segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Mais sobre a Arca Congeladora. E um Cozido que virou Feijoada.


Não me canso de dizer como acho importante ter uma arca congeladora em casa. Que, apesar de também ter um frigorífico combinado com um pequeno congelador de 3 gavetas acho que a arca é imprescindível, e que mesmo para duas pessoas, não conseguiria passar sem ela.
Tudo isto porque a uso para congelar muitos dos "excessos" que cá vêm parar a casa. Porque (e ao contrário do que alguns possam pensar) depois de também eu distribuir e partilhar frutas e legumes pelos amigos, fico ainda com bastantes coisas para acondicionar. E é aqui que a arca faz todo o sentido. Porque posso guardar, por exemplo, courgetes em pedaços para usar depois todo o ano nas muitas sopas que se fazem cá em casa. E quem diz a courgete, diz a abóbora, espinafres, pimento em tiras, tomate maduro e com sabor a verão, ... E isto é aproveitar recursos e aprovisonar. Se agora há abundância de algo, é agora que se deve aproveitar para congelar. Por causa de pensar assim, e de aproveitar tudo e de utilizar o congelador para conseguir aprovisionar, o ultimo tomate maduro do verão do ano passado foi gasto há pouco tempo. E, mesmo apesar de ter sempre em casa latas de tomate pelado, consigo gerir de uma forma muito mais económica e sustentada os recursos que tenho à minha disposição.
Dito isto acrescento que a minha arca congeladora é usada essencialmente para guardar legumes e vegetais que os meus avós me vão dando ao longo do ano. A carne e o peixe são, como sabem comprados semanalmente e, fora alguma promoção ou desconto que realmente valha a pena, não tenho por habito ter a arca cheia desses alimentos. Aliás é o congelador do frigorífico que acondiciona a carne e o peixe, e a arca congeladora (e a minha é de gavetas, muito mais prática) serve então para guardar esses "excessos" para consumir ao longo do ano.
Além disso, congelo muitas outras coisas. Enchidos vários caseiros, que a prima I. costuma enviar lá da terra. Congelo queijos - que por vezes compro quando estão em promoção e assim posso gaurda-los muito mais tempo - e queijo da serra partido em quartos, para assim ir comendo com moderação.
Congelo malaguetas, raíz de gengibre, pão em fatias para ir comendo ao pequeno almoço. Congelo claras, sumo e raspa de limão. Congelo feijão e grão já cozido e pronto a usar. Congelo crepes e outras coisas quando estou a preparar jantares e outras celebrações e tenho de rentabilizar o meu trabalho. Congelo comida pronta para alturas de menos tempo, e congelo sobras de comida para mais tarde podermos comer ou poder transformar noutras refeições. Congelo tudo o que posso, bem acondicionado e tenho uma lista de tudo o que tenho congelado para não deixar estragar nada e assim poder ir planeando as minhas refeições e gerindo os recursos que tenho. Para mim isto é verdadeira economia doméstica e uma das melhores formas de poupar - euros e recursos.
E foi assim que nasceu uma feijoada "de sobras". Uma feijoada que teve como base as sobras de um cozido preparado a pedido de uns amigos. Dessas sobras, os legumes viraram sopa, e as carne foram congeladas numa caixa plástica hermética juntamente com a água da cozedura das mesmas.
Para fazer a feijoada, foi muito simples e demorou minutos. Deixei a descongelar as carnes e também feijão caseiro cozido. Depois preparei o refogado, juntei tomate  que também tinha congelado, temperos e depois as carnes, e depois o feijão e deixei apurar uns minutos em lume brando.
E o cozido virou feijoada.
(Ainda querem mais vantagens de ter uma arca congeladora? Espero que, os que tinham dúvidas acerca do que congelar e das suas potencialidades, tenham ficado esclarecidos!)

20 comentários:

  1. Conheço bem todas as vantagens de ter uma arca congeladora por conhecer bem todas as desvantagens de não poder ter uma que é o meu caso! A falta de espaço falou sempre mais alto de todas as vezes que acordei e pensei "vou comprar uma arca" arranco para a cozinha com uma fita métrica, troca isto troca aquilo...nada feito! Pura e simplesmente não cabe :( Há tempos até tive oportunidade de ficar com uma (dada) e nada feito! Faço tudo o que posso para congelar o máximo de coisas, é sem dúvida um ótimo recurso! Este fim de semana fiz litros de molho de tomate, como não consigo guardar em caixinhas recorri à minha melhor amiga quando toca à falta de espaço..uma maquineta de embalar a vácuo. Molho de tomate em saquinhos sem ar e prontinhos a congelar :) Ainda assim...não desisto da ideia da arca...é realmente um belo investimento!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tânia,

      Realmente a falta de espaço pode ser um grande problema. Conheço pessoas com essa mesma questaõ que optaram por colocar arcas congeladoras na garagem, em arrecadações e arrumos e já ouvi falar de um caso de uma casa de banho de serviço que tinha um duche que não era usado e que virou um local para a arca congeladora. Não sei se dispõe de alguma destas opções, mas são sempre alternativas a pensar.

