sexta-feira, 28 de setembro de 2012

A menos de 3 meses do Natal

Parece que ainda falta muito tempo, mas como diria uma pessoa que eu conheço, estes últimos meses do ano passam a correr, e não tarda nada é Natal.
Eu sei que muitos ainda nem sequer começaram a pensar nisso, mas cá por casa, há muita coisa preparada e pensada, porque até ao final do ano ainda há muitas coisas para fazer e já se sabe que depois o tempo não chega para tudo.
Como sabem, poucas são as prendas compradas porque os mimos caseiros são aquilo que verdadeiramente gosto de oferecer. No entanto há os muitos sobrinhos – os verdadeiros e os de coração – que recebem sempre umas prendinhas, bem como os avós, irmãos e cunhados. E neste campo está tudo comprado embrulhado e arrumado desde meio de Agosto, porque há que aproveitar os saldos e as promoções e além disso é o que eu menos gosto de fazer, principalmente em shoppings apinhados de gente. Ninguém faz segredo disso na família, todos o fazem e sabemos bem os tamanhos, os gostos e as necessidades de cada um. E se não sabemos perguntamos para podermos realmente oferecer o que é útil e necessário, sem encher a casa com coisas sem interesse. Além disso  nós somos os “tios chatos” que não oferecem brinquedos. Só livros, roupa ou qualquer outra coisa didática. E como todas estas crianças têm mais brinquedos do que os necessários acreditem que os pais até agradecem.
Quanto a prendas, faltam mesmo só as prendas dos pais, mas essas resolvem-se facilmente e não é necessário comprar com antecedência. O ano passado ofereci  uma máquina de café aos meus pais porque a deles tinha avariado. Acabou por não ser o que tínhamos pensado, mas sim o que seria mais útil e necessário para quem toma café em casa mais de duas vezes por dia!
Da cozinha têm continuado a sair -  à medida do tempo da cozinheira e dos ingredientes caseiros que vão chegando – os diversos componentes dos cabazes que, este ano, vão ser diferentes do habitual, mas que a seu tempo contarei apesar de poder estragar a surpresa a quem os receber. Mas sei que a ideia vai certamente ser útil para alguns.
Entretanto já comecei a receber vários mails com sugestões para os cabazes de natal. Aqui no blogue há imensas ideias nos anos anteriores, pelo que vos peço que façam uma pesquisa pelos meses de Novembro e Dezembro dos anos anteriores para ficarem com ideias e sugestões. De qualquer maneira, a seu tempo vão surgindo algumas dicas, tal é habitual, e já este ano falei de diversas coisas que tenho feito, como os licores, os pickles, o molho de tomate caseiro, as compotas… Ideias não faltam!
Aqui por casa estamos preparados e adiantados – talvez até demais! Mas ainda há tempo. Comecem as vossas listas, e a pensar no que podem fazer ou comprar qualquer que seja o vosso orçamento (e principalmente dentro do orçamento de cada um), disponibilidade ou habilidade. Estamos a menos de 3 meses do natal.

19 comentários:

  1. Pois cá em casa também se pensa assim por isso já existe livros e roupas para os mais pequenos sou uma grande fã do Freeport, e os adultos os cabazes de natal já tenho preparado algumas compotas, açúcar aromatizado, e depois mais perto sairá licor de chocolate, tronco de natal para a minha mãe que adora. Um parte eu costumava desde setembro começar a comprar os presentes de natal desde que fui para a universidade mas os aniversários só comprava antes se visse alguma coisa mesmo gira mas agora já procuro melhor este ano estou tão descansada aproveitei os seus conselhos e encontrei a "Brinca" com saldos perdi a cabeça sim porque quando se tem uma filha que tem muitas festas de anos tem que se fazer magia lolol com o preço de uma prenda comprei quatro, pois é. obrigado mais uma vez pelas suas dicas preciosas beijinhos

    ResponderEliminar
  2. eu tb já ando a preparar tudo, mas confesso que me é extremament edificil decidir o que oferecer à família do meu V. ~´ao gostam de nada e não apreciam as coisas feitas em casa. e eu detesto comprar só por comprar... enfim... ainda tenho algum tempo para decidir.

    ResponderEliminar
  3. Eu já tenho duas predinhas prontinhas :D

    (Aproveito para dar a conhecer o meu novo site de peças criadas por mim ♥ http://brilhosencantados.wix.com/loja ♥
    - espero que gostem )

    ResponderEliminar
  4. Joana, sou cm tu (ou aprendi ctg!): ainda estamos no verão, já eu estou cheia de ideias p o natal :) Já tenho quase td pensado, mts compotas já feitas, mas aguardando mais alguma dádiva de fruta para fazer mais e apenas tenho q escrever tudo na mh lista para confirmar as ofertas e td mais! As compras vou fazendo à medida do possível, financeiramente, sendo q em Out/Nov é qd posso melhor... Eu tb sou a 'tia' q nunca dá brinquedos - têm tralha de mais e prefiro dar uma peça de roupa cheia de estilo ou outros miminhos :) Bjinhos e vou ficar atenta às novidades do teu natal ;) (mas sem estragar as surpresas!)

