quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Renovar Toalhas de WC

Tinha para aí uns 12 anos quando a minha avó e a minha madrinha acharam que era altura de me começarem a fazer um enxoval. Começou com coisas pequenas, às vezes escolhidas por mim, como panos de cozinha com bonecas e flores, em cor de rosa e outras cores que tal; toalhas de cozinha que ainda estão por estrear, e outras quantas que não cabem na minha (grande) mesa de jantar.
Já mais crescida, foi altura de começar a receber lençois e toalhas de wc, bem ao estilo do que se usava na época, e estavamos ainda na década de 90!
Foi mais tarde que me comecei a aperceber que, provavelmente, quando tivesse a minha casa todo aquele enxoval iria estar desactualizado e "demodé"! Nessa altura, e como já sabia que faziam questão em me oferecer coisas para o enxoval todos os aniversários e no natal, comecei a pedir básicos: toalhas de banho bejes ou brancas, sem folhos ou flores ou desenhos coloridos, cobertores, toalhas de mesa branca com guardanapos, lençois brancos ou com estampados em linhas simples como riscas.
Isto tudo para dizer que, quando tive a minha casa, algum do meu "enxoval" estava ultrapassado e eram coisas que não faziam bem o meu estilo.  casas de banho que são de cores neutras, mas aquelas flores aplicadas de cetim, eram a principal razão para eu as usar raramente e, quando o fazia, virar sempre as flores para o lado da parede!
A solução veio com uma das prendas que o M. me ofereceu no natal: uma máquina de costura! Finalmente tinha a minha própria máquina de costura e deixava de ter de ir até casa da minha avó costurar na máquina dela! E as ideias foram surgindo.
Este foi o meu primeiro projecto de costura: renovar as toalhas de wc de que não gostava. A minha avó deu-me alguns restos de tecido que tinha por lá, e logo vi um perfeito para as toalhas.
Depois foi medir, cortar, rematar e cozer, de modo a cobrir as flores de que não gostava. Tudo muito simples e rápido. E assim fiquei com um jogo novo de toalhas mais do meu agrado!

27 comentários:

  1. Adorei a ideia. Tb eu tenho toneladas de "enxoval" bastante ultrapassado e assim é uma ideia de utilizar peças que de outra forma iriam ficar arrumadas para o resto da vida (era um desperdício). Adorei, só tenho pena é não ter uma máquina de costura. Obrigado. Bjs

    Helena Oliveira

    ResponderEliminar
  2. Quem tem mãos de fada é assim!!! ;)

    ResponderEliminar
  3. A mim aconteceu-me exactamente o mesmo!
    Tenho imensos jogos de lençois que não servem na minha cama. Mas continuo a guardar pois pode fazer falta :)
    jinhos

    ResponderEliminar
  4. È exactamente dessas pequenas coisas que gosto de fazer e transformar na maquina der costura. Aproveitar o que já temos e pô-lo mais ao nosso estilo.

    Susana
    www.pretycrafty.blogspot.com

    ResponderEliminar
  5. Tenho um conjuntom igualzinho a esse mas graças a Deus o meu enxoval foi todo feito com toalhas lisas, sem florzinhas nem apliques.
    também comecei a fazer enxoval cedo e padeci do mesmo "problema". Felizmente como sou pouco dada a florzinhas e afins tudo o que me ofereceram foi para o liso. Tmabém não sou grande costureira por isso seria difícl eu embarcar na renovação de visual das toalhas.
    As tuas ficaram uma graça e achei óptima a ideia.
    beijocas e boas renovações

    ResponderEliminar
  6. Parece-me uma excelente solução!
    Eu nunca gostei de receber coisas para o enxoval. Mas como uma das minhas avós me gosta de dar, sempre lhe pedi para me oferecer coisas básicas em beje ou branco e tudo simples.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Ficaram como novas e com um visual super actual...

    Boa ideia!

    Bjoka,

    Rita

    ResponderEliminar
  8. ah o drama do enchoval, sim sei o que é tenho 22 e a parte de cima de um dos guarda-fatos cheinha de panos, toalhas colchas etc. São peças boas mas realmente os gostos vao mudando e ainda bem que nao se perde nada podemos sempre reciclar.
    Adoro os blogs :)bom trabalho
    bjs

    ResponderEliminar
  9. Bem que óptima ideia:o)))
    Por acaso também lá por casa umas toalhas, mas escondidas para não se ver:o)))
    Bjs

    ResponderEliminar
  10. Uma máquina de costura é sem dúvida um bom investimento ;)
    Revejo-me naquilo que descreveste... tenho algumas toalhas assim mesmo parecidas :)

    ResponderEliminar
  11. A mim também me aconteceu isso, no inicio ate achava q me ia ser útil agora vejo que é um desperdício de dinheiro.Isto porque comprei uma cama enorme e os 15 conjuntos de lençóis que tenho são demasiado estreitos, copos e serviços de café do tempo da outra senhora, coisas q foram dadas com carinho mas que acabam encaixotadas num canto qualquer.

