quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Uma Estante tão Versátil


Já aqui o disse muitas vezes que cá em casa anda sempre tudo em mudança. Em seis anos já todas as divisões sofreram alterações de todas as maneiras e feitios. Altero a ordem dos móveis, troco entre divisões almofadas, cortinados, colchas e tapetes. Mudo móveis de divisão, quadros e basicamente tudo o que me lembro. Afinal herdei esta característica da minha mãe, que faz exactamente o mesmo.
Mas, e entre todas as coisas que já alterei por aqui, o novo sítio desta simples estante da IKEA, é talvez o mais surpreendente e bem conseguido de todos os tempos.
A comum estante expedit foi inicialmente comprada para o escritório, para cumprir a sua mais primária função de guardar livros e outros objectos nas suas muitas prateleiras. Ainda no escritório teve 3 ou 4 localizações e chegou mesmo a fazer de uma espécie de divisória. Até que o ano passado e fartos de ter um escritório que nunca usávamos - pois eu gosto de trabalhar na cozinha, na varanda ou no sofá da sala e o Miguel (sim, deixei-me de iniciais) quando está por casa espalha tudo na mesa da sala - achei por bem alterar a dita estante para o nosso hall de entrada que é grande o suficiente para a comportar. E assim ficou durante mais de um ano, até que me cansei de ter a estante na entrada, com as muitas fotos, a minha colecção de presépios e outras mil coisas que só acumulavam pó e dificultavam a organização e o aspecto que pretendia para a entrada.
A estante não podia agora ser mudada novamente para o escritório, pois não condiz nada com a nova decoração e além disso não fazia lá nenhum sentido. Na sala não era o sítio e na cozinha muito menos..
De repente um rasgo de criatividade, imaginação ou apenas necessidade levou-me a colocar a estante no nosso quarto. Depois de móvel de escritório, passando a móvel de entrada, a estante é agora uma orgulhosa cabeceira de cama que tem surpreendido todos os que a vêm naquele local tão fora de comum. Claro que retirei as muitas fotos, a colecção de presépios e outras peças que não faziam sentido na nova localização e para isso comprei as caixas que encaixam na perfeição nos cubos da estante e onde tudo fica convenientemente guardado, sem pó e sem estragos, até eu alterar tudo de novo. A estante é agora, para além de uma obvia estante, uma cabeceira de cama original.
Claro que esta escolha decorativa não será do agrado de todos, mas não é isso que está aqui em causa. O que pretendo partilhar é uma alternativa um bocadinho fora do comum para um objecto tão banal como esta estante e que poderá ser uma inspiração para alguém.
Quem diria que uma estante poderia ser tão versátil e simples de organizar à volta de uma casa.

25 comentários:

  1. E se te disser que cá por casa também são moveis de WC??
    AH pois é! estante expedit + pequena (4 quadrados) com a bancada de cozinha (tb ikea) com os lavatórios de "pousar". No WC da filha o conjunto é em branco, no das visitas em faia e no meu em preto...

    Os idiotas são aqueles que usam as ideias, certo?

    Beijo
    Maria

    ResponderEliminar
  2. Gostei muito, cá em casa estão no escritório ou no projeto de escritório ;-)

    ResponderEliminar
  3. Adorei!! Parece até foto de revista de decoração. Funciona na perfeição. Também gosto de mudar tudo de lugar...infelizmente o 2º inquilino da casa (o meu namorado :D) detesta..pelo que deixo-me ficar quieta.

    ResponderEliminar
  4. Ola Joana, adorei o seu quarto. Ficou muito original. Gostava de fazer algo paracido no meu escritorio que também funciona como quarto de solteiro. É que perante o meu vicio por livros não há estante que aguente!

    ResponderEliminar
  5. Bom dia Joana! Pois por cá em casa, não tenho por hábito fazer isso, sou mais de mudar a decoraçao e as peças, mas os móveis parece que estão para ficar nos mesmos sitios, pois não encontro alternativa! mas qdo era solteira, o meu quarto em casa dos meus pais, vai na volta, cobertor debaixo dos móveis e lá andava eu e a minha irmã, sempre nisso de mudar! e o hábito manteve-se pois qdo lá vou, ela arranjou sempre uma forma diferente de por as coisas! aqui em casa, não dá para muito, mas vou sempre experimentando! é uma forma de mudar, sem gastar, e de não nos cansarmos tanto do que temos! bom post! veja a minha dificuldade em decorar o meu quarto aqui: http://saborosas-experiencias.blogspot.pt/2012/08/cabeca-borbulhar.html e se tiver ideias, que não esta, porque no meu quarto não dá! ;)

    ResponderEliminar
  6. Ficou giríssimo como cabeceira de cama. Nunca me teria lembrado de tal coisa.

    ResponderEliminar
  7. Adorei a ideia! Até fiquei inspirada!!!

