segunda-feira, 5 de novembro de 2012

FAQ Sobre Cabazes de Natal


Agora que o natal se aproxima a passos largos, e porque há sempre mil e uma perguntas e dúvidas sobre os cabazes de natal, ficam aqui algumas explicações e ideias para todos.

O que posso colocar nos meus “cabazes de Natal”?

Há um sem número de coisas que podem ser preparados e colocados nos cabazes de natal caseiros. Compotas, marmeladas, biscoitinhos e bolachas caseiras, chutneys, temperos variados, azeites aromatizados, licores, chocolates e bombons, caramelos, bolos de lata, misturas para scones ou panquecas com a respetiva receita, açúcar ou sal aromatizado, piri-piri, molho de tomate, pickles caseiros, mistura para cappuccino ou chocolate quente.

Aqui ficam os links para algumas das minhas coisas favoritas:
-- Mistura para Capuccino Caseiro
- Bolo de Natal da Lata

É a primeira vez que faço um cabaz para oferecer. O que é que posso fazer que seja simples e infalível?

Mesmo que não tenha jeito para a cozinha, ou seja a primeira vez que se aventura em tal tarefa, há algumas coisas muito simples e ao alcance de todos. Os açúcares aromatizados (ou sal ou azeites)com um pequeno cartão com sugestões de utilização. A mistura para panquecas ou scones com a respetiva receita ou ainda um simples licor de canela. Temperos caseiros e umas bolachinhas ou biscoitinho simples são sempre uma sugestão para todos.

Por exemplo:

Com quanta antecedência posso começar a preparar os cabazes?

As compotas, chutneys e outras preparações do género, o ideal é ir fazendo à medida que temos os ingredientes e disponibilidade para tal. Tenho pêssegos caseiros em Julho e é nessa altura que faço a compota de pêssego. Em Outubro chegaram os marmelos e preparei a marmelada e a geleia. Agora vou começar a fazer o doce de abóbora mas os pickles de pepino foram preparados em Agosto, assim como o molho de tomate que pasteurizei e guardei logo para depois oferecer no Natal.
No caso de bolachinhas, biscoitos e bombons, há que preparar mais em cima da data, com uma ou no máximo duas semanas de antecedência e devem depois ficar guardadas em caixas ou recipientes bem fechados para não amolecerem.
As misturas de scones, especiarias, cappuccino ou chocolate quente, sal ou açúcar podem ser preparados com muita antecedência, pois terão uma validade tão grande como a validade dos produtos usados.
No caso dos licores ou do bolo da lata é preciso contar com o tempo que necessitam para maturar e desenvolver os sabores. O ideal é mesmo não deixar para a última hora, pois não há tempo para fazer tudo.

As compotas aguentam-se até ao Natal sem se estragarem?

Claro que sim! Desde que esterilizem bem os frascos, deixem o doce atingir o ponto e não roubem no açúcar as compotas duram anos sem se estragarem. Aliás é o açúcar que permite que as compotas se conservem. Podem ficar descansados e fazer as compotas com antecedência sem nenhuma preocupação. E podem também fazer uma pasteurização caseira, apesar de no caso das compotas eu não utilizar. É no entanto ideal para poderem preparar molho de tomate para oferecer, pickles ou curd. Saibam mais aqui sobre a pasteurização.

Como esterilizo os frascos para as compotas?

É um método muito simples mas imprescindível para guardar compotas ou outros alimentos. Saiba aqui como esterilizar os seus frascos.

Onde arranjar os frascos?

Por uma questão de economia doméstica e de reaproveitamento, cá em casa, ao longo do ano vão-se guardando todos os frascos de vidro – das azeitonas, do café, dos pickles, da mostarda, e tenho também amigas que me guardam os frascos que se utilizam em casa delas.
Claro que se podem sempre comprar frascos em qualquer loja de utilidades domésticas, mas é uma opção que fica muito mais cara. Há que saber reutilizar.

Onde arranjar as garrafinhas para os licores?

Também aqui há várias opções. Podem-se utilizar garrafinhas de vidro de águas aromatizadas e de água das pedras, ou comprar em lojas de utilidades domésticas pequenas garrafinhas com rolhas de cortiça. As que tenho usado foram compradas numa dessas lojas por cerca de 0,75€.

Onde arranjar os saquinhos de celofane para as bolachas e outros mimos?

Os saquinhos de celofane compram-se em lojas de artigos para bolos decorados, algumas papelarias e em lojas especializadas em embalagens. No meu caso compro-as num revendedor de embalagens, mas são vendidos num mínimo de 100 unidades. (Nota: depois de tantos mails e comentários a perguntar qual o revendedor aqui fica - Coimpack na Zona Industrial de Taveiro - Coimbra)

O que fazer para oferecer às crianças?

