terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Uma Mesa Composta

No sábado passado combinamos um almoço em cima da hora com o Tio L. e a Tia M. Não houve tempo para grandes preparações, mas mesmo assim tudo ficou bonito e composto.
Enquanto preparava o almoço e um bolo de chocolate para sobremesa, o M. ficou, como habitualmente encarregue de pôr a mesa. Usou uma toalha preta da Zara Home, de que gosto bastante e já tenho há algum tempo, e foi altura de estrear os novos marcadores adquiridos nos saldos (1,95€/cada), na loja O Gato Preto. A época dos saldos, como já referi várias vezes, é ideal para comprarmos alguns mimos também para a casa, como pratos e copos, acessórios de mesa e de decoração, toalhas, individuais, marcadores... Na mesa estão também uns copos de vinho de pé, que o M. adora, e que custaram 1€ cada no IKEA.
E como não houve tempo para preparar nenhuma outra entrada, houve queijo curado de ovelha, paio de porco preto,  requeijão de seia caseiro da prima I. com doce de abóbora e nozes, requeijão e pão alentejanos e ainda umas azeitonas temperadas.
Umas entradinhas saborosas e rápidas e uma mesa bonita são duas excelentes razões para que os convidados se sintam bem recebidos e que o almoço corra bem!

33 comentários:

  1. ficou lindissima a mesa e com muito bom aspecto
    parabens

    ResponderEliminar
  2. Ainda ando na fase de comprar as toalhas, marcadores, copos de pé alto... Acabaste de dar excelentes ideias!

    ResponderEliminar
  3. Bom dia!
    Adorei! Está linda. Não vi os marcadores na loja do gato preto :(
    Dão um ar majestoso à mesa.
    Como está a correr o lançamento do livro?
    Beijinho
    http://osdiasdanossavida.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  4. Está lindíssima a mesa, mas tenho que gabar a toalha, ando á procura duma preta há montes de tempo.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. ficou bem gira a mesa! muito elegante, simples e pratica!
    as entradinhas são fantasticas! ;)

    ResponderEliminar
  6. Que bonita mesa! Concordo com o que diz que uma mesa bonita faz com que a refeição corra bem, quando os nosso convidados vêm uma mesa posta com cuidado e esmero, sentem-se lógicamente bem-vindos, depois o prato principal até pode ser o mais básico do mundo, sabem logo de inicio o quanto são queridos na nossa casa.

    ResponderEliminar
  7. Parabéns pela linda mesa e pelo Marido que também tem bom gosto...

    jinhos

    ResponderEliminar
  8. A mesa está linda, muito elegante, no entanto há um erro na colocação dos talheres de sombremesa: o garfo é colocado voltado com os dentes para a direita, nunca alinhado no mesmo sentido que colher... são pormenores que fazem toda a diferença e arruinam uma mesa...
    Sara

    ResponderEliminar
  9. Cara Sara:

    Quando não se utiliza faca de sobremesa, como foi o caso, o cabo do garfo coloca-se virado para a direita (na mesma direcção da colher), uma vez que vai ser usado pela mão direita.
    Mas tem razão naquilo que diz. Não há nada pior do que uma mesa mal posta! Arruína toda e qualquer elegância.

    ResponderEliminar
  10. Ficou muito bonita com muito bom gosto. Não é necessário gastar muito, é preciso é saber gastar pouco.

    Beijinhos
    Isabel

    ResponderEliminar
  11. Para um almoço em cima da hora, está com requintes de festa programada há meses ;o))) Muito bom! Adorei o efeito da toalha preta e fiquei com vontade de comprar uma ;o))

    ResponderEliminar
  12. Desculpe voltar a referir o assunto, mas mesmo não usando faca de sobremesa, o garfo é colocado desalinhado da colher (com os dentes para a direita)...para quem não sabe, basta fazer uma pesquisa na net...
    Sara

    ResponderEliminar
  13. Cara Sara:

    Por acaso não encontrei na internet nenhuma referência à disposição de talheres de sobremesa sem faca.(o que não quer dizer que não exista!)
    Continuo a colocar assim os talheres de sobremesa quando não uso faca, pois não faz sentido pegar no garfo pela esquerda para o segurar com a mão direita.
    E creio que li acerca deste assunto num livro de etiqueta referente a novas regras de etiqueta - adaptadas aos tempos mais actuais.

    ResponderEliminar
  14. A mesa está linda e vê-se que foi preparada com muito gosto!

    Bejinhos
    Su

    ResponderEliminar
  15. Aqui vai um link que pode ajudar:

    http://coisinhasdafamilia.blogspot.com/2010/06/como-colocar-mesa.html

    ou então basta colocar no google imagens "como colocar talheres de sobremesa" e encontrará fotos elucidativas...

    E creio que as regras de etiqueta, mesmo as adaptadas aos tempos actuais seguem os imperativos dquilo que sempre foi "etiqueta" (excepção feita à colocação do guardanapo) que, como deve saber, varia consoante os países.

