cor e o resultado final, é daquelas cores que se calhar num catalogo nao me chamaria a ateção mas na parede adorei!
    bo fim de semana!

    ResponderEliminar
  4. Olá a cor esta´maravilhosa, amei!
    A cor da minha parede do quarto está em vermelho, também muito bonita, mas no futuro será esta cor...
    Podes dizer-me qual a marca? Nº do ral?
    Fico a aguardar e obrigada pela partilha, bom fim-de-semana.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Muito GIRA!!

    Qual q marca e referência?

    ResponderEliminar
  6. BEM FIXE ....E DE TODAS AS MANEIRAS AS CRITICAS SAO SEMPRE FACéIS DE FAZER .... MAS O KUARTO é TEU E EU PESSOALMENTE ADOOOOREI
    ATé BREVE :))))


    ELISABETH

    ResponderEliminar
  7. Eu adorei! E os efeitos que ficaram na parede, como os fizeram?
    Já há uns tempos qua ando à procura de algo assim. Estava mais inclinada para o prateado, mas agora que vi o teu, já não sei :)
    Faço a mesma pergunta que as outras meninas: qual a marca e cor?

    ResponderEliminar
  8. Minhas queridas, gostava muito de ajudar com a referência da cor, mas já lá vão quatro anos e não vou poder ajudar. Mas posso dizer como fiz.
    Para a cor base usei um ocre, meio dourado claro mas sem brilho, mas o que lhe dá aquele tom escuro, envelhecido e meio manchado, é uma espécie de patine decorativa, que escureceu a cor base e lhe deu os reflexos. Esse patine era de um transparente acastanhada e creio que tinha uma base de óleo - Apliquei-a com um pano e fui esfregando e espalhando na parede quase a criar um efeito de camurça. Sei que comprei tudo numa AKI.
    Espero ter ajudado!

    ResponderEliminar
  9. Gostei muito da decoração do teu quarto. Admiro imenso as pessoas que são capazes de idealizar "cenários", de imaginar decorações, pois eu não tenho jeito nenhum para essa tarefa!Só se vir a composição já feita, na loja, na montra, na revista. Tenho imensa pena pois de outro modo, acho que poderia modernizar a minha casa "quarentona" com pouco dinheiro. Mas não se pode ter jeito para tudo...Bjs. Bombom

    ResponderEliminar
  10. Amiga,
    este post vem mesmo, mesmo a calhar!

    Tenho uma cama com cabeça forrada em cortizaine azul marinho... há quase 13 anos (tantos como de casada!) E ando para altera-la há alguns tempos.
    A minha ideia - para aproveitar o resto de cama - é cortar literalmente a cabeceira (ficando tipo sommier) e com este efeito consigo ganhar +5 centimetros para aumentar ao colchão novo.
    A minha dor de cabeça era... colocar ou não uma nova cabeceira?!?

    Agora que vi a tua cama sem cabeceira, lembrei-me logo de te perguntar: funciona bem cabeceira? quando queres ler na cama, utilizas uma das almofadas grandes, certo? achas que a parede se suja com mais facilidade?
    Gosta muito de ter a tua opinião.

    Obrigada e desculpa o testamento.
    Bjinhos

    Sandra Lopes

    ResponderEliminar
  11. Cara Sandra:

    Pessoalmente não acho que uma cabeceira na cama faça qualquer tipo de falta. Quando quero lêr ou estar ao computador na cama é só colocar uma almofadas grandes por detrás das costas e está o assunto resolvido.
    Quanto a sujar, também não acho que suje, mas o facto de ter uma parede mais escura, no meu caso, também pode ajudar.
    Portanto a minha opinião é que a cabeceira não faz falta nenhuma, e até acha bem mais prático assim.
    Espero ter ajudado.

    ResponderEliminar
  12. Gostei muito do teu blog!
    Ah... e da cor da parede também!
    No meu quarto todas as paredes são castanho-chocolate, à excepção da parede da cabeceira da cama que é vermelha e adoro!!!

    Bj

    ResponderEliminar
  13. Sou completamente adepta das paredes com cor, é mais barato comprar uma lata de tinta do que um novo sofá se nos fartarmos da cor!! :) beijinhos

    ResponderEliminar
  14. se achas isso loucura, imagina o meu quarto pintado de um cinzento esverdeado.
    todas as 4 paredes.
    se n gosto de branco, pq tenho de olhar para essa cor todos os dias?

    ResponderEliminar
  15. Descobri este blog e estou a adorar tudo, vou seguir.

    Gosto mto da cor, é facil de conjugar com outras cores e mto elegante, estava para te pedir as referencias, mas já vi a tua resposta e foi "feita" por ti, por isso não me atrevo, não tenho mto jeito e se saisse mal, era dinheiro deitado fora.

    Vou ficar na expectativa de mais ideias de decoração e organização, porque já vi que tens muito bom gosto e um estilo que me revejo (gostei tb das decorações das mesas).

    ResponderEliminar
  16. Lindo!! Adoro a cor da parede e o efeito patine bem como a conjugação dos restantes pormenores (cor das almofadas, quadro...). Vê-se o bom gosto. Eu também sou fã de paredes pintadas e pintei a parede da cabeceira do meu quarto de vermelho escuro há 4 anos, quando ainda não era moda (por acaso, aproveitei na altura para remodelar o quarto todo, também sou fã da Ikea: http://noveloseagulhas.blogspot.com/2007_03_01_archive.html). Na altura estava a começar essa moda de pintar paredes em cores fortes e o resultado surpreendeu bastantes pessoas. E eu dizia o mesmo, quando me fartar, volto a pintar! Continuo a adorar a minha parede vermelha, mas depois de ver tantas paredes em cores eléctricas e primárias por aí nos últimos tempos, é reconfortante ver a escolha de cores mais sóbrias e elegantes, mas nem por isso com menos impacto. Parabéns!
    (Fiquei fã do blogue e vou adicionar à minha bloglist, posso?)
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  17. Parabéns!
    a parede ficou linda!vivam as novas ideias!
    =)
    beijoca*

    ResponderEliminar