quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Medidas para (tentar ajudar) a combater a crise #4

#4 - Partilhe Boleias (e ande de transportes públicos e a pé!)

Como todos temos reparado, o preço dos combustíveis não para de aumentar o que se torna uma factura (ainda mais!) pesada no orçamento familiar.
Passar a andar de transportes públicos pode ser uma solução para alguns, mas muitas pessoas não têm horários e meios que as sirvam convenientemente. Uma solução poderá ser passar a partilhar boleias com amigos, vizinhos ou familiares.

1 - Boleias para a escola dos miúdos: Os seus sobrinhos/filhos de amigos andam na mesma escola do seu filho? Que tal partilharem as boleias de levar e trazer da escola? Uma semana é o motorista de serviço, nas semanas seguintes fica de folga.

2 - Boleias para ir às compras: Quando programar ir às compras - principalmente se percorrer grandes distâncias - , em vez de ir sozinha combine com a vizinha/amiga/irmã/mãe e vão juntas.

3 - Boleias para passear: Em vez de ir passear sozinho vá com um casal amigo e partilhem as despesas de combustível

4 - Boleias para o trabalho: Se tem uma colega de trabalho que mora perto de si? Qual a necessidade de levarem dois carros para o trabalho todos os dias? Alternem as semanas em que cada uma leva o carro. Se seu marido/mulher passa pelo seu local de trabalho a caminho do dele/dela, que tal saírem de casa todos à mesma hora?

Veja com os seus amigos e familiares se é possível arranjarem um plano de viagens de modo a partilharem todos (ou alguns) a mesma boleia. E depois é só irem alternando as boleias semanalmente. Poupam o carro, no combustível, na carteira e no ambiente!

E já agora, aproveite os talões/promoções ou ponha combustível em bombas mais baratas. Praticamente todos os supermercados têm associações com gasolineiras e até bombas próprias.
E não vá de carro se pode ir a pé. Estamos tão habituadas ao comodismo de termos um automóvel que nos deixa à porta dos sítios que queremos, que muitas vezes saímos de carro para percorrermos pequenas distâncias. Se o tempo, a distância e o que vai fazer permitirem, vá a pé ou até de bicicleta (e já viu que é uma maneira de fazer exercício físico gratuitamente!)

10 comentários:

  1. O meu J. leva uma semana o carro e outra semana a colega dele!

    Ainda havia um outro colega, mas por motivos d eestudos ele teve que abandonar esta modalidade deles!

    Mas é óptimo! Sempre se poupa algum € em combustível!

    Bj

    ResponderEliminar
  2. com crianças é q a coisa fica + complicada, por causa das cadeirinhas dos carros.

    ResponderEliminar
  3. Sem dúvida sou da mesma opinião, ainda no fim de semana passado foi com a minha filha + velha comprar um presente para uma amiga dela que fez anos, como temos o Centro Comercial a 7 minutos de casa fomos a pé. E soube-mos lindamente, acabei por fazer algum exercício que tão bem faz ao corpo e à mente :-)

    Beijinhos,

    Isabel Neves

    ResponderEliminar
  4. Olá,
    obrigado por mais uma boa dica de poupança.Devo dizer que eu já faço isso à algum tempo, partilho boleia com uma amiga qd vamos p a faculdade.Ao fim do mês sente-se a diferença, quer no combustível quer nas portagens.
    Bjo

    ResponderEliminar
  5. São excelentes ideias, e o objectivo é tentar aplicá-las sempre que possível.
    Como trabalho por turnos, o combinar boleia com colegas é complicado, mas por outro lado isso permite-me sempre que estou de folga ou em horário de tarde, consigo ir levar/buscar o filhote à escola. Ao supermercado vou a pé, com aqueles carrinhos de rodinhas para depois trazer as compras ;)
    Ideias venham elas ...

    ResponderEliminar
  6. Muito interessante!

    Parabens pelo trabalho que aqui fazes...

    ResponderEliminar
  7. compre roupa girissima mas baratinha!! ehehehe

    http://boutiqueanita.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  8. Alô, eu partilhei o link deste blog no meu blog: http://saldo-negativo.blogspot.com/, porque o acho muito interessante, bem organizado e com ideis bastante boas, mas se quiser levar a crise com boa disposição...passe pelo meu blog:)
    Bjos

    ResponderEliminar
  9. Existe um site que é o deboleia.com onde se pferecem e pedem boleias. Eu partilhei 5 boleias com utilizadores deste site e fiquei satisfeita. Bjos

    ResponderEliminar
  10. Também é posivel encontrar boleias em www.amovens.pt

    ResponderEliminar