terça-feira, 28 de agosto de 2012

A 4 meses de mais um Natal e uma Conserva de Pickles de Pepino


É incrível a rapidez com um mais um ano está a passar. Agosto está mesmo no fim, o período escolar prestes a começar e, não tarda muito estamos no natal. Faltam pouco menos de 4 meses.
Para quem adora como eu esta época do ano, e prepara ou quer preparar cabazes de natal ou outro género de mimos feitos em casa para presentear os que mais ama, é mais do que altura de planear tudo para se poder fazer tudo com calma e tempo.
Cá em casa não se varia muito. Há cabazes para todos, como sempre. E as compotas estão quase todas feitas, há tacinhas de marmelada de maçã, licores a curar e muitas ideias de coisas novas e diferentes. Apesar de continuar a preparar cabazes - já são uma espécie de imagem de marca junto de quem os recebe -  este ano tive algumas ideias que os vão tornar um bocadinho diferentes, mais originais e úteis, mas mais perto do natal falarei disso...
Para quem me tem enviado mails e mensagens com pedidos de sugestões para os cabazes de natal, peço-vos que pesquisem aqui no blogue, nos anos anteriores. Há imensas sugestões e ideias de mimos que não custam quase nada a não ser um pouco do vosso tempo e da vossa dedicação. Ideias de como compor os cabazes, dos diferentes tipos de coisas que podem incluir, de como podem oferecer os vossos mimos usando apenas caixas, frascos e sacos reutilizados sem necessitarem de comprar cestos, etiquetas  e outras coisas.
Uma caixa de sapatos forrada com papel de embrulho poderá ser a embalagem perfeita para o vosso cabaz. E até um simples saco de papel pardo, decorado com tecidos usados, papel de embrulho, fitas ou apenas daqueles bases rendilhadas de compra onde se colocam os bolos, podem fazer milagres. As compotas e os restantes mimos podem ser colocados em frascos de vidro que reutilizam das azeitonas, dos pickles ou do café. Os licores colocadas em garrafinhas de vidro reutilizadas de sumos ou de águas com gás. E se não costumam usar isso em casa, já experimentaram ir pedir ao café mais próximo para vos guardarem algumas dessas embalagens?
Como podem ver, são apenas necessárias ideias e sugestões para começarem a pensar nos vossos cabazes. Apesar da crise e dos cortes há coisas que apenas custam o vosso tempo, criatividade e disponibilidade e alguns simples ingredientes. E, como já só faltam 4 meses para o natal é altura de começarem a pensar nisso.
No livro "Cozinhar, Celebrar e Partilhar" há também um capítulo dedicado aos cabazes de natal, com imensas sugestões do que fazerem, como decorarem e até de preparação de cabazes. Para quem tem o livro será uma optima altura para rever o capítulo com um pouco mais de atenção.
Mas deixo aqui uma nova sugestão. Este ano haverá também pickles caseiros nos meus cabazes, dos pepinos dos avós. Os meus frascos estão neste momento a curar e assim, aos pouco e poucos, o meu natal começa a ganhar alguma forma.
Porque apesar de todas as dificuldades o verdadeiro natal não deixará nunca de ser natal!

Conserva de Pickles de Pepino
Ingredientes para 3 frascos:

3 pepinos grandes
1 colher de sopa de sal
800ml de vinagre de vinho branco
1 colher de sobremesa de pimenta em grão
1 colher de chá de sementes de mostarda (opcional)
1 folha de louro
2 dentes de alho

Preparação:

De véspera corte o pepino em rodelas ou pequenos pedaços e coloque-o num taça. Polvilhe com o sal e tape com película aderente. Coloque no frigorífico até ao dia seguinte.
Escorra depois o pepino e passe-o por água corrente escorrendo bem. Seque depois em papel de cozinha.
Coloque depois o vinagre e as especiarias, a folha de louro e os dentes de alho descascados e partidos ao meio num tacho e leve ao lume, deixando ferver 5 minutos em lume brando.
Coloque depois os pedaços de pepino em frascos devidamente esterilizados e verta depois sobre os frascos a mistura de vinagre ainda quente, tendo em atenção que o pepino deve ficar todo bem coberto. Feche o frasco de imediato e vire-o de cabeça para baixo cerca de 20 minutos para criar vácuo. Deixe curar pelo menos 1 mês antes de consumir.
A conserva de pickles aguenta vários meses - até um ano - por abrir. Guarde num local fresco e seco, como uma despensa.

