sexta-feira, 15 de junho de 2012

Notícias da Horta 5

A horta não está esquecida!
Há novas alfaces a crescer e não tardará que seja altura de apanharmos os primeiros tomates chucha, que vão crescendo a olhos visto, apesar das muitas folhas amareladas e feias que os tomateiros vão tendo. Quanto aos tomate cereja, apesar de crescidas as plantinhas, não há maneira de começarem a ganhar flores. Os pimentos estão também muito atrasados e as plantas ainda pequeninas. Os morangueiros para já, deram o que tinham a dar, mas espero mais morangos...
As primeiras courgetes acabaram por morrer ainda pequeninas, mas já se vêm novas a caminho.
As aromáticas mais antigas como o tomilho, a hortelã e o louro continuam com toda a força. A salsa está pequena e amarelada e os coentros estão todos espigados....
O manjericão também me parece que já viu melhores dias, ma lá vai andando - até porque o meu inquilino gafanhoto tem andado a comer as folhinhas.... E a rucula continua muito pequenina, feiota e também amarelada!
Não sei o que fazer em relação às folhas amareladas e feias. Não é falta de água e também não me parece que seja excesso, O tempo realmente não tem ajudado muito, mas não sei... a horta já esteve bem mais viçosa e bonita do que agora. Mas eu lá vou cuidando dela com amor e carinho!
O limoeiro tem lindos limões que eu até tenho pena de apanhar e continua com novas flores e folhinhas. E já começam a aparecer as primeiras framboesas.
Entretanto há um novo habitante na horta - um manjerico, que não podia faltar nesta época de Santos Populares.
Apesar de tudo a minha hortinha cá vai andando. E serei sou eu a achar que a minha horta está pouco viçosa?

20 comentários:

  1. Desculpa, mas não acho nada! E as fotos são bem em pormenor! A mim parece-me tudo bem vistoso e com um ar saudável! Quem me dera conseguir isso no meu terraço... só mesmo cátos! ;) Acho que está bem bonito! E é como dizes, o tempo está tão instável, que as plantas também sofrem: ora está calor, ora frio, ora chove...
    um beijinho e continua a mostrar a tua horta linda!
    Ana
    http://pixi2ana.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Olá Joana,

    Não é a única a pensar nos melhores dias das nossas pequenas hortas! Ainda hoje no trabalho me queixei do mesmo. Mas não pode ser isso que nos vai desanimar, por isso, melhores dias virão, até porque estes andam muito tristonhos... esperemos por melhores!!!

    ResponderEliminar
  3. É normal nesta altura estarem menos verdes por causa do calor.
    Os coentros estão a espigar, o que dizer que dentro em breve vão ganhar pequenas bagas, que só tem de deixar secar e plantar de novo.
    Como os coentros espigam muito no verão o ideal é mesmo ter dois vasos em diferentes fases de crescimento.
    Tanto os coentros, como a salsa, o manjericão e as próprias alfaces, é só deixar espigar que fica com sementes para tornar a semear e nem sequer se gasta mais dinheiro.
    Continue com o bom trabalho. Parabéns!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Elsa... as alfaces???? como assim??? eu comi as minhas e comprei novas que já plantei...poderia ter feito diferente?

      Carol

      Eliminar
    2. Desculpe só responder aggora. A solução,se quiser aproveitar as sementes, é deixar uma alface na terra até ela espigar e ganhar flor. Dessa flor vai retirar dezenas de sementes pequeninas e pretas. Aí coloca várias num vaso e quando as alfaces já estiverem com uns 5 ou 6 cm, transplanta para o local definitivo.

      Eliminar
    3. Existe maneira de não andar sempre a plantar alfaces em vez de cortar toda vai retirando as folhas de fora para consumir e assim têm sempre alface.

      Eliminar
  4. Q lindas framboesas! Tens razão, o tempo tem andado incerto e isso tb se reflecte nas plantas, cá em casa tb temos algumas verduras mais espevitadas q outras, tb tem a ver c a sua resiliência ou não c estas mudanças de temperatura e humidade! Mas, ânimo :) Bjinhos e bom fds.

    ResponderEliminar
  5. Estão viçosas, também estou a começar a fazer uma horta pequenina.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Até acho a tua horta bem viçosa! Os coentros espigando, acabam. Nunca consegui aproveitar a semente da folha para voltar a plantar... Pode ser que consigas!
    A salsa já é outro caso. Corta as folhas grandes e que estão a espigar e vais ver que junto à raiz tens novos rebentos. Deixa esses que te vão dar mais salsa e mais tarde volta a acontecer tudo de novo!

