terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Sugestões para os cabazes de Natal #5 – Brittle de Amendoim


Aos poucos os cabazes desde Natal vão tomando forma. Há kit de massas para uns, e cabazes mais tradicionais para outros.  A seu tempo irei fazer as habituais bolachinhas e gomas para os mais novos. Mas há também que descobrir coisas novas para mimar a família e os amigos.
E que tal uns docinhos simples para juntar a outras coisas num cabaz, ou para dar só assim dentro de uma embalagem bonita?
Sugiro um brittle de amendoim, uma espécie de caramelo-nougat de amendoim, perfeito para servir , por exemplo, com um café.
Aqui fica a ideia (e a receita!)

Brittle de amendoim (para cerca de 400g - 2 saquinhos)

75g de açúcar amarelo
200g de açúcar
75g de golden syrup ou mel
25g de manteiga
½ colher de chá de bicarbonato de sódio
150g de amendoins (torrados e salgados)

Preparação:

Comece por untar com um pouco de óleo um tabuleiro. Reserve.
Num tacho coloque os dois açúcares e o golden syrup ou mel e acrescente 75ml de água. Leve ao lume até dissolver bem o açúcar. Junte depois a manteiga e mexa bem até estar derretida.
Deixe depois a mistura ferver cerca de 8 a 10 minutos mexendo de vez em quando. (A mistura deverá deixar de ser cristalina para ser opaca.)
Retire do lume e junte os amendoins e o bicarbonato de sódio de imediato, mexendo bem. Verta depois a mistura para o tabuleiro preparado e alise com a colher de pau de modo a que fique com a mesma espessura. Deixe arrefecer completamente.
Depois de fria parta a mistura em pedaços com a ajuda de um maço de cozinha e coloque em saquinhos de celofane, latinhas ou frasquinhos. Decore a gosto e coloque uma etiqueta bonita.
(Desde que bem acondicionado num saco, frasco ou caixa bem fechado, aguenta algumas semanas em perfeitas condições)

14 comentários:

  1. Mais uma bela ideia :)
    O seu fudge de chocolate este ano tem sido um sucesso....este também deve ser!!!

    Tb comprei fitinhas iguais às suas ;) Bem giras!!!

    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Joana, adorei a sugestão e é mais uma ideia a colocar em prática :) Logo vejo se tenho tempo (e espaço) p oferecer nos cabazes, ou simplesmente para provarmos cá por casa e oferecer no próximo ano :) Ideias saborosas, venham elas sempre :) Thanks again! Bjinhos.

    ResponderEliminar
  3. Que excelente sugestão para as prendinhas de Natal! Adorei a ideia e vou concerteza por em prática!

    Beijinho doce :)

    ResponderEliminar
  4. Olá!

    Desde já muitos parabéns pelo blog...
    Só há pouco tempo o descobri e já tirei imensas ideias!
    Estava a pensar fazer uns mini-cabazes com saquinhos de bolachas e biscoitos, e para isso precisava de comprar estes saquinhos básicos transparentes.
    Onde se encontram?

    Obrigado
    Joana

    ResponderEliminar
  5. Ola! Adorei a sugestãõ e tentei po-la em pratica mas n correu bem! Nao endureceu. n sei o que não fiz bem... o sabor é optimo mas infelizmente correu mal... beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Joana, fiz o britle de amendoim mas nunca mais solidifica, ou melhor, solidifica mas quando o corto e junto num saquinho, volta a juntar-se... onde devo ter errado? no óleo do tabuleiro?
    Ficou mais fino q este da foto... mas bonito... só tem o problema de não se manter... :(

    ResponderEliminar
  7. Snif, snif...estou triste,fiz o brittle de amendoim, mas não solidifica!!!!

    ResponderEliminar
  8. Para quem está com dificuldades no brittle de amendoim.
    Se não está a solidificar é porque precisa de um pouco mais de tempo a ferver do que os 10 minutos recomendados ou porque provavelmente estão a deixar o açúcar ferver um lume muito brando e não em lume forte.
    Se não solidifica não há nada a fazer. Tem mesmo de ficar um caramelo completamente duro e rijo. E não vale voltar a colocar na panela que não resulta!
    Espero ter ajudado.
    (E desculpem a resposta pouco personalizada, mas a falta de tempo é uma coisa terrível!)
    Um beijinho,
    Joana

    ResponderEliminar
  9. Adorei esta receita, fiz para oferecer nos cabazes e fiz para ter na mesa de Natal, após a publicação das fotos pediram-me a receita, tomei a liberdade de a publicar no blog não deixando de referir a sua origem!!! Espero que não se importe e mais uma vez um obrigado pela partilha destas ideias magnificas!

    ResponderEliminar