quarta-feira, 25 de julho de 2012

Roupa para passar?


Quantas vezes alguém chega cá a casa depois de eu ter estado a apanhar a roupa lavada, e me pergunta se eu estive a passar a ferro porque a roupa está devidamente dobrada e empilhada, (como na foto acima - sim, é roupa apanhada e ainda por passar!)
É que é tudo muito mais simples e rápido se a roupa for devidamente esticada e dobrada assim que é apanhada, como a minha mãe sempre me ensinou. A roupa fica com menos vincos, está já devidamente dobrada, o que em alguns casos basta depois passar o ferro quente apenas para ficar pronta a arrumar - como é o caso das toalhas de cozinha, das toalhas de casa de banho, guardanapos de pano, cuecas, ...
Imaginem apanhar a roupa num rodilho e enfiá-la num cesto. Dois ou três dias depois imaginam a canseira que é organizar a roupa e passar a ferro todos aqueles vincos? Mais vale perder mais 5 minutos ao apanhar.
No final ficam com roupa que se passa mais rapidamente e facilmente, e consequentemente gastam menos tempo nesta tarefa. E isto também é útil, mesmo quando não somos nós a passar a nossa própria roupa...

22 comentários:

  1. Bom dia!
    Eu uso esta técnica mesmo para não ter de passar a ferro. Aliás, já me apurei nisto e só passo a ferro algumas peças. Se estiver interessada em saber como, pode ver no meu blog (http://ardecasa.blogspot.pt/2012/02/greve-ao-ferro-e-tabua-de-passar.html). Passar a ferro é mesmo uma coisa que não gosto nada de fazer e no verão muito menos!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Boa tarde
      Confesso que lá em casa, a minha tortura é de facto a roupa para passar. Somos 5 e a roupa cresce de uma forma desmesurada, pese embora eu ande sempre a controlar se está suja ou não - uma vez que os miudos estão numa fase que vestem meia hora uma coisa e depois poem para lavar...
      E, como eu trabalho o dia todo, quando chego a casa tenho tudo o resto para fazer, logo o tratamento da roupa é diário.
      Mas o que mais me custa é que ainda não consegui arranjar uma forma em que a roupa saia com menos vincos (especialmente as camisas do meu marido), pois na minha máquina não consigo baixar a rotação das 800. E já deixei de passar muita coisa pois tenho sempre o cuidado de estender tudo certinho.
      Acho que se conseguisse arranjar um programa mais soft, seria mais facil (e a minha maquina é de lavar e secar, o que faz com que quando seque, também deixe a roupa tipo tesa).

      Eliminar
    2. Eu costumo aqui vir todos os dias e nunca comentei nada, mas senti necessidade de lhe responder pois também tinha o problema que a Joaninha refere... se puder ter uma corda dentro de casa, experimente sacudir as camisas mt bem quando saem da máquina e pendurá-las directamente em cabides! É uma maravilha! Facilita o passar a ferro que é uma coisa deliciosa! Algumas do meu marido, nem precisam de serem passadas. Se não puder ter uma corda em casa, a minha mãe comprou um daqueles tipo expositores com rodinhas onde se penduram cabides e funcionam mt bem... Espero que ajude! Um beijinho =)

      Eliminar
    3. Apercebendo-me do facto de que a sua máquina é de lavar e secar...O que eu queria dizer é tirar as camisas da máquina depois de lavadas e ainda molhadas, pendurar directamente em cabides e deixá-las secarem lá... =)

      Eliminar
  2. Eu faço o mesmo, apanho e dobro logo. Consegui reduzir a roupa que se passa a ferro ao mínimo indispensável!!

    ResponderEliminar
  3. Para além disso, eu sacudo as camisas e coloco-as em cabides, prontas a passar (se vierem de uma passagem do secador ficam óptimas para passar; senão, um bocadinho antes de as passar, borrifo um pouquinho de água e dobro-as sem fazer muitos vincos.)

    *

    ResponderEliminar
  4. E assim poupa-se muito em eletricidade!
    Eu até peço ajuda à minha filha mais velha ou ao meu marido, para esticar os lençóis ao sair da máquina de lavar, para que fiquem logo direitinhos depois de secos e levarem uma passadela rápida...

    ResponderEliminar
  5. Penso que nunca aqui comentei mas visito o blog muitas vezes. Parabéns. É mt mt útil!! A minha mãe também desde sempre me ensinou a dobrar bem a roupa depois de seca, mas a verdade é que, quando secamos a roupa dentro de casa ela não fica tão esticada como se fosse seca lá fora, não acha? Toalhas, lençois e roupa interior não passo, até porque odeio passar a ferro:)
    Parabéns pelo blog!

    ResponderEliminar
  6. eu tenho apenas 18 anos e já tenho tudo o cuidado a apanhar a roupa, porque depois só precisam de um arzinho quente, mais nada :)

    ResponderEliminar
  7. Também faço isso.... Então nas toalhas diversas e nas calças de ganga ficam quase perfeitas e basta uma passagem rapida com o ferro para ficarem 5 estrelas.

    ResponderEliminar
  8. Eu tb faço como tu, mas... há muita roupa que não passo, assim poupo tempo e trabalho.

