quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Combater o Frio


Lá vai o tempo de passar fins de semanas de inverno na casa dos avós. Casas de aldeias, frias e parcialmente desabitadas. Onde a lareira acesa na cozinha ou na sala faziam destas as únicas divisões aquecidas. À noite, vestíamos os pijamas aquecidos na botija de água quente que ia depois para a cama para nos fazer companhia. Na cama muitos cobertores que puxava até às orelhas para dormir quentinha. Talvez por isso me tenha ficado o gosto pela botija de água quente e pelas mantas no sofá que ainda hoje não dispenso.
Apesar de morar numa casa com lareira, aquecimento central a gás natural e de ter termo ventiladores e aquecedores, uso ainda essas técnicas mais simples para me manter aquecida.
Sou uma fã incondicional da velhinhas botijas de água quente, e não há nada melhor para manter os pés quentes ou de aquecer a cama e o pijama. A manta no sofá, neste caso um saco cama mais antigo que é ainda mais quentinho, é outra das companhias imprescindíveis nestes dias frios. Umas meias grossas e umas pantufas, camisolas ou polares ajudam  a manter-me confortável em casa. E para ficar ainda melhor nada melhor como uma chávena de chá a escaldar ou de um chocolate quente.
E isto não quer dizer que não acenda a lareira, ou não ligue aquecedores ou que não use o aquecimento central. No entanto parece-me um desperdício de energia ligar o aquecimento central, que aquece toda a casa, quando estou sozinha. O mesmo se passa com a lareira (que nem sei acender....). e que só tem piada quando é para ser partilhada entre família e amigos.
E claro que uso aquecedores, agora só para mim, para estar confortável a ver as minhas séries favoritas umas meias, o saco cama, a botija de água quente e uma chávena de chá deixam-me perfeitamente bem.
Agora, que as notícias tanto falam desta vaga de frio, nunca são demais sugestões simples para nos mantermos quentes nestes dias mais frios.

14 comentários:

  1. Eu tenho que acrescentar o robe. Sem ele não sou eu. Já tive o vicío da botija de água quente, a que eu chamo saco, mas passou-me e são raras as vezes que consigo adormecer sem me descalçar primeiro.
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  2. Aprovado. Lá em casa aquecedor só nas últimas. É bom para o ambiente e para a carteira. Antigamente, mesmo onde não havia electricidade não se morria de frio... as pessoas agasalhavam-se, usavam-se camisolas grossas (tricotadas em casa), a família estava junta à lareira. E se quisermos ser modernas podemos substituir os sacos / botijas de água quente por sacos de sementes que se aquecem no micro-ondas e que também podem ser feitos em casa.

    ResponderEliminar
  3. Enquanto isso, aqui no Brasil estamos comemorando que o calor e o sol chegaram. O verão começou em Dezembro, mas aqui só chovia desde o início de janeiro. E hoje está um lindo dia de sol e céu azul e temperatura de quase 30 graus celsius.
    Essa sua dica, vou guardar para Junho ou Julho... :-)
    Um beijo e tenha dias quentinhos aí no calor do seu Lar Doce Lar com seus queridos!
    Ro

    ResponderEliminar
  4. Em Portugal era raro ligar o aquecedor, mas aqui na Inglaterra tem mesmo de ser, mesmo com pijama quente, roupa interior, meias grossas, robe, pantufas quentinhas... não se consegue evitar o frio!
    No entanto não usamos o aquecimento central mas sim um aquecedor a óleo, que levamos para a divisão da casa onde estivermos.
    Também vou fazer uns saquinhos de microondas, que são super simples - basta fazer a "almofada" e enchê-la com arroz ou sementes e acrescentar um cheirinho de alfazema ou óleos essenciais.

    ResponderEliminar
  5. Também gosto muito das botijas mas eu uso as naturais, pelo menos não corro o perigo de me queimar. Fiquei mesmo viciada.

    Podem ver aqui (desculpem a publicidade) http://www.belitabijuteria.com/index.php?page=shop.browse&category_id=48&vmcchk=1&option=com_virtuemart&Itemid=71

    Têm capas laváveis para o caso de se sujarem.

    Bjs,
    Anabela

    ResponderEliminar
  6. Sem dúvida a botija é a minha melhor amiga nestas noites frias, assim como a gata, mas que só vem quando lhe apetece :)

    Robe quentínho com carapuço é indispensável e a lareira depois das 23h é só minha, basta o brazido e eu estou bem durante mais umas duas horas!

    ResponderEliminar
  7. é muito giro chegar à conclusão de que, no fundo, temos todos hábitos iguazinhos!

    ResponderEliminar
  8. completamente de acordo...uso as mesmas técnicas...não há nada melhor e mais ecologico.

    ResponderEliminar
  9. Estou como a Anabela, rendida aos saquinhos com cereais. No meu caso custaram bem menos pois fui eu que os fiz. Aliás, foram prendas de natal que ofereci às amigas!
    Não durmo sem as minhas!

    ResponderEliminar
  10. São óptimas sugestões, acrescentar também a mantinha nos joelhos. É uma pena que as casas mais antigas, como a minha não tenham sido construídas a pensar no frio, mas também não éramos um país destas temperaturas, agora é que está cada vez mais frio. Bjs quentinhos

    ResponderEliminar
  11. Vou deixar aqui uma dica um pouco estranha. Mas eu também me ri quando a contaram pela primeira vez.
    O que eu faço é colocar uma garrafa de plástico (dos sumos ou água) com água quente (o quente da torneira chega), fecho bem e vai para debaixo dos lençóis. De manhã ainda estão quentes.
    Resulta mesmo!
    E podem dormir cão várias garrafas.
    É super seguro, barato e a água podem reutiliza.r nas casas de banho

    ResponderEliminar
  12. é verdade eu também não dipenso a minha rica mantinha no sofá, aliás por esta altura é mais que uma :)

    ResponderEliminar
  13. Eu ñ dispenso a mh mantinha no sofá! Até no verão, tenho sempre qq coisa, adoro o aconchego, qt mais quentinha melhor :) Bjinhos e um fds cheio de calor!

    ResponderEliminar
  14. Já que se fala em frio e em poupança, eu aproveito os serões para tricotar e assim manter as mãozinhas quentes.
    Faço artigos quentinhos, personalizados e a baixo custo porque penso que se eu gosto de poupar os outros também deverão de gostar.

    vejam em http://princesajuju2010.blogspot.com ou pesquisem a página do facebook da "princesajuju" e deixei os vossos "likes", comentários e encomendas :-)

    ResponderEliminar