quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Um limoeiro na varanda

Se há coisa para a qual não tenho o mínimo jeito é para jardinagem e plantas. É verdade! O M. até diz que eu sou uma "mata-plantas", e realmente poucas são as que sobrevivem mais do que algumas semanas ou meses. Então se forem de interior, têm os dias contados assim que passam a porta de entrada. Umas morrem porque as rego demais, outras por falta de água. Há aquelas que murcham porque têm luz a menos e as que queimam por excesso de sol. Já perdi a conta às inúmeras orquídeas de interior que tive - que a única vantagem foi de decorarem a casa 2 ou 3 meses até definharem e assim evitarem a compra de flores frescas de que eu tanto gosto!
E se formos a falar das plantas verdes, daquelas que todos dizem que não dão trabalho nenhum e que duram anos... até essas, coitadas, morrem num abrir e fechar de olhos!
É portanto de surpreender o meu limoeiro da varanda. Porque continua lindo e vivo e já cá mora quase há 5 anos. Mais surpreendente de tudo é o facto de o pequeno, apesar de me ter a mim como prestadora de cuidados e de ainda por cima estar limitado a um vaso, ainda assim, dar belos e sumarentos limões.
Para além do limoeiro, só mesmo a hortelã e mais outros 2 vasos com umas plantas das quais nem o nome sei conseguem sobreviver. Mas isto porque vivem na varanda, e é mais fácil sobreviver aos caprichos do tempo do que à minha falta de habilidade para tratar de plantas!
Agora deixa de haver desculpas para não terem um limoeiro: basta um vaso e, mesmo com nenhum jeito para tratar dele, podem criar e colher os vossos próprios limões!
Este ano a colheita cá de casa deu 10 limões que transformei num delicioso curd de limão e gengibre.

39 comentários:

  1. Já somos 2! Eu sou um desastre com plantas, acho-as lindas mas esqueço-me delas!! e em breve quero colocar vasos com ervas aromáticas na cozinha, a ver se sobrevivem!! :) beijos e parabéns pelo limoeiro vivo!!

    ResponderEliminar
  2. Pois então passamos a três! No último fim-de-semana, contagiada comprei um limoeiro, vamos ver quanto tempo aguenta. Quanto a plantas de interior também tenho o mesmo problema...
    Muitos parabéns pelo blog, que sigo diariamente, e pelo livro.
    Bjs,
    Susana Rodrigues

    ResponderEliminar
  3. Passamos a 5 porque sou eu a o meu gato! Temos tantos problemas com plantas Ehehehe

    ResponderEliminar
  4. E vão 6. Eu cá até já o limoeiro consegui matar. As plantas, quando entam cá em casa, consideram-se logo lalecidas. Mas não desisto, hei-de conseguir.

    ResponderEliminar
  5. o limoeiro está lindo.
    a pouco e pouco vais ganhando o jeito... as plantinmhas também são muito exigentes, quem é que as compreende ?! :)

    ResponderEliminar
  6. Eu sou igualzinha! Até pensei que fosse só eu lololololol MAs comigo acontece-me o mesmo: adoro plantas, imagino a minha decoração interior sempre rodeada de verde, mas isso é mesmo só temporário, porque não tenho sorte nehuma com plantas. Acho que vou experimentar ter um limoeiro na varanda lololol

    ResponderEliminar
  7. Bom dia!
    Felizmente o meu querido tem um jeito impressionante para cuidar das plantas. Eu limito-me a falar para elas! Dizem que resulta!
    Com todo o respeito pelos bloques da colher-de-pau, que gosto muito e sigo diariamente, deixo o meu para que espreitem a minha mini-horta!
    http://osdiasdanossavida.blogspot.com/2011/02/plantar-ervas-aromaticas.html
    Beijinho grande

    ResponderEliminar
  8. também eu tenho "mãos laranja", contudo, as orquídeas sobrevivem... já o limoeiro... ele bem tenta, eu cá reconheço-lhe o mérito, mas os limões acabam por se ficarem com o tamanho da cabeça de um dedo e definham. pode ser que este ano ele consiga fazer vingar os seu filhotes. eu, para não o influenciar pedi à minha mãe para cuidar dele cada vez que cá vem!

    ResponderEliminar
  9. confesso que tenho tido sorte com as ultimas plantas,têm durado!
    gira a ideia do limoeiro na varanda!

    ResponderEliminar
  10. E eu que pensava que era uma aberração assassina de plantas...
    Sempre tive a fantasia de ter a casa cheia de plantas e flores, mas a verdade é que tudo morre nas minhas mãos. Algumas plantas que comprei há uns meses estão a começar a definhar, excepto o cacto.

