quinta-feira, 8 de julho de 2010

Da abundância do Verão e da utilidadade de uma arca congeladora!

Se há coisa que adoro no Verão é a abundância de frutas e de legumes de todas as cores, formas e feitios! E se tiverem quem vos ofereça algumas destas coisas ainda melhor. O problema depois é conseguir consumir tudo o que cá vem parar a casa! Sejam as courgettes dos pais do P., ou as alfaces da mãe da minha cunhada D., ou os pêssegos dos meus avós as ameixas do Sr. L., ou os mirtilos que comprei baratos na Feira do Mirtilo, tudo deve ser aproveitado da melhor maneira.
Se com a fruta se fazem compotas que depois se podem oferecer no Natal ou ir consumindo ao longo do ano, e as alfaces se arranjam, lavam e secam e se guardam depois em tupperwares prontas a consumir, há outras coisas que se podem congelar para depois, quando a abundância não for tanta, se irem consumindo!
Foi o que aconteceu com as courgettes: depois de bem lavadas foram congeladas já cortadas em pedaços, prontas a entrar na panela da sopa. E dos muitos mirtilos que trouxe de Sever do Vouga -  algumas caixinhas estão também congeladas prontas a serem consumidas mais tarde.
E na minha arca há tomate caseiro maduro pronto a entrar em estufados, refogados e caldeiradas. E abóbora em cubos para a sopa. E tiras de pimentos que é só acrescentar ao tacho. E favas para comer quando vier a saudade...
Da abundância do Verão que se prolonga o ano inteiro bem conservada numa arca congeladora. Na minha opinião um electrodoméstico indispensável!

8 comentários:

  1. Eu também congelo de tudo, desde abobora a cebola picada pronta a consumir;)

    ResponderEliminar
  2. Concordo plenamente, pois também tenho o hábito de congelar os alimentos. Quando há boas oportunidades a bons preços, compro, preparo e congelo.Claro que as ofertas ainda sabem melhor ;)
    É muito bom ter sempre há mão quando precisamos :)
    :*

    ResponderEliminar
  3. Boa tarde! Não sabia que os mirtilos também se podem congelar. Como os consome depois? Ou só faz compotas?
    Ana

    ResponderEliminar
  4. Olá boa tarde,
    Também congelo courgetes, abóbora, alho francês, nabo, pimento, fruta etc., tudo já lavado, cortado e guardado em tupperwares, com identificação e data, assim basta tirar 1 e já sei que é a quantidade para fazer sopa.
    Agora o tomate... Inteiro ou em cubos? A cebola congela picada ou também pode ser inteira? E uma outra questão... dá para congelar batatas? Descascadas e cortadas em cubos ou inteiras?
    Se me puder elucidar...agradeço.
    Bjs
    Teresa C.

    ResponderEliminar
  5. é o melhor dos electrodomésticos que foram inventados, concordo plenamente contigo, miga.
    Jnihos fofos

    ResponderEliminar
  6. eheh eu também estive na feira do Mirtilo =) trouxe 3 caixas mas não consegui guardar, comemos todos com iogurte grego ou simples mesmo! Adoro!!

    ResponderEliminar
  7. Também costumo congelar vários alimentos e sopas feitas, à revelia da minha mãe, que só congela alimentos crus. É uma óptima forma de poupar e aproveitar, sem desperdiçar... só me falta mesmo a arca para fazer companhia à congelador do meu frigorífico!

    ResponderEliminar
  8. Apesar de ter sido moda o frigorífico "combinado", acho muito mais útil um frigorífico grande e uma arca congeladora de gavetas. Estas até nem são muito caras e dão imensa arrumação. Claro que é apenas uma opinião (a minha) mas é baseada na experiência de muitos anos de prática. A congelação desde que siga as devidas regras é uma grande ajuda para quem trabalha fora de casa e tem de vir a correr fazer o jantar!!! Além disso pode ajudar a poupar muito dinheiro. Bjs. Bombom

    ResponderEliminar