quinta-feira, 14 de abril de 2011

Salada sempre à mão e mais sobre o "Feito em Casa"

Nas prateleiras do supermercado, cada vez é maior a área destinada a produtos pré-embalados e prontos a consumir, principalmente na área das frutas e legumes.
Um desses produtos são as saladas embaladas (que reconheço que são bastante práticas, não por já virem prontas a usar, porque eu normalmente ainda volto a lavar as que compro, mas sim por causa da variedade de folhas verdes que contêm, e que de outra maneira não conseguimos comprar, como é o caso da rucula, dos canónigos, da chicória, dos espinafres baby, ...). Se comprarmos apenas alface, claro que fica muito mais económico comprar a alface inteira do que embalada e pronta a usar. Poupa-se tempo, mas não se poupa a carteira.
Para ter a alface sempre pronta a consumir,´nada mais simples. Basta arranjar a alface toda de uma vez, e de a manter no frigorífico sempre à mão. Para isso é preciso lavar bem a alface para retirar toda a sujidade, deixando um pouco de molho numa bacia e mudando a água algumas vezes até sair limpa. Retirando depois os talos grossos e ripa-se com as mãos. Depois, e este passo é muito importante, secar bem a alface usando um secador de saladas. Dão-se algumas voltas para retirar a água em excesso e depois basta colocar a alface numa taça ou saco plástico no frigorífico.
Terão assim a alface já lavada e pronta a consumir sempre que desejarem, sem gastar euros extras na compra de embalagens prontas a usar.
Quanto ao "Feito em Casa", tem mais apresentações esta semana. No sábado (16/4) pelas 17h30 na livraria Bulhosa do Oeiras Parque, e no domingo (17/4), às 16h na FNAC de Cascais. E não é tudo: a partir de hoje o "Feito em Casa" é também uma rubrica mensal no programa "Mais Mulher" ( hoje, 19h no canal sic mulher) - não haverá receitas, mas sim sugestões para simplificar a vida doméstica.

E para não se centralizar tudo em Lisboa, haverá também um workshop no Porto, no porto.come, dia 29 de Maio pelas 11h30.

25 comentários:

  1. Olá!
    Os meus parabéns pelos fantásticos blogs e pelo livro, que li ávidamente, como se de um romance policial se tratasse! :-) Estou fã.
    Isto é algo que em casa costumo fazer, pois se já tiver a alface lavada é certo que não falha a salada à mesa.
    Se me permite a "achega", que li algures, o ideal é guardar a alface com as folhas inteiras (depois de lavadas, e secas, claro), pois ao riparmos estamos a aumentar a superfície que irá oxidar e acaba por se estragar mais depressa. Continuação de bons conselhos!!!
    MJ

    ResponderEliminar
  2. Sou sua fã desde a época natalicia quando apareceu uma reportagem no telejorrnal sobre os seus blogs, desde então acompanho os seus blogs e voltei a vê-la no Portugal no Coração... estou desejosa por comprar o livro, mas ainda não o encontrei... Parabéns pelo seu trabalho! Há sempçre uma maneira de dar a volta por cima... Bjs

    ResponderEliminar
  3. parabens! se puderes vai postando os videos, pois nem sempre conseguimos ver. obrig

    ResponderEliminar
  4. Oh que maravilha de dica esta da salada, acontece-me tanto não comprar mais vezes salada porque depois estraga-se ou assim...
    Gostei muita e quanto a Feito em Casa ainda estou por adquirir (que falha) mas ainda não consegui encontrá-lo, deve estar a ser um sucesso tão grande que está a esgotar! Que bom!
    O programa vou seguir de certeza.
    Parabéns,
    Beijocas.
    Sarinha

    ResponderEliminar
  5. Ahhhhh finalmente uma boa noticia para mim :D Estava na espectativa de quando viria fazer uma apresentação do livro mais para norte!! Fica já marcado o dia na agenda :)

    ResponderEliminar
  6. uso muitas vezes as ditas saladas de compra por conterem ingredientes que não são fáceis de encontrar avulso... e não há dúvida que são muito práticas.
    mas no poupar é que está o ganho e esta tua dica é muito boa.
    quanto ao teu livro, é óptimo... esta semana já publiquei a receita de Bacalhau Rápido retirada do "Feito em Casa".
    beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Que optima sugestão para as saladas!!
    Adoro o teu blog! Sigo-o atentamente! Parabéns!
    bjs

    ResponderEliminar
  8. Mais uma ideia fantástica. Já estive com o teu livro nas mãos, adorei folheá-lo e ver a tua foto na contra capa, é bom dar-mos uma cara a um nome!!! Mas assim que possa irei comprar um exemplar para mim. Adorei a forma do livro, as receitas todas descritas com uma letra como se tivesse sido todo escrito à mão e o papel reciclado dá-lhe um ar fantástico, adorei.
    Parabéns e felicidades,
    Carla

    ResponderEliminar
  9. Olá, quantos dias posso guardar as verduras assim? tenho que congelar ou só colocar na geladeira?