    E quando não sou eu que as destruo, são os gatos que acabam com elas. :(

    ResponderEliminar
  11. Lá em casa já existe salsa,hortelã, erva cidreira mas nunca me tinha lembrado do limoeiro, logo já vou ver se compro um para juntar às outras.Dá sempre muito jeito ter estas coisinhas!!!
    Beijokas...

    ResponderEliminar
  12. Um limoeiro na varanda?
    Excelente ideia! Vou aproveitar a ideia, até porque estou numa fase de compra de casa que tem uma varanda muito simpática.

    ResponderEliminar
  13. Ah, cá está a bela árvore :-)
    bem gira!

    bjocas

    ResponderEliminar
  14. HAHAHAHAHA Isso que é seleção natural... sobreviver ao arisco terreno da sua casa. Eu tenho muito medo de plantar e revelar-me uma assassina do Reino Plantae hehe, mas tenho muita vontade de plantar limão, que é uma fruta que eu ATORON. 1bj Paula

    ResponderEliminar
  15. opa ... fiquei com vontade de seguir o exemplo, adoro a arvore e ao mesmo tempo é aromatica =P

    kiss kiss

    ResponderEliminar
  16. Que gracinha, além de decorativo é útil com seus frutos.
    Também gosto muito de flores frescas para decorar a casa.

    Te convido a conhecer:
    Blog de Turismo e Hotelaria.
    http://magazzinemoderno.blogspot.com

    ResponderEliminar
  17. Eu tb não percebo nada de plantas!!!!!
    Adorei a ideia do limoeiro na varanda :)

    beijinhos

    ResponderEliminar
  18. Olá Coolher de Pau,
    Pois é... pena tenho eu de não ter uma varanda, para ter um limoeiro... para ao fim de uma tarde de Verão beber um refresco a ler... ter uma pequena horta de ervas aromáticas... etc...etc...etc...
    Bjs
    Teresa C.

    ResponderEliminar
  19. Olá
    Acho que vejo uma folhas amareladas. Se for verdade quer dizer que precisa de ferro. É só comprar, pôr no vaso, remexer a terra e regar em abundância.
    Boas colheitas
    Ana Mourão

    ResponderEliminar
  20. Mas o limoeiro está bonito e deu grandes limões, as plantinhas gostam de ser mimadas tal como nós.
    Eu tenho uma hortinha biológica na varanda com as minhas ervas aromáticas, e dá-me muito prazer cuidar delas.

    Bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
  21. Parece-me ser uma questão de energias. Faz uma limpeza energetica à tua casa e vais ver que isso passa. As plantas do interior não precisam de muitos cuidados. Não apanharem sol directo, e regares pouco 1 x por semana.

    :)

    ResponderEliminar
  22. VUELVO DE NUEVO A ESTE BLOG, ME QUEDÉ CON SU RECUERDO LA ÚLTIMA VEZ QUE ENTRÉ EN ÉL.
    HOY,PRETENDO APRENDER TODO LO QUE PUEDA, SOY UNA GASTRONOMA PROFESIONAL, UNA CHEF DE COCINA Y HE DADO CONTIGO ESTA VEZ, A TRAVÉS DEL BLOG DE CASA DA FORMIGUIHNA, A QUIEN SIGO.
    ESTOY DISPUESTA A DOMINAR LA COCINA PORTUGUESA AL COMPLETO,SUS TRADICIONES Y SUS COSTUMBTES.

    POR ESO ME METO EN TU BLOG Y TRATO DE APRENDER MAS DE VUESTRA COCINA, DE VUESTRAS COSTUMRES, EN FIN, DE TODO.
    ME HA ENCANTADO CONOCERTE NUEVAMENTE.

    ESPERO VERTE PRONTO

    CUATRO ESPECIAS

    ResponderEliminar
  23. Parece que não sou só eu a desajeitada da jardinagem. Por altura do Natal o meu mais que tudo ofereceu-me uma Flor do Natal e mim e à minha mãe. A da minha mãe continua linda e viçosa; a minha morreu ainda antes do Natal.
    Palavras para quê??