Também as crianças podem ter um cabaz de mimos caseiros mais dedicado para elas. Chocolatinhos, bolachinhas decoradas, ou gomas são algumas das coisas que pode preparar para lhes oferecer.

Sugestões:
- Bolachinhas Chupa- Chupa

Como fazer o cabaz ou onde colocar os miminhos a oferecer?

Pode optar por comprar pequenos cestos ou caixas onde colocar os mimos (e até aproveitar os saldos para isso) ou então optar pir alternativas mais em conta.
Caixas de sapatos forradas com papel de embrulho, sacos de papel kraft personalizados com o nome da família a quem vai oferecer, sacos em pano com tecido de natal ou até caixas de madeira reutilizadas (por exemplo da fruta) são opções simpáticas para cabazes originais.

Aqui ficam alguns exemplos:

Como fazer as etiquetas?

Mesmo que não tenham muito jeito ou criatividade podem sempre fazer as vossas próprias etiquetas. Eu pessoalmente uso um programa – o Microsoft publisher- para fazer as minhas próprias etiquetas para as compotas, licores e bolachas que depois imprimo em papel autocolante (à venda nas papelarias e até na worten e afins). Podem sempre comprar simples etiquetas brancas e escrever com letra bonita o conteúdo dos vossos mimos.

Sobre as etiquetas:
- Como Fazer Etiquetas

Onde imprimir etiquetas?

Se fizerem uma pesquisa no Google encontrarão inúmeros sites com etiquetas lindas que podem imprimir gratuitamente. Há para todos os géneros e gostos. E depois basta imprimir em papel autocolante ou em papel cavalinho (para etiquetas de sacos ou prendas).

Os cabazes não ficam mais caros do que comprar uma prenda?

É muito relativo. Depende da quantidade de coisas que está a reaproveitar e a reutilizar, e dos ingredientes que tem de comprar. Se usar frascos reutilizados, etiquetas feitas por si, caixas de sapatos forradas para o cabaz e fizer os mimos com produtos seus (o caso da fruta das compotas, por exemplo) conseguirá um cabaz mais em conta do que se tiver de comprar tudo. Em última análise depende muito de si, e do valor que este tipo de prenda tem para si. Os cabazes não devem ser pensados como uma prenda “barata” para ajudar a combater a crise, mas sim uma prenda original, preparada por si com amor e carinho. É mais importante darmos uma coisa feita por nós do que qualquer coisa comprada (e igual a tantas outras). E é isso que está por detrás de um cabaz de natal caseiro. Na minha opinião, se o faz apenas para poupar dinheiro, poderá ser mais simples tentar encontrar outra solução.

Que outras coisas posso fazer para oferecer?

Nem só de mimos comestíveis vivem os cabazes de natal. Se tem jeito para a costura porque não fazer babetes, bolsinhas, capas para livros, ou aventais. Se desenha bem, porque não oferecer originais seus. Se faz croché, renda ou ponto cruz prepare pequenas ofertas feitas por si. Se gosta de jardinagem, porque não um vasinho com uma erva aromática ou flor que plantou. Se no entanto é a decoupage que a atrai, que tal oferecer uma caixinha pintada por si… Há também outras prendas originais. Se tem um caderno de receitas de família que a sua avó lhe deixou a si, já pensou em fazer cópias para oferecer às suas irmãs/filhas/sobrinhas/cunhadas?

Como decorar os cabazes?

Restos de tecidos, fitinhas, cordel, pequenas pinhas, purpurinas, decorações antigas de natal, estrelas de papel dourado, naperons de papel para bolos, restos de arranjos de flores, papel de natal antigo, papel de jornal, papel autocolante…tudo serve para aproveitar e decorar os seus cabazes, frascos e saquinhos. Antes de comprar veja o que tem por casa que possa ser aproveitado e seja original personalizando o mais que possível a sua oferta.

23 comentários:

  1. Não podia ter vindo em melhor altura! :) O ano passado pus em prática as prendinhas caseiras, este ano não dou à conta a explicar como fiz, o que fiz, onde pus, etc etc...e digo sempre "vão ao blog da Joana Roque, foi ela que me ensinou :)" mas com a informação mais ou menos dispersa torna-se mais complicado para os principiantes! Agora assim? Vou já encaminhar o link para 2 ou 3 amigas :D obrigada Joana!

    ResponderEliminar
  2. Foi as minhas prendas o ano passado...mas este ano ainda ando muito à deriva....

    ResponderEliminar
  3. Era mesmo o post que eu precisava ;)
    A ver se esta semana começo a pensar nos meus cabazes.
    O ano passado já fiz alguns, mas pequenos e para poucas pessoas, este ano quero ver se alargo as ofertas!
    Obrigado Joana
    cremepimenta.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  4. muito obrigada por este post, ando a preparar os meus cabazes de natal e em vez de estar constantemente à procura, encontro toda a informação de que preciso aqui!