    ResponderEliminar
  5. Olá Joana,
    Também já ando a começar a pensar nas coisas para o Natal.
    E também penso que para dar brinquedos os Pais e Avós dão, também prefiro ser uma «tia chata» e dar coisas úteis e didácticas.
    Bjs,
    Teresa C.

    ResponderEliminar
  6. Olá Joana, este ano devido ao seu blog, farto me de pensar e ter ideias para cabazes! e este ano já decidimos que vai ser assim, mas como é obvio a cabeça nãopára de ideias! então tb tive uma ideia que acho não esta nos seus cabazes! folhas de chá secas! então tenho uma planta de lucia lima, e há principe, e já comecei a cortar folhas e a secar, e a por em frasquinhos ou então vou fazer saquinhos com a minha nova máquina de vácuo. acho que fica uma ideia tb diferente! ;)

    beijinho

    ResponderEliminar
  7. Como sempre, temos que adiantar e começar a tratar das coisas, pois não tarda nada e o Natal estará à porta,...
    Beijinhos
    http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  8. Este será o meu primeiro ano que irei fazer as prendas de Natal. Tenho ideia em fazer umas compotas, açúcar aromatizado, sal gourmet e bolachinhas... Ainda está tudo em fase de projecto.
    Belas ideias e tenho que colocar o projecto em prática.

    Beijos,
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2

    ResponderEliminar
  9. Boa noite!

    Esses biscoitos que acompanham o seu post têm um ar tão apetitoso!! Nham... E são lindos! Como faz esse tipo de desenhos? Parecem pintados com caneta, eh eh, mas não seria lá muito saudável. Pode dar a dica ou é segredo ;)?

    http://montradedescontos.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  10. Os doces aqui por casa também começam a sair em força...de marmelo, de pêssego, de abóbora etc :)
    Falta as garrafinhas para o baileys e as bolachinhas faço de véspera :)

    ResponderEliminar
  11. o que se pode oferecer a um Homem?? Tudo menos licores!!! Não vai uma ajudinha?

    ResponderEliminar
  12. Em resposta ao último Anónimo: no ano passado ofereci bolo de natal (da lata) a vários casais amigos e os homens foram os verdadeiros fãs! A receita está no blog de culinária da Joana, ou cm ela disse, é só pesquisar nos posts mais antigos de Outono q encontras a receita. Já tive o marido duma amiga a pedir-me para lhe fazer de novo este ano :)

    ResponderEliminar
  13. Também já ando a pensar no Natal e principalmente em rentabilizar o "orçamento". Gostei muito das ideias dos cabazes, já houve anos em que os fizemos e foram bastantes elogiados.
    Hoje juntei-me à mãe, à tia e às primas e estivemos a fazer sonhos de abóbora... A cozinha ficou com um cheirinho a Natal tão bom!
    Parabéns pelo teu blog, gosto muito das tuas ideias :)

    ResponderEliminar
  14. Olá! Já há algum tempo que sigo o seu blog, aproveitando muitas das ideias!
    Gostava muito de saber se conhece alguma receita de compota/geleia/doce (nunca percebi a diferença entre os termos) que seja "light". Tenho noção de que este tipo não tenha uma duração tão grande quanto as receitas originais, mas como é para consumo próprio e não para oferta não há problema.
    Tenho encontrado muito poucas receitas online, mas tenho receio de as experimentar.
    Obrigada!
    Aislin
    www.conteudovazio.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  15. O natal pra nós é uma data tão especial, meus pais não tinham o costume de comemorar mas com os meus filhos faço questão de que entendam o verdadeiro sentido do natal que é o nascimento do nosso AMADO JESUS.Presentes são otimos, mas o principal é a nossa união...

    ResponderEliminar
  16. Olá. No ano passado ofereci bolachas da bimby às educadoras da escola do meu filho e este ano gostava de experimentar uma receita diferente. Alguma sugestão? Obrigada

    ResponderEliminar
  17. Comecei no domingo passado a falar sobre o Natal, que não parece, mas está mesmo chegando.rs
    Iniciei uma série de fotos com ideias para decoração, moda, presentes e comidas para o Natal.
    Dê uma passadinha por lá para deixar sua opinião.
    Bjs

    ResponderEliminar
  18. Onde posso comprar papel adesivo para fazer as minhas etiquetas para o Natal?

    ResponderEliminar
  19. Que maravilha!! Adorei o post!!!!! :)

    http://www.facebook.com/estilohedonico
    http://estilohedonico.blogspot.pt/

    xoxo

    ResponderEliminar