terça-feira, 29 de maio de 2012

Redecorar sem Orçamento para Gastar

Muitas vezes pensamos em como gostaríamos de dar um novo ar à nossa casa. Mas estão para estas  o orçamento da maioria de nós está bastante limitado e não há possibilidade para estas extravagâncias.
Mas, há coisas simples e sem custos (ou verdadeiramente económicas) que podemos fazer para dar um novo ar à nossa casa. Afinal não há nada como o espaço onde habitamos e é nele que nos devemos sentir bem e confortáveis. Ficam então algumas sugestões:

 - Decore com flores:

Utilize flores do seu jardim ou campestres e faça pequenos arranjos e disponha-os em cima da cómoda, na mesa da sala, ou por cima da lareira. A sua casa ficará logo com um ar mais fresco e a chamar a primavera e o calor, além de ser um apontamento de cor numa divisão.Como jarras poderá reutilizar garrafas, frascos e até latas.

- Móveis:

Não precisa de comprar móveis novos para se sentir numa casa nova. Experimente reorganizar a posição do sofá, das mesas ou das cadeiras. Também poderá trocar móveis entre divisões e assim, rapidamente verá a sua casa com outros olhos. Poderá ainda, se tiver habilidade para tal, pintar um móvel antigo que herdou da avó ou da tia, trocar puxadores. E é sempre uma boa solução perguntar aos familiares e amigos se não têm algum móvel perdido em alguma arrecadação, sotão ou garagem. Para eles poderá ser um alívio livrarem-se dele e para si poderá ser o que precisa para dar uma nova vida à sua casa.

- Troque os cortinados e tapetes:

Quando digo trocar, não me refiro a comprar novos. Mas já experimentou colocar o tapete da sala no escritório e o da sala no hall de entrada? E os cortinados que habitualmente estão na sala no quarto? Bastam pequenas mudanças de lugar para um novo ambiente. Outra solução económica e trocar as capas de almofadas - que poderá facilmente fazer - para dar um novo apontamento de cor num quarto ou numa sala.

- Decore com velas:

Sejam velas grandes ou pequenas, são perfeitas para criar ambientes mais intimistas. Coloque.as em copinhos e espalhe-as pela casa, acendendo-as quando cai a noite. Perfeito para quando recebe amigos.

- Fotos ou quadros:

Em vez de fotos espalhadas pela casa, porque não dispô-las todas na mesma parede? Outra solução é decorar com ilustrações de livros, telas feitas por si, ou pinturas das crianças. Basta comprar moldura simples de vidro e terá uma decoração bonita e económica.

 – Caixas:

Aproveite velhas caixas de sapatos e forre-as com um papel autocolante a seu gosto. Depois, ao reorganizar um espaço aproveite para o desimpedir e retire os objetos em excesso colocando-os nas caixas que poderá usar como um novo elemento de decoração numa prateleira, por exemplo.
Ao desimpedir o espaço aproveite para dar destaque às suas peças favoritas e lembre-se que “menos é mais”.

- Nova decoração no quarto:

Basta trocar a colcha e as almofadas do seu quarto - certamente que terá mais de uma colcha - para o seu quarto parecer logo diferente. Aproveite para adequar a cor e os tecidos à época do ano. Dê uma volta pela casa e descubra objectos que se adeqúem à nova palete de cores e incorpore-os na divisão.

- Mantas:

Para mim são um elemento decorativo perfeito e dão o toque final a qualquer decoração.No quarto coloque-a aos pés da cama; na sala tenha-a sobre dobrada nas costa do sofá, pronta a usar; no escritório no braço do cadeirão; e no quarto das crianças, pendure-a no berço.

7 comentários:

  1. Obrigada pelas inspirações (de ambos os blogues)! Graças a elas tenho tido muito mais gosto (ou ainda mais) pela minha casa e faço o que posso para melhorá-la com coisas simples como estas!
    Bem haja e um grande abraço!

    ResponderEliminar
  2. Muito legal suas dicas valem ouro!!!
    Eu sempre faço isso em casa, adoro mudar e redecorar com o que está na mão.

    ♥Fica com Deus♥
    ♥Mary♥

    ResponderEliminar
  3. Muito boas as suas dicas,amiga!Mudanças são sempre bem vindas.

    Bjssssss,
    Leninha

    ResponderEliminar
  4. Ideias ñ faltam e são simples de concretizar :) Bjinhos.

    ResponderEliminar
  5. só precisamos ter um bocadinho de gosto pelas nossas coisas, a criatividade vem sem darmos conta! É necessária muita organização e as pessoas actualmente não se querem chatear, querem tudo fácil e rápido e isso passa por adquirir.......Adorei as ideias, também as costumo utilizar em casa! Beijinhos este blog é uma inspiração...

    ResponderEliminar
  6. Óptima ideia para se poupar uns valentes trocos.
    beijinho

    ResponderEliminar
  7. Eu passo a vida a mudar as coisas do lugar, renova me a alma confesso.. bjs

    ResponderEliminar