terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Aprovisionar como a formiguinha...

Certamente que todos conhecem a história da cigarra e da formiga. Enquanto a cigarra cantava e aproveitava o sol e o calor,  a formiga ia aprovisionando para o inverno rigoroso. A cigarra desdenhava e fazia pouco da formiga, mas quando o inverno chegou, a formiga pode desfrutar do que tinha conseguido guardar enquanto a cigarra passava fome e frio. Não quero fazer aqui nenhuma análise mais profunda acerca dos hábitos de algumas "cigarras" e de outras "formigas", mas esta fábula poderá servir de exemplo a algumas pessoas. (Não vale a pena é falar na falta de solidariedade da formiga...)
Por estes dias estive cá em casa numa de "aprovisionamento". Uma abóbora que cá estava desde Outubro foi finalmente aberta e cortada em muitos pedaços. Houve sacos para congelar que a reserva guardada anteriormente estava já a chegar ao fim. Fiz sopa para a semana e ainda uns quantos frascos de compota.
Não tarda nada é época de requeijões deliciosos, e nada melhor para uma sobremesa ou entrada do que acompanhá-los com uma compota de abóbora e laranja.
Além da abóbora, aproveitei uma ida às compras e aos populares descontos para "aprovisionar" um pouco mais a despensa. Há que fazer um pouco como a formiga e aproveitar estas oportunidades. Principalmente para depois também podermos fazer de cigarra e não desperdiçar as coisas boas da vida!

10 comentários:

  1. Pois cá por casa também é assim, o meu sogro está sempre a contar essa história a minha filhota, beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Tambem fiz compota de kiwi à pouco tempo... A minha mãe entreteve-se a fazer compota de Abobora :P

    ResponderEliminar
  3. A abóbora cá em casa tb é congelada p ser usada mais tarde, pois ñ conseguimos consumir tudo duma vez :) E quem fala na abóbora, tb serve p mts outras coisas: p.ex., no verão, comprei frutos vermelhos d'época e congelei em caixas herméticas, assim já tenho p uma sobremesa q queira fazer em qq altura :)

    ResponderEliminar
  4. É bem verdade ! Cada vez mais temos de ser como as formiguinhas . Temos de aproveitar ao maximo os produtos da época , e quando são oferecidos ainda melhor !
    beijinho doce ;)

    ResponderEliminar
  5. Eu acho que começo a aprender consigo. Decidi tambem ir aos saldos e comprei já uns pequenos cestinhos, as 0.50€ cada um! Para armazenar ja para o final do ano. Optimas ideias, como sempre. *

    ResponderEliminar
  6. Por acaso, tb com uma abobora que me deram no Natal aconteceu exatamente a mesma coisa... Até porque cá por casa o doce mais apreciado é o de abóbora. Quanto às promoções dos ultimos dias, acho que comprei alguns produtos que chegam para um ano... E os vales de desconto continuam a chegar.
    Beijo
    Maria

    ResponderEliminar
  7. Poupanças & Companhia11 de janeiro de 2012 às 15:15

    Tb comecei a fazer isso.
    Há que aproveitar estas promoções que aparecem e ir guardando na despensa. Conseguimos poupar imenso. Claro que temos de fazer o investimento inicial, mas depois no resto do ano andamos mais folgados.

    Gostava que tivesses uma página no Facebook.

    Poupanças & Companhia.

    https://www.facebook.com/pages/Poupan%C3%A7as-Companhia/272520809462451?ref=tn_tnmn

    ResponderEliminar
  8. Estou a aprender a ser formiguinha com as suas boas práticas :D Há uma semana andava eu a cortar abóbora também... mas aquilo ainda dá que fazer! aproveitei tb para congelar e uso na sopa e para engrossar os molhos... e fiz, pela primeira vez, um doce de abóbora e canela... calhou mto bem :)

    http://ecoisasassim.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  9. Parece que andamos todas pelo mesmo hipermercado, nestas últimas semanas ;)

    ResponderEliminar
  10. Olá! Descobri este blog há relativamente pouco tempo mas ja o vi de ponta a ponta! Cada post, cada foto, cada dica. Através dele, tenho vindo a conhecer muitos outros blogs interessantes, o que me deu vontade de entrar também na blogosfera. MAs este blog..ai este blog é uma maravilha! Inspira-nos, dá-nos energia e torna-nos melhores pessoas e donas de casa. Gosto gosto. Parabéns :D :D
    Passe no meu http://objectivoperfeicao.blogspot.com
    Beijinhoo

    ResponderEliminar