    BE

    ResponderEliminar
  24. Olá
    Eu tenho o mesmo problema... cá em casa até uma simples rosa assim que passa da porta começa logo a morrer. Como a minha casa não tem muita luz solar julgo ser por isso que elas não aguenta. A varanda é fria e não tem luz directa e na marquise são os gatos.... Haverá solução para o meu caso??? lol
    (Maria)

    ResponderEliminar
  25. O limoeiro gosta de estar protegido com uma parede. Pode adicionar uma boa terra, pois é daí que ele se alimenta, Não é exigente em agua. Deve poda-lo na altura certa.
    Gosto das suas receitas. A pagina esta muito bem redigida e fácil de consultar.
    Um blogue pode servir de base para um livro, grato pelo seu trabalho.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  26. - Muito legal o seu blog! A-do-rei!

    Poxa, queria um limoeiro desses aqui em casa :)

    Beijos! Seguindo!!

    ResponderEliminar
  27. Eu já tive uma horta na varanda...mas há quem leve a ideia mais a sério como o movimento de Permacultura Urbana que eu desconhecia mas que tem princípios engraçados:

    http://saldo-negativo.blogspot.com/2011_03_01_archive.html

    bjs

    ResponderEliminar
  28. Também sou fã das plantas com utilidade na varanda, mas completamente maçarica no assunto. Estou agora na fase da sementeira. A diferênça é que pelos vistos sou sortuda com as plantas e elas duram, mesmo com poucos cuidados. Parabéns palo limoeiro e pelo blog que gosto tanto de seguir.
    http://terapiadacrise.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  29. Q lindo!

    Conseguiu ele através das sementes do limão? ou ja comprou em muda?

    Demorou muito tempo para ele atingir esse tamanho e dar os frutos?

    sonho com um desses mas minhas mudinhas não passam dos 15 cm e morrem...

    ResponderEliminar
  30. Tenho uma varanda e andava com vontade de ter um limoeiro mas queria saber se me podes ajudar numa questão: Eles crescem muito? Ou há alguma espécie de limoeiro mais baixinho e mais proprio para ter nesse espaço pequeno? Onde compras-te o teu?

    Beijinhos e parabéns pois tens aqui um blog muito util e bem construido, obrigado por tudo o que partilhas

    ResponderEliminar
  31. Para economisar e comer com grande qualidade, dessidimos colocar na nossa varanda alguns vasos onde em vez de plantar flores colocamos alfaces, tomates, pimento, salsa, coentros, até ortelã... Nos dias que correm e as dificuldades economicas que todos atravessamos podemos ter em vez de um ou dois vasos com flores porque não rentabilisar, a ideia do limoeiro também é optima...

    ResponderEliminar
  32. Eu descobri a ideia de ter limoeiros em vasos há uns meses e desde aí ando em pulgas para experimentar. O problema é que nem varanda tenho... será que num vaso bem grande, na minha sala soalheira ele se safava? E será que dava limões na mesma? Mesmo que não desse era uma planta original para se ter numa sala ha ha =)

    ResponderEliminar
  33. bom dia =)

    onde poderei arranjar um limoeiro(pequeno), gostei da ideia =)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. joaokarvalho@sapo.pt8 de outubro de 2013 às 13:21

      Horto no campo grande. tem que ter muita atenção ao que vai comprar. Não olhe para a aparência de ter muitos limões, mas sim de o tronco ser grosso.

      Eliminar
  34. É eu também sou um zero à esquerda no que toca a plantas,mas este ano decidi mais o meu companheiro fazermos uma mini-horta na varanda e a verdade é que não há nada melhor que as ervas colhidas na horae omais importante o que se poupa;por enquanto temnho 2 vasos de salsa,3 malaguetas(vermelhas e 1 verde),1 hortelã,1 tomilho,1 coentros,1 loureiro,1 alecrim,1 oregãos,1 alfazema(lavanda),1 feijão manteiga,1 maracujá e 1 framboesas;este ano já nao deu mas para o ano vou plantar limoeiro,alface e tomate cereja,que gosto muito e depois é só esperar que elas deem frutos.
    Adorei o seu blog muitos parabéns ,vou ser seguidora com certeza.

    ResponderEliminar
  35. joaokarvalho@sapo.pt8 de outubro de 2013 às 12:51

    comprei um limoeiro (lima) anão à um ano e tenho numa varanda fechada, tem limões e o limoeiro começou a dar rebentos com boa folhagem. será que vai este ano dar flor e limões.

    ResponderEliminar
  36. Bom dia. Se pudesse ser, gostaria de saber como plantou o limoeiro. Deram-lho assim? Comprou e pôs no vaso? Gostaria muito de ter um limoeiro na varanda (se ele sobreviver à convivência comigo, porque as orquídeas e as violetas não sobrevivem), e gostaria de saber por onde começar... Obrigada.

    ResponderEliminar