segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Sugestão para os Cabazes de Natal #2 - Fudge para os Gulosos

Mais uma sugestão para os cabazes de Natal. Desta vez um fudge, receita inglesa partilhada por uns amigos, que é a prenda ideal para amigos gulosos ou até para as crianças.
O ano passado foi o mimo comestível que ofereci que teve mais elogios teve.
A receita está no livro “Cozinhar, Celebrar e Partilhar”, no capítulo dedicado às receitas para os cabazes de natal, mas para quem não tem o livro aqui fica esta receita deliciosa e mais uma sugestão simples para colocarem nos vossos cabazes.
Depois de pronto guardem o fudge (uma espécie de caramelo) já partido em cubos em saquinhos de celofane ou latinhas e decorem-nos com etiquetas e lacinhos. Aguenta-se perfeitamente algumas semanas desde que guardado hermeticamente.
Aqui fica então mais esta ideia doce para oferecer no Natal.

Fudge

Ingredientes:
(in “Cozinhar, Celebrar e Partilhar” – Joana Roque – pág. 364)

500g de açúcar
400ml de natas
100g de manteiga
100g de chocolate de leite (ou chocolate branco)

Preparação:

Leve a lume brando o açúcar com as natas e a manteiga e vá mexendo até a mistura derreter e começar a ferver. Aumente um pouco a temperatura do lume e deixe ferver, mexendo ocasionalmente cerca de 20 minutos. Durante esse tempo vai deixar de ver as bolhas que se formam a deixarem de ser grandes a serem constantes e pequenas. Retire do lume e junte o chocolate partido em pequenos pedaços. Envolva bem até o chocolate estar derretido.
Coloque a mistura num tabuleiro (25cmx25cm) forrado com papel vegetal e deixe arrefecer e assentar de um dia para o outro.
Corte depois em pequenos cubos e coloque-os num recipiente fechado como um frasco de vidro, ou embrulhe-os em papel vegetal ou película aderente para fazer uns “caramelos” individuais.

Ideia para embalar e oferecer

Faça uma embalagem diferente para um presente caseiro infantil. Coloque o fudge partido em cubos e embaladoindividualmente com papel colorido, dentro de um recipiente transparente como, por exemplo, um frasco de vidro que poderá reutilizar. Em papel autocolante colorido recorte as letras que formam o nome da criança que vai presentear com as guloseimas e cole-as no frasco.

21 comentários:

  1. Lembrei-me do fudge da minha avó...era tão bom!Uma sugestão será juntar um fruto seco tipo avelã ou pistachio, fica óptimo, mas com chocolate preto.

    ResponderEliminar
  2. olá! Deve ser delicioso! Só tenho uma questão: o chocolate branco é dos normais ou para culinária. É que o chocolate branco parece-me muito doce e tenho receio de que fiquem doces demais, pois a receita já tem bastante açúcar.

    ResponderEliminar
  3. Óptima e deliciosa sugestão,...obrigada pela partilha!
    Beijinhos
    http://www.strawberrycandymoreira.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Olá. Também da para fazer com chocolate de culinária 70% de cacau? E já agora onde compra os sacos de celofane.
    Obrigada
    Aida

    ResponderEliminar
  5. Vi num outro site a ideia de, depois de ter o fudge pronto, rolar os pedacinhos em cacau em pó, para cortar o doce. Recomenda?
    O sabor fica algo semelhante aos toffee?

    ResponderEliminar
  6. Boa noite....

    Passei para conhecer melhor o teu cantinho e gostei tanto, tanto....

    Já sou tua seguidora...e vou passar sempre que hajam novidades por aqui...se quiseres ser minha seguidora também, ficarei muito feliz e será uma maneira de nos mantermos sempre actualizadas!! :D

    Espero que tenhas muito sucesso..

    Tudo de bom e até breve....

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Já fiz fudge p oferecer noutra ocasião e tds gostaram :) Purita, usei chocolate preto e pistáchios e a combinação ficou excelente, tens q experimentar :) Este ano estou a pensar fazer c avelãs, acho q combina bem! Bjinhos e thanks pelas sugestões gulosas, as q eu prefiro, hehe!

    ResponderEliminar
  8. Olá,

    Já tenho mais ao menos as ideias do que fazer para os meus cabazes de Natal, não são originais pois venho aqui buscar algumas das tuas sugestões.

    Obrigada por mais um partilha e tenho que colocar as mãos na massa pois começamos contagem decrescente para o Natal.

    Beijos,
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  9. Obrigado pela sugestão

    homem sem blogue
    homemsemblogue.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  10. Olá! Eu gostava fazer umas coisinhas dessas para oferecer para o natal, mas não sei onde encontrar estas embalagens para pôr os preparados...Será que me pode dizer onde posso encontrar umas assim?
    Obrigada
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Boa tarde.. o fudge também dá para fazer nas forminhas de bombons?
    Obrigada

    ResponderEliminar
  12. Boa noite! Pode dizer-nos onde compra os sacos de celofane? Obrigada

    ResponderEliminar
  13. Os sacos de celofane podem ser comprados em lojas de artigos para pastelaria e festas, como a Pasgelpan (Porto), Artiaçúcar (Aveiro), Isto Faz-se (Lisboa) e muitas outras do mesmo género. O conjunto de 50 costuma rondar os 2€.

    ResponderEliminar
  14. Preciso de ajuda. Tentei fazer e não ficou sólido, mas sim tipo pasta. Alguma sugestão para que fique como desejado

    ResponderEliminar
  15. Ora vamos a ver se respondo a todos:

    Os saquinho de celofane ( e conforme explicado num post anterior sobre os cabazes de natal) compro-os a um revendedor de embalagens, mas podem ser encontrados em lojas de artigos para bolos e até papelarias.

    Podem juntar frutos secos a gosto ao fudje e usar qualquer tipo de chocolate que gostem desde que respeitem a quantidade indicada. (Claro que fica doce!)

    Não é ben um toffee,é mais cremoso. E pode-se rolar em cacau em pó mas não é "tradicionalmente" feito assim.

    Não aconselho a fazer em fromas de bombons, mas sim a seguirem o explicado na receita.

    Só depois de arrefecido é que fica sólido - assim como um caramelo. Se ficou tipo pasta é porque não deixou cozinhar tempo suficiente ou porque necessita de um pouco mais de tempo.
    a cozinhar.

    Espero ter ajudado,
    Joana

    ResponderEliminar
  16. Olá Joana...o meu ficou estilo pasta. Coloquei em fracos. Achas q posso colocar novamente ao lume ou não tem volta?

    ResponderEliminar
  17. Boa noite Joana,

    Decidi experimentar mais uma das tuas fabulosas receitas mas aconteceu-me o mesmo: não solidificou ao fim de 24 horas, apesar do sabor ser divinal! Como pergunta a Ana, será que voltar a pôr no lume resolve ou vou ter de comer tudo às colheres? :)

    Obrigada!

    ResponderEliminar
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  19. Olá!

    Experimentei este fim de semana para oferecer no Natal... E ficou excelente! :)
    Tal como diz na receita comecei a ver bolhas constantes ao fim de 20 minutos. Deixei mais 10 min para ter a certeza que solidificava! Ficou otimo, com um sabor e uma consistência perfeitas! :)

    Obrigada pela receita! :D

    ResponderEliminar
  20. Olá Joana,
    Sabes dizer-me se dá para fazer na bimby e quais os tempos e temperatura? Obrigada!

    ResponderEliminar