terça-feira, 3 de julho de 2012

Ideias para poupar tempo quando se cozinha



Todos os que cozinham regularmente sabem como é importante ter alguns truques na manga que nos ajueam a rentabilizar melhor o tempo.Quem, como eu gosta de cozinhar, teria  idealmente todo o tempo do mundo para dedicar a esta tarefa, mas todos sabemos que não funciona assim. Quantas vezes se chega a casa em cima da hora de jantar e com tantas coisas para fazer que, todas as tecnicas que pudermos usar para poupar tempo serão bem vindas.
Claro que não há tecnicas milagrosas, e a maioria exige que, durante o fim de semana, se preparem algumas coisas que nos permitem ganhar tempo durante a semana. Mas acreditem que vale a pena.
Ficam aqui as ideias mais usadas na minha cozinha.

Saladas prontas a usar:
Quando compra a alface separe as folhas uma por uma e lave-as muito bem em água corrente. Prepare-a depois ripando as folhas e seque-a bem num secador de saladas. Coloque-a depois pronta a usar num saco com fecho ou numa caixa hermética e terá salada pronta a usar durante a semana. O mesmo poderá ser feito com espinafres prontos a saltear ou outros legumes de folha. Antes de ir para a mesa basta colocar a salada pronta a consumir numa taça e temperar. (Veja mais aqui!)

Tempero de salada sempre à mão:
Numa garrafinha de plástico ou vidro ou num simples frasco coloque 3 partes de azeite para uma parte de vinagre ou sumo de limão e tempere com sal. Agite bem e terá o seu tempero para a salada sempre pronto a usar. Guarde normalmente junto do azeite e vinagre.

Cafeteira Eletrica:
Se está a preparar um arroz, a fazer uma sopa, a cozer uma massa ou simplesmente precisa de água bem quente para acrescentar a qualquer prato, use uma cafeteira eletrica pois é muito mais rápida a aquecer a água do que colocando normalmente ao fogão. No caso de estar a ferver água para cozer massa, por exemplo, deverá ao mesmo tempo tempo que liga a cafeteira eletrica, colocar a panela com um fundo de água ao lume. Assim, ao juntar a água a ferver na panela já quente esta não baixa a temperatura e a água está pronta (em ebulição) a receber a massa. Enquanto prepara o refogado de um arroz  ou salteia os legumes para a sopa, coloque a água a ferver e assim poupará alguns minutos.

Molho para Grelhados:
Se faz grelhados em casa habitualmente, que tal ter sempre pronto um molho simples para os temperar? Num frasco de vidro coloque um pouco de azeite, alho picado, piri-piri, sal e pimenta, louro partido ou outros temperos a gosto e agite bem. Guarde no frigorífico e, quando estiver a grelhar frango ou carne de porco bastará ir pincelando com o molho já pronto. (Saiba mais aqui.)

Massa de Alho Caseira:
Na maioria dos dias, começamos um cozinhado com um refogado. Ter os alhos prontos a usar poderá ser uma opção rápida. Descasque uma ou duas cabeças de alho, Na picadora (eu por acaso costumo fazer no moínho de café) coloque os dentes de alho descascados e um pouco de sal e triture até fazer uma pasta. Coloque depois num frasquinho e cubra com um pouco de azeite. Alho já picado para um refogado, assados ou salteados. Se costuma fazer comida indiana com frequencia poderá também preparar uma pasta de alho e gengibre fresco - seguindo o mesmo método - para ter sempre disponível.

Deixe a descongelar durante o dia o que vai preparar para o jantar:
Quer use ou não o método da ementa semanal, não sai de casa sem deixar a descongelar o que vai preparar para o jantar desse dia. Assim, ao chegar a casa já não perderá tempo a pensar o que vai cozinhar e poderá logo começar a cozinhar sem perder mais tempo.

Prepare no fim de semana:
Se prepara uma ementa semanal, poderá aproveitar algum tempo ao fim de semana para organizar e planear a sua semana na cozinha. Se vai cozinhar alguma coisa com molho de tomate prepare-o durante o fim de semana e guarde-o depois no frigorífico ou no congelador e assim poupará algum tempo de preparação. Faça o mesmo com legumes para a sopa, por exemplo, ou então prepare uma maior quantidade ao fim de semana e congele ou guarde no frigorífico para toda a semana.

Acondicione depois e comprar:
Assim que chega das compras acondicione a carne ou o peixe de acordo com o seu planeamento de refeições. Congele o frango já partido em pedaços e sem a pele. A carne já nas doses que necessita, o peixe separado pelas refeições. Assim, depois de descongelado está pronto a cozinhar sem lhe exigir mais tempo de preparação.

18 comentários:

  1. Olá,

    Curioso, uso TODAS as dicas que aqui sugeres! E resultam muitíssimo bem, poupa-se tempo na altura da confecção, sem dúvida. Só não conhecia a receita da massa de alho, mas vou tomar nota para experimetar.