    Outra coisa, fiz o Curd de limão mas usei limão Taiti, e esqueci de colocar as raspas da casca do limão, o curd ficou com cheiro de ovo, se eu fizer mais um pouco de sumo com raspa e misturar com o que fiz esse cheiro sai?

    imensamente grata pelas muitas ajuda que você dá aqui.
    beijão
    aprendizdecostura

    ResponderEliminar
  10. Uma boa sugestão !! obrigada

    Muitos parabéns a qualidade do seu trabalho justifica o sucesso !!
    :))

    ResponderEliminar
  11. Posso lhe sugerir ainda melhor. Realmente para lavar bem as alfaces e de modo economico, deixar de molho na água juntamente com um pouco de vinagre. A alface para nao murchar no outro dia tem de facto que estar muito muito bem seca. E se a deixar lavada nyum alguidar e dentro de agua e por no frigorifico fica bem rijinha e fresca e garanto-lhe que melhor que esta solução que apresentou. experimente e confirme-me. BJS

    ResponderEliminar
  12. Olá!
    Fico a aguardar ansiosamente por essa vinda ao Porto!! :D
    Obrigada por todas os conselhos!

    Vera Silva

    ResponderEliminar
  13. Bem! Que casualidade! Vi o teu post e liguei de imediato a tv e, cá estás tu, na minha sala!
    Quanto à alface e sua conservação, estou muito de acordo, mas deixo uma pequenina sugestão: se usares o papel absorvente vai conservar por mais tempo.(http://osdiasdanossavida.blogspot.com/2011/01/antes-de-avancar-para-novas-receitas.html)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  14. Vou ver se consigo ir a Cascais!!Deve ser interessante!Boa dica!

    ResponderEliminar
  15. Parabéns, adorei vê-la na tv.
    Achei-a muito à vontade, se calhar estava bem nervosa, mas acho que correu maravilhosamente! :)
    Já era fã, agora sou super fã!
    Mais uma vez parabéns e muito obrigada pelas receitas maravilhosas que vai partilhando connosco.

    ResponderEliminar
  16. Parabéns pelas boas notícias! Fico em pulgas para ver esse programa (o de hoje, perdi, mas amanhã há mais, espero).
    Junto-me à aloucura no pedido de vídeos, se for possível.

    ResponderEliminar
  17. Que bom! Parabéns!

    Já andei a cuscar o teu livro. Está muito bom!

    ResponderEliminar
  18. Eu faço isso e assim como a alface toda porque não tenho preguiça de a arranjar cada vez que quero comer.

    Continuação de bom trabalho!

    ResponderEliminar
  19. Podia vir a Aveiro! :D
    Dar workshops...
    Fico à espera !!

    ResponderEliminar
  20. Olá, ja há muito que sigo o blog e acho fantastico, há coisas que ja faço como esta dica da salada e dá imenso jeito, e outras vou aprendendo. espero que com o lançamento do livro venha a te á margem sul. parabens

    ResponderEliminar
  21. O teu blog tem sempre dicas otimas. Já utilizo esse sistema para conservar a alface mas comverso dentro de um caixa plastica forrada com um pano da loiça (http://a-lojadaju.blogspot.com/2010/04/dica.html)
    Bjs.

    ResponderEliminar
  22. Olá adoro os seus blogs, dão um jeitão!!!!
    Mas gostaria de partilhar um segredo com todas as leitora e leitores, (embora em numero inferior, pelos motivos que se sabe).
    Os legumes conservam-se mais tempo no frigorifico se os envolver num pano seco (pode ser um pano de cozinha, se for uma fralda de algodão branco melhor)e depois na caixa ou saco de plastico.

    ResponderEliminar
  23. Acabei de ler o seu livro,comprei-o a semana passada e não resisti enquanto não acabei. PARABÊNS.

    ResponderEliminar