    ResponderEliminar
  12. Olá
    Gostei imenso da ideia.
    Muito bem pensado.
    Eu tb tenho esse problema. Imensas peças que já estão fora de moda.Mas assim posso resolver e usar tudo ao meu gosto

    ResponderEliminar
  13. Impecável...:)bjs Diana

    ResponderEliminar
  14. Uma excelente solução e com a nova roupinha ficaram muito mais giras, sem sombra de dúvida.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  15. Achei esta sua ideia o máximo... Sem duvida que estas pequenas alterações alegram muitas vezes a nossa decoração e nos fazem poupar alguns € no nosso orçamento.

    Beijinhos e bom fim de semana,

    Isabel Neves

    ResponderEliminar
  16. Realmente ficaram mais bonitas e actualizadas!

    ResponderEliminar
  17. Quem dera ter um enxoval...Mesmo que não gostasse dele!

    ResponderEliminar
  18. No outro dia vi um tapete lindíssimo feito com pompons de lã. Vou tentar arranjar a fotografia. Imitam de forma bem mais original os tapetes de lã (bolotas) e são maravilhosos. Fica a ideia. Sempre podem fazer com restos de lã e às cores.

    ResponderEliminar
  19. Parece-me que eu já vi o teu blog quase todo e não me lembro de uma maneira de poupar como esta que te vou dizer:
    - Tingir roupa em casa! Um truque infalível para aquelas calças azuis ou pretas que já estão desbotadas, bem como camisolas e T-shirts! Ou mudar a côr de uma roupa (hoje fiz com uma azul de listas fininhas brancas que estava tão desbotadinha que servia bem para pano de limpeza! ficou catita, com as listinhas azuis claras e o resto do azul, brilhante, como se fosse nova!!!
    Dá com muitas cores, mas as principais e que mais desbotam são os pretos, azuis, castanhos e vermelhos! Os vermelhos voltam a ficar brilhantes, brilhantes!!
    Eu faço na máquina, e fica perfeito! E o que se poupa!!!!
    Se por acaso já postaste... desculpa... não vi!

    ResponderEliminar
  20. Ola bom dia
    ficaram bem giras, e como novas!
    Aproveito para desejar boa semana e informar que tenho uma promocao de 15% nos kits de cartoes de visita!
    http://madewithamorepapers.blogspot.com/2011/02/promocao-em-cartoes-visita.html

    beijinhos e fica bem
    vera

    ResponderEliminar
  21. Olá!
    Já há muito tempo que sigo o seu blog e ADORO-O!
    Este post veio em boa altura. Vou casar e andei a ver as verdadeiras relíquias que me foram oferecendo para o enxoval durante os últimos quase 20 anos. Esta ideia para transformar os atoalhados é óptima pois também eu tenho toalhas cheias de bordados e cetins muito pirosos :p
    Obrigada pela dica e continuação de excelentes publicações. Bjs

    ResponderEliminar
  22. Também a minha mãe e a minha avó me resolveram fazer um enxoval...tinha vários jogos de cama, o problema é que casei com um homem de 1,90 e tive de mandar fazer uma cama por medida, lá se foi o enxoval :)

    ResponderEliminar
  23. Olá!
    Conheci o teu blog hoje, e já estou a gostar muito! Esta ideia das toalhas é maravilhosa, como é que ainda não me tinha lembrado disto para tapar bordados feios e desactualizados de algumas das minhas toalhas?

    Obrigada pela dica! Continuarei por aqui ;)

    ResponderEliminar
  24. Como é que eu nunca me lembrei disto.
    E a minha mãe é costureira... bem obrigado pela dica. Beijinhos

    ResponderEliminar
  25. Não conhecia este blogue, ainda bem que existe! Adorei a dica da CalmaMuitaCalma sobre tingir roupa e de facto adorava saber fazer tenho alguma roupa que adoraria "refazer" mas não sei como fazer...fica a dica como tingir!!!
    Sobre o assunto das toalhas, achei interessante! tive uma ideia parecida mas com lençóis! como eram pequenos para as medidas da cama optei por juntar cores e fazer quadrados grandes e resultou!

    ResponderEliminar