19 comentários:

  1. Que engraçado, ainda ontem estive aqui a tirar ideias e também ontem fiz compota de pêssego...

    Este ano talvez faça os cabazes com baileys caseiro, frasco de compota, biscoitos de manteiga, saquinhos de chá do gerês (vou de férias para lá :) ), e uns chocolates deste género: http://apaladarte.blogspot.pt/2012/01/mimos-de-chocolate.html.

    Vão ser acondicionados em latas de leite em pó personalizadas :)

    bjs

    ResponderEliminar
  2. Engraçado! Este ano também pesquisei pickles de pepino e fiz, mas para uso proprio! Adoro um hamburguer com uma fatia de pepino bem azedo por cima!

    A receita foi muito identica! Ainda está a repousar!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Eu já fiz a minha lista de artigos de tricot para presentear os mais próximos no natal, este ano todos terão artigos "Princesa Juju" mas tenho de começar já a dar ao dedo porque a família é grande e apesar de ainda faltarem 4 meses, já SÓ faltam 4 meses! Vou fazer cachecois, gorros, colares, porta-moedas,...assim o meu stock de presentes de natal servirá de "catálogo" para quem quiser fazer encomendas de tricot para o outono/inverno.

    ResponderEliminar
  4. A conserva ficou com ótimo aspecto,o Natal chega rápido,nós começamos logo a pensar nele muito cedo para as prendinhas.
    Beijinhos!
    Brigida e Cláudia

    ResponderEliminar
  5. Gosto imenso dos seus dois blogs e dos dois livros. Será possível responder-me a uma dúvida um pouco básica: coloca as sementes do pepino nesta conserva? na imagem parece que sim.
    Obrigada

    sofia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sofia,

      Sim, coloquei as sementes do pepino. Mas, se preferir poderá não as usar, é mesmo uma questão de gosto pessoal.

      Espero ter ajudado,
      Joana

      Eliminar
  6. Joana, thanks again pelas dicas! Há dois anos forrei caixas com papel, no ano passado comprei cestos e este ano acho q vou usar sacos de papel, personalizados de alguma forma :) Frascos ando a esterilizar td e a guardar p ir usando :) Os meus conhecidos já sabem q devem guardar os frascos p mim, hehe. Bjinhos!

    ResponderEliminar
  7. Eu também costumo oferecer presentes caseiros, e acondiciono os miminhos de Natal em sacos de papel lisos, em tons de branco, dourados, prateados e vermelhos. Depois é só colocar um laço com tons natalícios que contraste com estas cores, e uns autocolantes alusivos à época. Ficam lindos, personalizados, e muito em conta!

    ResponderEliminar
  8. Tem um óptimo aspecto!! Só uma pergunta... os pepinos são descascados? Parece-me que não... só para ter a certeza :) Obrigado!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Paula,

      Não, os pepinos não foram descascados mas, se preferir poderá fazê-lo.
      Espero ter ajudado,
      Joana

      Eliminar
  9. Que lindos frascos!!... Não sou apreciadora de pepinos... por isso pergunto: o processo é o mesmo se quiser fazer com cenouras e couve-de-flor? Bjinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carla,

      Com exactamente o mesmo método poderá usar cenoura, cebolinhas, couve flor, pimento, feijão verde e até courgete. Eu usei apenas os pepinos porque era o que tinha em maior quantidade.
      Espero ter ajudado.