      Espero ter ajudado,
      Joana

      Eliminar
    2. Bom dia, Tânia, permita-me que me intrometa... Também equacionou a hipótese de uma arca vertical, daquelas com gavetas? São mais caras, mas ocupam menos espaço. Em relação ao molho de tomate, pode conservá-lo como as compotas. Se o colocar em frascos, os fechar ainda quentes e os virar "de pernas para o ar" até arrefecerem, eles aguentam-se muitos meses. Já o fiz e resultou. Só depois de abrir é que surgem os problemas; aí sim, convém congelar, se não usar tudo (em cuvetes de gelo, por exemplo). Espero ter ajudado.

      Eliminar
    3. Joana e Gianita obrigada a ambas pelas respostas :) Joana, vivo num prédio e a garagem é comum a todos os moradores e arrecadação não tenho..infelizmente parece não haver mesmo hipótese. Gianita, a ideia era mesmo uma arca vertical de gavetas, as horizontais não são nada práticas! Já pensei no escritório...não faz muito sentido mas se um dia me cansar é para lá que vai! Hehe Quanto a conservar o molho de tomate como conservamos as compotas...desconhecia por completo!!! Tinha-me poupado tanto espaço no congelador :) Para a próxima já vou ter em conta a dica, muitíssimo obrigada!

      Eliminar
    4. Olá. Se me permitem a intromissão na conversa, a minha mãe comprou uma arca, e visto que o apartamento onde vivemos não tem espaço para nada, resolveu pô-la no sótão! Por vezes é chato, porque estamos sempre a correr lá para cima, 4 andares para ir buscar um tomate ou um gelado para sobremesa e depois voltar para ir levar, mas foi a única opção que encontrámos. Pode ser uma ideia para quem tenha espaço no sótão. Cumprimentos

      Eliminar
  2. Olá Joana

    Nem de propósito, parece que este post foi escrito para mim. Comprei uma arca este fim de semana e já estou a fazer os meus planos para aproveitá-la ao máximo. Ainda está desligada, mas vou já começar a preparar refeiçóes a mais para sobrar e aproveitar promoçoes e comprar mais para congelar. Estou entusiamada com esta compra e sei que me irá ajudar e facilitar o dia a dia.
    Obrigada pelas dicas!
    Joana Carvalho

    ResponderEliminar
  3. Nunca experimentei congelar queijo... Ainda há pouco tempo comprei queijo amanteigado numa promoção e comi um, mas o outro continua no frigorífico, será que fica bom depois?
    Nós temos arca em casa, mas é pequena e está sempre sobrelotada... Utilizamos para coisas que já compramos congeladas, tomates, carne e peixe e pouco mais... Ás vezes congelo sopa já feita, porque faço sempre em grandes quantidades... Mas pelo que li podemos congelar muito mais coisas... Adorei as dicas... Obriagda! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tânia, pode congelar o queijo à vontade, quando o retirar nem vai notar que foi congelado...aliás qualquer tipo de alimento confeccionado ou não pode perfeitamente ser congelado em vez de colocado no frio até ser consumido...assim não perde as suas qualidades e ao descongelar fica muito bom...

      Eliminar
  4. Também tenho uma arca congeladora por alguns dos mesmo motivos e também já me perguntaram se para 2 pessoas era necessário (entretanto já somos 3).
    Posso dizer que neste momento tenho favas, ervilhas, feijão verde (com 3 cortes diferentes, para sopa, guisado e cozer), abóbora e couve flor da horta dos meus pais. Normalmente uso também para guardar tomate, pimento, courgette, cebola às rodelas e aos cubos (antes de espigarem e ficarem estragadas corto-as e conservo-as assim) e quaisquer vegetais que receba.
    Além disso, permitiu-me comprar carne e peixe em quantidade nas respetivas promoções de 50% de um supermercado e congelar. Só aí, ficou meio-paga.
    Além disso, não notei diferenças significativas na conta da eletricidade quando a comprei.
    (Obrigada pela dedicação aos blogues e pela informação sempre útil e frequente. Beijinhos e felicidades!!)

