segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Calendário de Advento – DIY


Cá em casa já é Natal. Dezembro começa com chocolate quente ao som de música de natal, com a decoração da casa e com a montagem do presépio e da árvore de natal. E assim foi. (Quer dizer, ainda falta a o presépio…)
Além disso, este ano havia outros projetos que queria colocar me prática. Um deles era fazer o meu próprio calendário de advento, que ao mesmo tempo fosse diferente e personalizável. E assim fiz.
Bastou um cordel de sisal, alguns pedaços de cartolina verde e vermelha, um marcador e pequenas molas decorativas. E imaginação!
Cortei 12 círculos de cartolina vermelha e 12 círculos de cartolina verde com cerca de 5cm de diâmetro. Cortei também um pequeno coração de cartolina vermelho.
Depois numerei os círculos vermelhos com os números ímpares de 1 a 23, e os verdes cm os números pares de 2 a 24. O coração ficou com o número 25 e a palavra Natal.
Depois coloquei os círculos de cartolina, por ordem e presos com as molas decorativas, no cordel de sisal. Bastou depois pendurar no sítio escolhido, no meu caso sobre a lareira.
Cada um dos círculos, que corresponde a cada um dos dias até ao natal, servirá para que cada um escreva algo de significativo durante o seu “caminho de advento”. Mensagens de esperança, partilha, amor, família, amizade, solidariedade. Mensagens pessoais das nossas experiências diárias e preparação para o verdadeiro natal. (Até porque advento quer dizer chegar e é por principio um tempo de preparação para a chegada, não do Pai Natal com os seus presentes, mas do Menino Jesus!) Mas esta é apenas a minha sugestão e motivação.
No entanto podem personalizar o vosso calendário de advento como preferirem e será certamente um projeto engraçado para fazerem com crianças na contagem decrescente para o dia 25 de Dezembro!

7 comentários:

  1. Bom dia querida Joana (espero que não se importe que a trate assim, mas a verdade é que é a minha blogger favorita e tenho-lhe um carinho especial).
    Bem, queria apenas deixar-lhe um beijinho e perguntar quando posso partilhar estas dicas fantásticas no facebook! Fico a aguardar...

    ResponderEliminar
  2. Olá Joana!

    Também fizemos (com o filhote)pela primeira vez o nosso próprio calendário do advento! Sem copiar apenas deixando a imaginação fluir. Com tecidos, recortamos uma árvore (verde)que enchemos com pasta e cosemos bolsos (vermelhos) de 1 a 25. Tudo cosido à mão que aqui a mamã não sabe utilizar a máquina. Por fim recortamos os números (branco) e colamos em cada bolsinho. Ficou lindo e está quase, quase prontinho.:-)

    Vai ser bom colocar lá papelinhos com tarefas e coisas para fazermos em conjunto a cada dia.:-)

    beijinhos e continue (todos os dias cá venho, já não resisto).

    beijinhos
    Marlene

    ResponderEliminar
  3. Excelente ideia! As mensagens agradam-me muito mais do que os típicos chocolates e pequenos presentes para cada dia. O calendáro da Marlene, com papelinhos em cada bolso, também me parece uma sugestão fantástica!

    ResponderEliminar
  4. Gostei muito da ideia... e por aqui também não há Pai Natal, só Menino Jesus... por mim enchia a casa toda de presépios e oferecia presépios a toda a gente...;)
    adoro o seu blog

    um abraço

    ResponderEliminar
  5. Linda ideia!
    Beijinhos

    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Adorei a ideia, super simples e bonito :) Ainda sou capaz de fazer uma coisa destas com os 'meus' alunos :) E vou encaminhar o link para as amigas com criançada, é uma actividade super gira :) Bjinhos!

    ResponderEliminar
  7. E porque gostas de reciclar...:)

    http://www.drelvt.min-edu.pt/espaco-drelvt/exp-2012/exp-natal-colectiva-2012.asp

    http://aeqc.net/site/

    ResponderEliminar