      Joana

      Eliminar
  10. Joana Roque,
    no campo dos pickles sou uma completa ignorante, pelo que, a juntar às perguntas que já lhe fizeram nos comentários acima, tenho mais uma. Assim, se tiver tempo para nos responder, as dúvidas são:
    - deixa a casca e as sementes dos pepinos?
    -faz-se desta mesma maneira para os pickles de cenoura e de couve-flor?
    -quais são as utilizações que se pode dar aos pickles? (pois em minha casa nunca foi usado...)
    -dão para saladas? Ou, depois de abertos os frascos, é preciso alguma lavagem ou cozedura? (nem mesmo dos pickles de venda sei como usar, nunca usei, mas penso ser uma forma interessante de poupar nos vegetais).
    Fico a aguardar as instruções.
    Cumprimentos, Ariana.

    ariana-sobrevivernacrise.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ariana,

      Os pickles são uma forma de conserva vegetais e o resultado é como um condimento bastante avinagrado pelo que poderá não ser do gosto de todos. Os pickles usam-se directamente do frasco, não sendo necessário lavar ou ter nenhum tipo de cozedura. Podem-se usar para juntar num patê de atum bem picadinhos, numa carne de porco à alentejana, num pica-pau, num molho tartaro, como complemento de um hamburguer, sandes ou prego no prato (os hamburguers do macdonals têm sempre uns pickles no seu interior)mas dificilmente fará uma salada apenas de pickles.
      Neste caso deixei ficar as sementes e a casca, mas se preferir poderá não usar é mesmo uma questão de gosto pessoal. Com exactamente o mesmo método poderá fazer pickles de outros vegetais como pimentos, couve flor, cenoura, cebola, ...
      Espero ter ajudado,
      Joana

      Eliminar
  11. Gostei bastante da sugestão, até porque gosto de pepinos e de pickles. Nunca me aventurei nestas coisas de conservas e afins mas acho que vou tentar fazer.
    já agora muitos parabéns pelo excelente blog.
    Ana

    ResponderEliminar
  12. Hum... Cheira-me que um dia destes este blog vai começar a dar-me um jeitaço :) Pelo sim pelo não já passei a ser seguidora.
    O meu é um bocadinho diferente :) Fica aqui para o caso de passar por lá.
    Um beijinho
    http://thebeautyoflifeis.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  13. Olá (: Não sei se este será o post ideal para falar disto, mas no outro dia andei a ver ideias de prendas "faça você mesma" para o Natal. Encontrei algumas ideias engraçadas e achei que podia partilhar aqui para juntar às suas ideias e para ser visto por mais gente.

    - Bálsamo labial caseiro (existem muitos videos e muitas maneiras. O melhor é que é extremamente simples havendo uns que basta ter azeite/vaselina e mel - http://www.craftbits.com/project/lip-balm-soft-honey)
    - Caneca com bolachas, doces, etc (http://pt.petitchef.com/receitas/ideias-para-ofertas-caseiras-de-natal-nao-so-fid-1201619)
    - Ímanes para o frigorífico com a forma de polaroids (http://www.ambrosiagirl.com/blog/tiny-polaroid-magnets/)
    - Cubos de açúcar com formas (http://www.niftythriftythings.com/2011/06/diy-sugar-cubes.html)
    - Pulseiras de tecido em que se pode aproveitar camisolas mais velhas (http://www.vanessachristenson.com/2011/03/v-and-co-how-to-jersey-knit-bracelet.html)
    - brincos feitos com clips de escritório (http://evie-s.com/news/2011/02/10/art-from-everyday-objects-paperclips-string/)

    Espero que tenha gostado!

    Beijinho,

    Joana

    ResponderEliminar
  14. É difícil expressar o quanto os seus blogs já me ajudaram. Parece que responde exactamente ao que eu estou a pensar.
    Quero fazer pickles de pepino mas tb tenho outros legumes que gostaria de juntar. Leio a sua receita, sigo para os comentários e obtenho tudo o que preciso.

    Obrigada. MUITO obrigada.

    ResponderEliminar