    ResponderEliminar
  9. Cá em casa, o cuidado com a roupa desde q sai da máquina de lavar até ser apanhada do estendal já existe há vários anos :) Passar lençóis? Era o q faltava, dobram-se muito bem e dps qd se colocam na cama, se houvesse algum vinco, desaparece ao fim de duas noites de sono :) Há peças q passo só para tirar o vinco da dobra, cm algumas camisolas e t-shirts, mas de resto, só mais as camisas ou alguns panos de quarto e tolhas de cozinha é q são passadas.. Ao sacudir a roupa dps q a tiramos da máquina, estendê-la bem (claro q com vento, fica com mais marcas pq se enrola...) e dps apanhá-la e dobrá-la logo, a roupa fica impecável :) Bjinhos!

    ResponderEliminar
  10. Olá Joana,
    Cá em casa a técnica é a mesma...
    Antes de estender sacudo bem a roupa,depois de seca apanho e, como tenho uma mesa mesmo ao lado do estendal dá muito jeito para dobrar as peças, empilhá-las para depois arrumar.
    Poucas peças dobro e vão para o monte de passar a ferro.
    Bjs,
    Teresa C.

    ResponderEliminar
  11. também faço assim, e mais : já as separo por tipos...ou seja:
    - as minhas roupas de vestir.
    - as roupas de vestir do meu marido
    - lençóis, panos de prato, toalhas de mesa e banheiro
    - roupa da casa da aldeia....
    quando termino de passar, é só guardar, sem se preocupar em separá-las.....

    abraços de MF

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que engraçado, eu faço precisamente o mesmo: na altura em que dobro já agrupo tudo (a minha roupa, a do meu 'mor, toalhas...). Assim, é menos pilha de roupa que se acumula, consigo arrumar de forma mais rápida e distingo o que passo a ferro do que vai directamente para a gaveta. E cada vez há mais coisas a irem para lá. Agora, lençóis, cuecas, toalhas?? Isso já há muito tempo que não sabe o que é isso do calorzinho do ferro, só conhecem o calorzinho do sol... Bem, pelo menos quando sou eu que faço esta tarefa, pois quando é o homem da casa é tudo ao molho e fé em Deus :(!

      http://montradedescontos.blogspot.pt

      Eliminar
  12. olá Joana!!!! finalmente leio e falo com alguem com a mesma"pancada" que eu tenho, e não não é de dobrar a roupinha toda direitinha essa muitas pessoas fazem ou deveriam fazer para facilitar esta tarefa doméstica que por acaso até gosto de fazer... a minha panca é passar a ferro toalhas, panos, cuecas... quando eu digo isto as pessoas olham para mim com cara de socorro e lá no intimo devem pensar "esta gaja é maluca, só pode" mas que me dá um gozo termendo arrumar estas pequenas peças arrumadinhas......... Claro que tenho um ferro de caldeira que me tira muitas horas de trabalho e a roupinha bem dobradinha é meio caminho andado...
    Um bem haja ás maluquinhas, salvo seja, que tem estas pancadas... jinhos joana gosto muito dos teus blogs e para além de os ter adicionado no meu adoro espreita-lo e tirar ideias...
    xana

    ResponderEliminar
  13. Só a de vestir e que sai á rua. O resto e´bem dobrada e gaveta com ela.

    Fique bem
    Madalena

    ResponderEliminar
  14. E sobretudo pela economia de electricidade!

    ResponderEliminar
  15. grandas badaloquices. Entao nao engomam a roupa? Esquecem-se que ha bicharada que pode passar pela roupa aquando da secagem e que engomar evita que certas bacterias se desenvolvam. Deixem-se de calanzices ,ponham tambem os maridos a trabalhar.

    ResponderEliminar
  16. Ola,
    eu em casa também estico e dobro bem as roupas que não vou vestir e empilho num monte.
    Quando estou a ver tv à noite sento-me (literalmente com o meu traseiro quente e pesado) em cima do monte uns 20 minutos.
    E quando o meu não está muito quente (ao ponto de matar as batérias) peço ao meu marido e senta-se ele!

    Beijinho e continuação do teu muito bom trabalho

    ResponderEliminar
  17. Eu faço igual :)
    mas eu não a passo a ferro de todo.
    Eu apanho-a e dobro-a separando-a por categorias (meu, marido, filho, cozinha, casa de banho) e arrumo-a no sitio. Quando é para vestir liga-se o ferro e fica a roupa para sair prontinha e completamente livre de qualquer vinco que possa ter ganho na acomodação.

    Faço isto pois vivo num apartamento e perto tenho um pinhal (sou alergica ao pó) logo tenho um cantinho reservado para secar a roupa dentro de casa (ou seja não apanha pó, nem entra em contacto com bichos nem nada) e tem também a vantajem pois ao andar a mexer na roupa nos armários acabava sempre por ter que a passar 2 vezes -uma para guardar e a outra quando ia vestir- desta forma só passo uma vez, saimos bem de casa, custa muito menos passar a ferro (detesto mesmo) e ainda por cima poupo na carteira.

    ResponderEliminar
  18. Grandes dicas... Não gosto nada de passar a ferro e quando o ferro suja a roupa fico fula... Encontreinum glog como limpar o ferro e resulta. Agora faço assim: http://www.poupaeganha.com/limpar-ferro-de-passar/

    ResponderEliminar