    A rúcula, acho que é do tempo. Depois de várias vezes que semeei pela primeira vez a minha não cersceu e está a ficar amarela... Tenta tirar alguma a mais amarela que pode ser que a outra ganhe vida e cresça. Ai fim de um tempo mais vale apanhares assim pequena pois não vai crescer mais.

    Bjs

    Mónica

    ResponderEliminar
  7. Aproveita a semente dos coentros... basta deixares ir ficando e quando tiveres umas bolinhas castanhas apanhas.

    Os tomateiros e a planta dos courgettes, tem muito cuidado com a rega, não molhes as folhas. Calor e água provocam mildio... as folhas ficam como que secas.

    ResponderEliminar
  8. Com o tempo que temos tido é difil as hortas estarem muito viçosas. As folhas amarelas podem dever-se à falta de nutrientes por as plantas estarem em vasos, deves retirar todas as folhas amarelas, que vão melar e atrair pragas,e adicionar adubo. Com este tempo é ainda de pulverizar com enxofre as folhas das courgetes para não se encherem de doença e com calda bordalesa os tomateiros - ambos são admitidos na agricultura biológica.

    ResponderEliminar
  9. SE estão amarelos tens de os sulfatar porque depois estende-se ao fruto, eu tenho um quintal grande onde por todas essas coisas, as unicas que não sulfato são os morangos e as ervas aromáticas porque os tomateiros e as curgetes são muito sensiveis às mudanças de temperatura. basta fazeres um pouco de sulfato num recipente e burrifar as folhas.
    Boa colheita.

    ResponderEliminar
  10. Tem tudo óptimo aspecto, sobretudo os tomates.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Para sulfatar os tomateiros pode ser usada Calda Bordalesa, pode ser comprada em qualquer horto ou cooperativa e eles explicam como deve ser usado. É um pó azul que se dilui em água e ajuda a que as plantas e frutos se mantenham viçosos e percam o ar amarelado de que falas e evita também que os tomates cresçam com partes podres.

    ResponderEliminar
  12. Olá Joana,
    Tudo serve para aprender e estas experiencias, vão fazer com que na proxima vez possas melhorar, por isso nada de desanimar.
    Os coentros e salsa é normal estarem a espigar pois apartir de Maio é isso que acontece,é apenas o ciclo da natureza. Em relação ao tomate como aqui já foi dito, é muito sensivel a rega, precisa de muita agua mas apenas na raiz, não deve apanhar água nas folhas. Por isso se o tens num sitio que apanhe chuva pode ser a origem do amarelado das folhas.
    A rucula que tens é da selvagem, e demora um pouco mais a crescer.
    O tempo tem também muita influência, e para estas culturas de verão, o tempo tem estado na realidade mais frio, mas eu acho que a horta esta mesmo assim perfeita. Não nos podemos esquecer que as plantas estão confinadas a pequenos espaços e por isso não lhes podemos exigir muito.

    Beijinhos e boas colheitas.

    Alda

    ResponderEliminar
  13. Não está esquecida e que bem que está! Realmente o que não faz um vaso, sementes, terra e muito amor!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Quem me dera a mim ter uma horta assim ! É que até tenho espaço, jardim... mas a verdade é que tenho pouca sorte com culturas.

    Gostei muito de ver uma parte da sua hortinha e do seu relato !

    Beijinhos


    www.blogdochocolate.com

    ResponderEliminar
  15. Estou no princípio da minha horta, mas gostava de ter um limoeiro!! Onde adquiriu o seu, foi já em àrvore? É que eu tb só tenho uma varanda, e todos os meus amigos me conhecem por matar tudo!!!

    ResponderEliminar
  16. Bom dia a todos,

    Antes de mais obrigada pela publicação pois inspirou-me para montar um negocio! Hortas urbanas em tempo de crise podem ser uma solução para ajudar à poupança, o problema é que nem sempre temos a disponibilidade necessária para planear e construir a horta bonita que vimos no tal blog. Porque não comprar por encomenda uma horta, adequada as suas necessidades, que pode ser personalizada e com um custo acessível? Pois bem é esta a minha proposta. Para já é apenas uma ideia para um projecto mas, em breve espero montar um pequeno negocio. Aceitam-se ideias, sugestões e possíveis parcerias.

    ResponderEliminar
  17. Olá a todos,
    Adorei ver a sua horta...ontem comecei a minha, aqui em casa tenho jardim e já tentei fazer uma, mas infelizmente a terra é muito pouco nutritiva, pouca coisa vingou. A ver vamos, desta vez estou a usar terra comprada.
    Como vai a sua?
    Cumprimentos
    Margarida

    ResponderEliminar