    Sara

    ResponderEliminar
  16. Cara Sara:

    Realmente não me lembrei de fazer pesquisa por imagens.
    Posso realmente ter feito confusão com aquilo que penso que li. No entanto continuarei a fazer assim (apenas quando não uso faca) porque faz mais sentido, pelo menos para mim. Aliás, este post não era sobre como colocar uma mesa, portanto parece-me irrelevante continuar a discutir esse assunto.
    Eu sei que devemos cumprir as regras de etiqueta, principalmente quando recebemos em casa, mesmo que seja apenas a família e os amigos, e é isso que tento sempre fazer. Mas, em ultima análise, a nossa casa é onde nos devemos sentir confortáveis e felizes, e o garfo assim faz-me sentir mais "confortável".
    E como não recebo o Presidente da República, nem a Raínha de Inglaterra, parece-me que esta "facadinha" na etiqueta não é assim tão grave. De qualquer maneira muito obrigada pela sua informação e pelo tempo que dispôs para provar que eu estava, ou melhor estou, a cometer um erro.

    Joana Roque

    ResponderEliminar
  17. A mesa está de uma simplicidade genial!Muito bonita.
    Parabéns vou aproveitar as ideias
    ;P

    ResponderEliminar
  18. Muito bonita!
    Os copos de àgua são lindos! Onde os adquiriu?
    Mt sucesso para o livro, vou comprar um!
    Bjs

    ResponderEliminar
  19. Descobri por acaso o seu blog e, francamente , achei as matérias extremamente interessantes, focadas no nosso cotidiano. Tive o prazer de o percorrer até quase ao início ( é muita leitura para um dia só), e, até ao momento, só posso elogiá-la. Vou começar a segui-la.
    Dar-me-ia imenso prazer se me visitasse.
    Bj, Nina

    ResponderEliminar
  20. Já folheei o livro "feito em casa!, babei!!!! não o comprei imediatamente porque é fim de mês e a coisa esta dificil, mas em março já cá canta!
    è maravilhoso! até o garfismo do livro é lindo! Muitos, muitos Parabéns!

    ResponderEliminar
  21. Num daqueles fins de tarde em que todos se lembram de querer qualquer coisa do shopping, aproveitei a confusão entre miúdos e graúdos e disse ao J., "vou á fnac espreitar uma coisita e venho já!(Yuupii!)"
    Folheei e comprovei o que esperava..não resisti! :D
    Sorridente disse-lhe, já por casa, "sabes aquele blog que falo sempre? saiu na 2ª (enquanto mostrava o meu livro novo)..
    Parabéns pelo sucesso garantido! :D
    Mesa LINDA, óptimo gosto! Nada como o conforto de nossa casa no bem receber!!! ;)
    Já animei..:D

    bjns

    ResponderEliminar
  22. Engraçado, hoje estava a ver a tvi mais própriamente a ver o "Você na tv" e quando olhei para si (mesmo sem saber) pensei que era a dona deste blog, qual o meu espanto quando dizem que um dos seus blogs era mesmo este! lol

    Achei demais..fiquei a conhecê-la! :D

    Adoro vir cá e ver as suas ideias e ainda para mais com um livro, vou ter que o comprar porque bem preciso da sua ajuda! :)


    beijinhos e obrigada :)

    ResponderEliminar
  23. Adorei ver o seu à vontade frente às camaras de televisão!!!!Parabens!!!só tive pena não ter visto do principio.....Gostei tambem mto das suas sugestôes!!!PARABENS!!! e mto SUCESSO!!! é bom ver gente nova com tão boas ideas!!!!obrigada

    ResponderEliminar
  24. Gostei da mesa mas também gostei de a ver na tvi!Parabéns pelo livro e pelas receitas maravilhosas que venho visitar todos os dias!!
    Felicidades

    ResponderEliminar
  25. Só o requeijão com o doce de abóbora fazem as delícias de qualquer um! ;)

    ResponderEliminar
  26. Bom dia... descobri o seu site graças ao seu livro que adorei e encontrei no meu fim de semana à Lisboa... sou fã de cozinha e art de la table...gostaria de saber onde encontrou os seus talheres que acho o maximo ?

    Obrigado de Paris e esperando a sua resposta

    ResponderEliminar
  27. Olá,a mesa está linda. Estive uns tempos ausente estou a actualizar-me agora,gostava de saber qual o livro de que comentam,e se continua com o programa na SIC Mulher?

    ResponderEliminar
  28. Desculpem a intromissão na "discussão" do cabo do garfo de sobremesa!
    No blog indicado pela Sara há uma contradição, a imagem mostra o cabo do garfo oposto ao da colher, mas na "legenda" da mesa diz : "talheres para sobremesa: acima do prato, com o cabo para a direita". E então, em que é que ficamos?
    Parabéns Joana, as suas receitas e dicas têm sido muito saborosas e uteis!
    Rui Agante

    ResponderEliminar