    De todas as ideias, acho que a da cafeteira eléctrica para ferver água ainda consegue ser a que me faz poupar mais tempo. Para quem tenha um fogão eléctrico então, a diferença é muito significativa.

    Parabéns pelo blog, sempre interessante!

    ResponderEliminar
  2. Gostei e a maior parte já faço :)
    Ter sempre alho picado congelado ou no frigorifico tb funciona muito bem (eu pessoalmente gosto de usar aquelas picadoras de cebola que não torna o alho em pasta) ou ter margarina\manteiga (conforme o gosto) temperada com alho, um pouco de pimenta e ervas aromáticas a gosto (cebolinho, majerição, coentros) tudo misturado num pilão e umas gotas de azeite, enrola-se a pasta numa pelicula aderente e coloca-se no congelador... sempre pronta a usar especialmente em cima de um bom bife acabado de grelhar sem gordura... hummm :)
    Paula

    ResponderEliminar
  3. Maravilha as tuas dicas! Algumas ponho em práctica, outras "falta-me o tempo" no meio de tanto rebuliço! Mas todas elas, sem excepção muito boas, poupa-se tempo e dinheiro!
    Um grande beijinho,
    Ana
    http://pixi2ana.blogspot.com

    ResponderEliminar
  4. Olá!
    São dicas bastante úteis para ensinar ou até mesmo só para relembrar!
    Parabéns pelo blog! Costumo acompanhar e gosto:)
    Bjs

    ResponderEliminar
  5. Muito obrigado pelas dicas por muito simples que sejam, ajudam-me imenso no meu dia a dia :)
    São sempre bem vindas !!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Boas dicas! :)
    Faço quase tudo do que está aí! ;)
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  7. Adorei as dicas, muito obrigada :)

    ResponderEliminar
  8. nao conhecia grande parte das dicas gostei bastante as da salada vou usar meeeeesmo

    ResponderEliminar
  9. Olá Joana,
    Adoro o seu blog. Só é pena não ter coisas novas todos os dias...Eu adoro comida indiana e gostava que me indicasse que quantidade de gengibre devo misturar com o alho para fazer a pasta. Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Maria S,

      Na pasta de gengibre e alho, uso a mesma quantidade de gengibre e de alho e junto pouco sal, apenas para ajudar a triturar. Mas se não gostar do sabor do gengibre tão ativo poderá colocar um pouco menos. é dificil dizer quantidades pois faço quase sempre "a olho".
      Quanto a publicar coisas novas todos os dias neste blogue é porque eu gosto pouco de post de "encher chouriço". Escrevo quando tenho algo para partilhao ou sugerir. E nem sempre tenho. E quando não tenho, a obrigação de escrever todos os dias faria com que escrevesse coisas sem grande interesse... é só por isso.

      Espero ter ajudado,
      Joana

      Eliminar
  10. Todas ótimas dicas! Felizmente (e graças ao Feito em Casa) já ponho em prática quase todas as dicas e são realmente muitíssimo úteis! Já nem saberia viver sem elas!

    ResponderEliminar
  11. Mais uma dica:
    No verão costumo fazer muitas saladas frias que levam ovo cozido. Cozo sempre alguns ovos ao domingo e coloco-os no frigorífico para ir usando ao longo da semana: depois é só abrir as latas de conserva (feijão frade, grão, atum, etc), ou preparar legumes crus, descascar os ovos já cozidos, e pronto. Sobretudo em dias de praia dá um jeitão!

    ResponderEliminar
  12. Olá novamente,
    aproveitei e publiquei hoje no meu blogue um post a divulgar o teu blogue que tanto adoro! Se tiveres vontade e gostares da ideia, divulga também o meu! Ficaria muito feliz!
    Um grande beijinho da Ana
    do http://pixi2ana.blogspot.com

    ResponderEliminar
  13. Olá!
    Eu já tentei várias vezes guardar o alho ... uma vez com sal.. outra com sal e azeite e a ultima sem sal e com azeite. Pois o alho fica seMpre VERDE! Próprio para o jantar do Shrek! Alguém sabe me dizer o que faço de errado??
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Carol,

      Realmente não sei o que lhe responder. Cá em casa eu faço a pasta de alho apenas com sal e coloco só um pouquinho de azeite por cima. E nunca tive esse problema verde. Também já guardei dentes de alho apenas com azeite e mesmo assim nada de verde. Será que o deixa ficar demasiado tempo?

      Espero ter ajudado,
      Joana

      Eliminar
  14. Mas que dicas tão booooaaaas! De tão simples que são, até fico com vergonha por nunca me ter lembrado de algumas (outras já as pratico). Aqui confesso a minha preguicite aguda no que toca às saladas, não sei explicar, embirro com aquilo. Agora, de uma vez só, já poderei ter salada preparadinha para a semana toda.

    Obrigada!

    http://montradedescontos.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  15. Algumas já conhecia, uma vez q já sigo os teus blogs há algum tempo, outras já punha em prática :) Mas é sempre bom relembrar tudo aquilo q serve p vivermos o dia a dia mais descansadas :) Bjinhos.

    ResponderEliminar