    ResponderEliminar
  5. Olá!
    Gosto muito do seu blog... mas esta é a primeira vez que comento, porque também sou "maníaca" da arca congeladora!
    Cogelo tudo e mais alguma coisa - com resultados fantásticos para a minha economia domestíca... :-)
    Obrigado por tantas boas ideias partilhadas.

    ResponderEliminar
  6. Pois o seu post retrata exatamente o que eu faço cá em casa, mas também congelo alguma carne(frango, pato, coelho, borrego, cabrito) porque trago da minha mãe. Em minha casa há 3 arcas congeladoras, pois também somos 4 adultos cá em casa e além disso também tenho quintal e vou congelando tudo o que se produz em excesso e não se consome em tempo útil.
    bjs
    Zezinha

    ResponderEliminar
  7. Facilmente se consegue um bom prato com alguns ingredientes à mão, sobras e/ou congelados e 'desenrascanço' na cozinha :) Obrigada SEMPRE pelas tuas sugestões, dicas, conselhos e opiniões! Bjinhos!

    ResponderEliminar
  8. Olá Colher de Pau,
    Pena tenho eu de o meu combinado só ter duas gavetas e o espaço ter de ser muito bem estudado para rentabilizar ao máximo.
    Sou sózinha, mas acho que um combinado com uma boa arca é um óptimo investimento a curto prazo, pois conseguimos tirar proveito de muitas promoções dos supermercados (isto quem não tem outra possibilidade).
    Bjs,
    Teresa C.

    ResponderEliminar
  9. olá é realmente muito bom ter uma arca, eu não tenho mas ando a pensar muito nisso:)

    ResponderEliminar
  10. Bom dia.
    Mais uma vez agradeço todos os seus conselhos/sugestões deixados no Blogue...posso não comentar muito vezes...mas sou leitora assídua...
    Tenho somente uma pergunta, peço desculpa se parecer um pouco ignorante, mas relativamente a congelar feijão e grão cozido, congela-os juntamente com a água da respectiva cozedura (tempero-os sempre enquanto cozem e depois de bem demolhados com um pouco de azeite e uns dentes de alho e folha de louro)? E basta colocá-los em caixas herméticas, ou em saquinhos nos quais se possam fazer vácuo?
    Quanto à arca, parece-me que padeço do mal de alguns...falta de espaço na cozinha...vamos ver o que se pode arranjar, pois concordo plenamente que uma arca dá-nos meios e recursos para uma boa gestão de cozinha e de economia.

    Beijinhos e continuação de boas escritas (receitas e sugestões)...
    Cristina

    ResponderEliminar
  11. Olá, sabe se existem algumas etiquetas que não descolem qdo se põem no congelador? Eu tb uso bastante o congelador mas depois de congelado e passado algum tempo as caixas de congelar ficam todas mto parecidas!
    Obrigada e continuação de bom blog!

    ResponderEliminar
  12. Eu também sou fã da arca congeladora e congelo tudo o que posso.
    Quantas vezes é que não congelo comida que sobrou e daí a uns tempos tenho uma refeição?
    Ainda ontem cozi feijoca...hoje vou fazer sopa e a restante meti em caixas e congelei para posteriormente utilizar.
    Só há uma coisa que não congelo que é sopa.Isso não faço, pois a pediatra dos meus filhos disse-me que os alimentos verdes quando congelados deitam "qualquer coisa" que não é bom para as crianças.De resto congelo tudo e este fim de semana aproveitei a promoção da courgette no Lidl e lá fui eu comprar mais 4kg que já está cortada e congelada.Há que aproveitar e saber aproveitar.

    ResponderEliminar
  13. Boa ideia. Normalmente quando há sobras de carne de cozido faço empadão. Da próxima experimento fazer feijoada.

    ResponderEliminar
  14. Ai meu Deus como eu comia agora um belo de um cozido!

    ResponderEliminar
  15. Boa tarde! Desculpem esta pergunta mas sou novata nestas coisas e faz-me confusão congelar sopa e alimentos ja confeccionados por ja tive uma má experiêcia com sopa congelada (ficou em bocados e não se dissolvia).
    Podemos congelar em qualquer caixinha? E aquecer no microondas? Enfim...deito imensas sobras fora por não saber o que fazer. Agradeço desde já a vossa ajuda ;)

    ResponderEliminar