terça-feira, 10 de julho de 2012

Notícias da Horta 6



A horta não está esquecida! Continua a crescer e a alterar-se todos os dias.
Neste momento há imensos tomates, alguns já vermelhinhos e outros ainda verdes. Os tomates cereja é que estão mais atrasados, mas a julgar pela quantidade de flores, parece-me que vamos ter alguns para colher.
As segundas alfaces, ao contrário das primeiras que estavam enormes e bonitas, estão mirradas e todas espigadas. Já me disseram que é deste tempo, mas tenho pena de não voltar a ter as fantásticas alfaces que já aqui mostrei.
Os pimentos estão a crescer e, apesar de uma moléstia qualquer que os atacou e que tenho andado a combater com uma mistela caseira, parecem-me bem e já se vem minúsculos frutos a começarem a queres aparecer.
As courgetes são mais uma brincadeira que outra coisa, pois não crescem mais do que 5 cm, mas tem sido engraçado ver como se desenvolvem.
A rucula não deve gostar muito de estar nos vasos - ou na minha varanda - pois continua feia e espigadita, mas eu não desisto dela e lá a vou regando e tratando como posso.
Os coentros estão completamente espigados e cheios de semente que vou aproveitar para voltar a semear e a salsa continua muito pequenina.
As framboesas continuam a dar e já apanhei mais de 10 framboesas deliciosas, o que me não me parece nada mal para apenas 1 pequeno pé. Os primeiros morangos já foram colhidos há uns tempos, mas há tantos novos rebentos que acredito que ainda vai acontecer uma nova colheita.
O limoeiro lá continua com limões, folhas novas e novos frutos, assim como a hortelã, o tomilho e o louro que continuam sempre bem.
O manjericão está cheio de folhas perfumadas mas teve de mudar de sítio. Vive agora dentro de casa, ao pé da janela cheia de luz e calor e parece que está a gostar ainda mais da nova casa.
Entretanto há um manjerico que continua viçoso e bonito e plantei espinafres no sábado. Para já estão muito murchinhos, mas vamos a ver o que isto vai dar.
O melhor de tudo é o meu mirtilo. Pensava que estava irremediávelmente perdido, poiso ano passado secou e caíram todas as folhas. Apesar de ter pensado que não havia nada a fazer, continuei a regá-lo, apesar de todos me aconselharem a deitá-lo fora. Mas fui recompensada, e fiquei tão mas tão contente quando um dia reparo num tímido rebento a nascer do tronco aparentemente seco. Portanto há novamente um mirtilo na varanda que, obviamente não dará frutos tão depressa, mas que espero que tenha uma história para contar no próximo ano.
E como estão as correr as vossas hortas?

8 comentários:

  1. Por cá a horta vai bem e recomenda-se: colhemos muitas malaguetas que podemos agora utilizar na comida indiana, as ervas aromáticas continuam de vento em popa e até uma salva da qual estavamos a desistir deu sinais de vida nuns pequenos rebentos de um ramo seco! Os maracujás (banana, laranja e tomate) precisam de passar para vaso maiores, ou então ser divididos, tarefa agendada para o fim de semana. O louro está sempre pimpão e colhemos sempre muitas folhas. O nosso mirtilo já rendeu cerca de 300g de fruto, que temos congelado para fazer um gelado com iogurte grego. A ultima novidade foram os rebentos de dois abacates: colocamos os caroços na terra, só numa de "vamos experimentar" e não é que resultou??? O morangueiro já deu os seus belos (mas pequenos) frutos mas por agora só tem mesmo folhas verdes.
    Fora da horta, temos um lindo jarro negro em flor e os amores-perfeitos também já começaram a colorir a varanda.
    Tudo vai bem no reino da agricultura e jardinagem :)

    ResponderEliminar
  2. Nós já comemos espinafres, feijão verde e alfaces da nossa horta :) O limoeiro existe há mts anos e foi a única sobrevivente deste vai e vem de culturas :) Tb já temos courgettes e beringelas ainda tímidas... Deram-me um pé de amoreira e de hortelã-pimenta e por enquanto, estão a safar-se :) A mh próxima aventura será as ervas aromáticas, pois ainda ñ tive oportunidade de comprar algumas p pôr em vasinhos, mas está p breve :) Adorei as tuas framboesas! Bjinhos!

    ResponderEliminar
  3. Também ando com uma vontade enorme de ter uma hortinha, mas, para além do boyfriend que está sempre a refilar com os muitos vasos que há, verdade seja dita é que esses vasos, passado uns tempos, parecem cenários de horror: parece que nunca acerto, ou rego a mais ou rego a menos, e depois aparecem-me sempre umas bicharadas!!! Não nasci para isto, definitivamente...

    http://montradedescontos.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  4. Adora fazer isso, uma horta a crescer é mesmo uma maravilha e dá gosto colher.

    bjs

    ResponderEliminar
  5. Também adoro jardinar na minha varanda. Tenho muitas sardinheiras de várias cores algumas ervas aromáticas. Ultimamente, consegui ter hortelã num vasinho (aqui nos açores a hortelã não se dá bem, será do ar salgado?) mas agora tenho as plantas todas cheias de conchonilhas, sabes o que é? Conheces alguma maneira ecológica de as combater? Beijinhos dos Açores!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Pipinha,

      Não sei se é uma maneira muito ecológica mas há uns dois anos o meu limoeiro também apanhou conchonilhas. Sugeriram-me então uma mezinha que fiz e resultou. Num borrifador limpo colocas água quase até cima e juntas depois umas gotas de óleo vegetal tipo Fula (não mais do que uma colher de chá, e a mesma quantidade de detergente para a louça tipo Fairy. Agitas bem e pulverizas sobre a planta. Deverás fazer algumas vezes, até as conchonilhas morrerem todas. Convém é limpares depois as plantas para retirares as conchonilhas mortas.
      Espero ter ajudado,

      Joana

      Eliminar
  6. Os espinafres crescem imenso e estao sempre a dar, aconselho a colocar em vasos separados.

    ResponderEliminar
  7. Eu também criei a minha horta, mas agora gostaria de saber se existe alguma maneira de conservar o manjericão para o ir utilizando.
    obrigada

    ResponderEliminar