    ResponderEliminar
  5. Boa tarde Joana,

    Acha que pode indicar qual a loja onde compra os sacos de celofane?
    Essas quantidades industriais dão-me jeito e compra-las em lojas de decoração de bolos fica extremamente dispendioso.
    Caso o prefira fazer através de mensagem privada, deixo-lhe o meu endereço de email: moon_sweets@clix.pt
    Obrigada e um beijinho

    ResponderEliminar
  6. Boa Joana! este post sim está bem explicito para quem começa agora a pensar nisto! eu acho que mesmo que compremos coisinhas feitas para pôr nos cabazes, se forem coisas que deem para distribuir pelos vários, fica sempre mais em conta! sou sincera, os meus motivos para oferecer cabazes este ano são vários, primeiro é original e eu adoro coisas originas, segundo fica sempre mais em conta, 3º é muito dificil decidir o que comprar todos os anos para a familia! um beijinho e obgd pelas dicas!

    ResponderEliminar
  7. Obrigada por tantas ideias fabulosas!! Vou começar a preparar os meus cabazes!

    ResponderEliminar
  8. Nestes 3 anos q tenho seguido os teus blogs (este é o 3º natal em q vou oferecer cabazes com produtos/miminhos caseiros), quase tudo o q escreves aqui já ñ é novidade, mas tb para ñ correr o risco de ser repetitiva, é sempre bom saber as alternativas p poder variar um pouco, já q os amigos são mais ou menos os mesmos e ñ tem piada serem presenteados c coisas iguais às do ano anterior :) Bjinhos e obrigada pela ajuda!

    ResponderEliminar
  9. Bom dia,

    obrigada por estas dicas todas. Este ano será o primeiro que irei fazer os meus cabazes para oferecer aos meus amigos. Pensei em sal aromatizado, bolachinhas, compotas, açúcar aromatizado e misturas para cupcakes ou bolos. Ainda só tenho estado a guardar frascos e organizando ideias mas as tuas dicas irão me ajudar bastante.
    Depois quando tiver algum feito irei colocar no meu blog e irei colocar lá o link para este teu quantinho pois tens me ajudado em certas dicas.

    Beijos,
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  10. um saltinho para ver qual a receita escolhida :)

    Este ano pelo Natal quero dedicar-me às bolachas. Sou de Coimbra (e tenho ideia que és também) e gostava de saber lojas (ou o revendedor) onde comprar os saquinhos para as bolachas.

    Obrigada!

    ResponderEliminar
  11. Adoro o teu blog e todos os dias dou um saltinho para ver qual a receita escolhida :)

    Este ano pelo Natal quero dedicar-me às bolachas. Sou de Coimbra (e tenho ideia que és também) e gostava de saber lojas (ou o revendedor) onde comprar os saquinhos para as bolachas.

    Obrigada!

    ResponderEliminar
  12. Olá!
    que belas ideias!
    pode me dizer qual é o revendedor dos sacos para bolachas?
    ando aflita à procura.
    BGD

    ResponderEliminar
  13. Antes de mais muitos parabéns por este espaço!
    Desde que encontrei este seu cantinho, comecei a interessar-me mais pela cozinha e a acreditar que consigo fazer estas coisas bonitas!
    Adorei as bolachas e as gomas! Penso que consigo fazer...
    Tenho uma pergunta, onde posso comprar as formas em silicone para gelo (gomas)e cortadores para as bolachas? Sou da zona do Porto.
    Será que encontro os saquinhos de celofane na Makro?
    Obrigada.

    Isabel Antunes

    ResponderEliminar
  14. Joana, adorei o seu post! Tudo o que é preciso para umas boas prendinhas de Natal oferecer. Parabéns pelo seu trabalho e continue a oferecer-nos dicas destas :)

    ResponderEliminar
  15. Olá Joana, o link que colocou nos bombons rústicos é o mesmo que o do Licor de canela. Será que pode colocar o link correto? Obrigada, Inês

    ResponderEliminar
  16. Inês,

    Obrigada pelo aviso. O link já está correto.

    Joana

    ResponderEliminar
  17. Ola estive a tentar arranjar no google um programa para fazer as etiquetas mas não consegui pode ajudar me por favor????? obrigado
    Elsa Ferreira
    http://www.facebook.com/ocantinhodapatanisca
    www.pataniscadesaltos.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  18. Elsa,

    Use o Publisher - que existe no Office do Windows. é fácil de usar e provavelmente já o tem isntalado no computador.

    Joana

    ResponderEliminar