terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Sugestões para os cabazes de Natal #6 - Lata com Sortido de Bolachas

A falta de tempo é sem dúvida o meu pior inimigo quando chego a esta altura, a uma semana do Natal. E presumo que não sou a única.
Apesar de o dia 25 estar quase a chegar, ainda há tempo para colocar em prática algumas ideias, e é a altura para começar com as bolachinhas. Diz a tradição cá de casa que as bolachas só se começam a fazer depois do meu aniversário, e à medida que vou distribuindo os cabazes.
Neste caso não há cabazes. Há sim uma latinha com bolachas que vai seguir viagem via CTT até chegar aos destinatários.
A ideia é simples: fazer um sortido de bolachas com a mesma massa base, mas variando os sabores e a formas para criar bolachas diferentes. Vi a ideia de fugida numa revista, mas usei uma receita conhecida, simples e habitual de bolachas. (Cuja receita encontram aqui!)
Fiz a massa, dividi-a em 4 partes. A uma misturei raspa de laranja. A outra essência de baunilha. A outra canela em pó e à última chocolate em pó.
Com a massa de laranja formei bolinhas e cobri com açúcar demerara. Com as de baunilha fiz também bolinhas e coloquei um pedacinho de chocolate ao meio para derreter. Com as de canela estiquei-a com o rolo, polvilhei com mais canela e enrolei como se fosse uma torta. Depois cortei em fatias fazendo um engraçado efeito de espiral. Com as de chocolate formei um rolo que passei em amêndoa ralada e depois também cortei em fatias.
Depois de prontas e arrefecidas, coloquei-as na lata dentro de forminhas de papel frisado, como as latinhas sortidas que se compram no supermercado.
E pronto, depois de decoradas, um miminho de natal pronto a seguir para o seu destino. E mais uma sugestão ainda a tempo do Natal.

22 comentários:

  1. Adorei esta ideia e vou usa-la nos meus cabazes de Natal tambem - alias, como muitas outras que compor aqui. Obrigada, Joana!

    ResponderEliminar
  2. Mais uma excelente ideia para as lindas latas que tenho para presentear ;)

    ResponderEliminar
  3. Vou trazer esta tua ideia cmg :)
    Beijinhos doces e obrigada pela partilha!

    ResponderEliminar
  4. Ótima ideia!
    Quanto ao tempo... é um grande problema! Ainda por cima, por cada fornada de bolinhos que faço, há logo uma parte que vai para as barriguinhas das minhas filhotas e do meu marido! OK! Pelo menos fico a saber que "estão delicioooosos, mamã!" Ontem, a seguir ao jantar, estava a compôr um dos meus presentes e não tomei as devidas precauções para esconder um saquinho de bolinhos de canela, já todo arranjadinho... Resultado: uma birra enorme da mais pequena (3 anos)! Tentei remediar o caso com um pacotinho de bolachas cobertas de chocolate, mas ela atirou-o com força ao chão 2 ou 3 vezes. Claro que não comeu os bolinhos de canela... acabou por comer as bolachas em migalhas com uma colher... Está a ser muito difícil fazer os meus presentes de Natal... acho que alguns vão ter que ficar para os Reis...
    Joana, muito obrigada pela indicação do local onde compra os seus saquinhos para as bolachinhas. Já lá fui! Tenho saquinhos para muuuito tempo!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!

      Onde é já agora esse local onde se compram os saquinhos? Também ando nessa busca...

      Obrigada

      Inês

      Eliminar
  5. Que deliciosa sugestão,......
    Beijinhos
    http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Ai linda, cada sugestão tão boa ou melhor que as outras! És maravilhosa! A dificuldade está na escolha pois todas são óptimas.
    beijocas linda

    ResponderEliminar
  7. Olá Joana!

    Por incrivel que possa parecer, só a algum tempo começei a fazer bolacinhas em casa seguindo uma receita base (semelhante a sua, apenas reduzo a manteiga e junto leite)e o resultado tem sido bom, a filhota e o marido aprovam.
    Adoro as suas dicas para os cabazes e não só claro! e a esta também não poderia ficar indiferente.
    Parabéns!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Adoro! As ideias e as bolachinhas que pretendo fazer! Só não encontro essas caixinhas amorosas que dão uma graça à prendinha :(
    Bjs

    ResponderEliminar
  9. Gostei muito da sugestão. Foi ver a receita das bolachinhas e fiquei com uma dúvida, a massa não leva mesmo ovos?

    bj

    ResponderEliminar
  10. eu uso como receita base as bolachas estrelas de nata (http://paracozinhar.blogspot.pt/2010/12/estrelas-de-nata.html) e adiciono os sabores (canela, laranja, limão, baunilha)! Ficam deliciosas.

    ResponderEliminar
  11. Ficaram lindas nessas latas.
    Uma bela sugestão!

    ResponderEliminar
  12. Olá bom dia, onde comprou estas caixas?
    São lindas e eu não encontro em lado nenhum...

    ResponderEliminar
  13. Olá boa tarde...

    Também adoro as caixinhas, mas tal como a Xana não as encontro :( Poderá dizer-me onde arranja estas caixinhas lindas?

    Obrigada pela partilha... :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Como tem havido muitas perguntas sobre as latas, decidi partilhar que encontrei umas muito lindas, com motivos natalícios no Lidl, mas foi há algumas semanas já. Vendiam-se em conjuntos de três, com tamanho diferentes e desenhos de Natal. As minhas são com flocos de neve em tons de azul, cinza e brancos, mas havia também com um anjo. Pode ser que ainda consigam encontrar alguma perdida numa loja Lidl...
    À custa das partilhas da Joana, desde o ano passado os meus cabazes têm sido melhorados e acho que me aventuro a dar esta oferta tão especial a mais pessoas... assim o tempo o permita...

    ResponderEliminar
  15. tb encontrei as caixinhas em conjuntos de 3 no De Borla há algum tempo...
    Joana, fiz o britle de amendoim mas nunca mais solidifica, ou melhor, solidifica mas quando o corto e junto num saquinho, volta a juntar-se... onde devo ter errado? no óleo do tabuleiro?

    bjs

    ResponderEliminar
  16. Sobre as latinhas:
    (E outras coisas de natal que aparecem por aqui)

    As latinhas da foto foram compradas no final de novembro no De Borla, em conjuntos de 3 (que custaram 2€ as 3)
    Particamente todo este género de coisas são comprados em lojas chinesas, no De borla, no Espaço Casa - mas logo no início da época natalícia, porque depois é difícil de encontrar.
    Muitas vezes, na época dos saldos - que está prestes a começar - compro algumas coisas na Zora Home (para o ano seguinte) ou na Casa.
    Espero ter ajudado.

    Um beijinho,
    Joana

    ResponderEliminar
  17. Obrigado a todas pelo esclarecimento :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  18. obrigado mais uma ideia muito boa beijinhos bom Natal

    ResponderEliminar