    ResponderEliminar
  8. Adorei a ideia, e só tenho pena de não poder fazer o mesmo no meu quarto por falta de espaço, porque se não, de certeza que o fazia!

    ResponderEliminar
  9. Achei a ideia muito original, gostei. De uma forma geral as estantes da IKEA têm essa vantagem, são muito versáteis e funcionais. Aqui em casa tenho feito o mesmo: uma estante horizontal a que retirei os pés está na vertical e uma estante para CD´s está na casa de banho, onde não tinha móvel.

    O post é giro, bem disposto e inspirador. Os nossos dias também se fazem destas coisas!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. aheu tambem mudo tudo de sitio, gosto de inventar e assim tenho sempre uma "casa nova"
    Gostei muito dessa ideia.
    Bom resto de semana.

    ResponderEliminar
  11. ESSA ESTANTE è BONITA E SUPER ÚTIL.
    A UNICA COISA è O PERIGO DA POEIRA.
    EU TINHA UMA ASSIM,MAS JUNTAVA MUITO Pò,
    E DEPOIS EU PASSAVA A NOITE ESPIRRANDO.


    BACI

    ResponderEliminar
  12. A ideia é muito gira! Só acho pouco pático porque ali a mesinha de cabeceira e o candeeiro ficam muito longe da cama. Para mim não dava porque gosto de ter a luz mesmo à mão.
    Mas até parece uma foto de revista de decoração :)

    ResponderEliminar
  13. Parece mesmo foto de revista :) Gostei muito :) Se bem q se diz q ñ convém ter mts livros na divisão onde se dorme por causa dos ácaros... Mas cm costumas mudar a decoração com frequência, ñ deve fazer mt mal :) Bjinhos e bom fds!

    ResponderEliminar
  14. ESTÁ FEIO, ACHO QUE UMA ESTANTE DESTAS AO CIMO DA MINHA CAMA ME ASSUSTAVA, ACHO QUE A QUALQUER MOMENTO PODEMOS LEVAR COM UM UTENSILIO EM CIMA, ESTÁ MUITO POUCO ELEGANTE.

    ResponderEliminar
  15. Ficou giro de aspeto. Só não acho muito pratico. Não dá para estar encostado na cama a a ver um filme ou ler um livro. Também encostar-se de mais a esta cabeceira de cama poderia fazer cair algum livro da estante. Mas está original.

    ResponderEliminar
  16. Esteticamente está estranho mas para mim pior seria o pó.. Tantos livros ao pé da cabeça não conseguia dormir...

    ResponderEliminar
  17. Gostei muito! Só não o poderia fazer na minha casa por causa da alergia aos ácaros. Quando menos livros e sapatos tiver no quarto, melhor.

    ResponderEliminar
  18. Olá! A ideia é original e é sem dúvida bastante prático, mas o feng shui diz-nos que (para quem acredita, é claro) não é muito auspicioso. Dizem que "Nos quartos deve-se evitar manter muitos livros de qualquer assunto, porque a energia que emana deles é forte (um livro possui todo o potencial energético que carrega através da escrita) e pode perturbar o sono." [http://blog.fengshuilogico.com]. Ora, com tantas estórias por trás das cabeças, não sei não... :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A energia dos livros a cair na cabeça também é capaz de perturbar o sono. ;-))

      Eliminar
  19. Gosto imenso da ideia, como vou trocar de casa, vou compra uma casa :D estou a pensar comprar moveis brancos para o quarto , mas não sei se ficará bem com os roupeiros castanhos:S
    Acho que com moveis brancos pode-se mudar o visual da casa muito mais facilmente com troca de cores das colchas, tapetes,cortinados...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. só um aparte é que os moveis brancos/pretos têm tendencia a notar-se muito o pó (se a casa tiver essa propensão assim que limpares parece que não limpas à umas semanas - a mim aconteceu-me isso com moveis pretos e a uma prima minha acontece-lhe com móveis brancos que têm um acabamento mais "lustroso" (não sei se me faço entender). Os meus troquei-os quando tive oportunidade pois não gosto de ser escrava das limpezas

      Eliminar
  20. Obrigada pela ideia. Ando à procura de uma cabeceira para o meu sommmier e esta é uma solução diferente e útil. Adorei. Bjs

    ResponderEliminar
  21. Para quem acredita em Feng Shui essa ideia é impraticável, pois ter livros à cabeceira potencia a falta de descanso...
    Se começar a acordar cada vez mais cansada, já sabe! :)

    ResponderEliminar
  22. Gostei bastante da ideia, dá imensa arrumação e fica giro esteticamente mas tenho uma dúvida: isso é prático? Eu costumo ler na cama e preciso de estar encostada a algum sítio e isso, pelo que vejo, não dá para grandes aventuras, estou errada? Desculpa a pergunta mas é que gostei mesmo da ideia e estou tentada a copia-la =P

    ResponderEliminar