segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Resoluções para o início do ano


Apesar de o novo ano já ter mais de 20 dias, nunca é tarde para colocar em prática algumas resoluções que nos permitam melhorar, nem que seja apenas um pouco, a nossa vida  ou pelo menos que nos façam sentir melhor e “em controlo”.

10 Resoluções para o início do ano (e para manter ao longo de todo o ano)

1 – Inicie uma actividade física - O ar livre é um bom ginásio
Deixe de lado a vida mais sedentária e passe a fazer uma actividade física. Vá jogar futebol com os amigos, faça caminhadas na rua, vá correr para o parque, inscreva-se em programas de desporto para todos ou, se tiver disponibilidade financeira  inscreva-se num ginásio.

2 – Experimente novos produtos (e veja se as marcas mais baratas o satisfazem!)
Se tem receio de trocar os seus produtos habituais por marcas brancas ou por outras  marcas mais baratas, deixe esse preconceito de lado e experimente. Sejam produtos alimentares, de higiene e beleza ou simples detergentes. Vai ver que, em muitos casos não há necessidade de comprar o produto mais caro.

3 – Implemente novos hábitos domésticos
Seja organizar uma ementa semanal, iniciar um orçamento doméstico, passar e ir ao mercado, anotar todas as despesas, não sair de casa sem fazer a cama ou simplesmente tomar um pequeno almoço mais saudável. Implemente algo que o ajude a contornar o que acha serem as suas falhas domésticas.

4 – Passe a ser mais organizado e use a regra dos 15 minutos
Todos os dias tire 15 minutos ao final do dia para organizar tudo o que tem de preparar para o dia seguinte e assim não se esquecer de nada.

5- Faça um dia vegetariano e uma vez por semana faça uma refeição sem carne ou peixe
Quando organizar a sua ementa semanal, escolha uma das refeições para uma refeição sem carne ou peixe. Aproveite para incluir vegetais diferentes na sua alimentação e testar receitas novas

6- Faça actividades em família durante o fim de semana
Pode ser irem andar de bicicleta até ao parque mais próximo, irem jogar à bola, ou apenas ficarem a casa e verem um filme todos juntos ou jogarem a um qualquer jogo de sociedade. Institua a atividade familiar e cumpra-a todas as semanas.

7 – Crie um mealheiro Familiar
É uma boa maneira de ensinar às crianças o valor do dinheiro e de todos poderem contribuir para um bem comum. Pode ser utilizado como método de poupança familiar, ou para comprar algo de que todos necessitem como um eletrodoméstico, um móvel para a casa ou para fazerem algo em família.

8 – Seja mais solidário e doe tempo
Os tempos podem não ser os melhores para todos, mas pense em maneiras diferentes de ajudar os outros. Em vez de bens ou dinheiro, porque não doar um pouco do seu tempo e tornar-se voluntário

9 - Pense no Futuro Sustentável e poupe água, energia e recursos
Em família passe a ter uma maior consciência destes gastos e tome algumas decisões que ajudem a poupar. Reutilize tudo o que puder e faça da reciclagem algo natural e habitual para todos. Todos juntos podemos fazer a diferença.

10 – Seja mais e melhor e faça um esforço para se dedicar ao que é mesmo importante
No início de um novo ano estabelecemos sempre objectivos e metas. Porque não tentarmos ser melhores pessoas, mas amáveis, condescendentes, simpáticas e prestáveis? Pode parecer uma utopia, mas realmente só depende de cada um de nós.

9 comentários:

  1. Gostei muito de todas as ideias! Obrigada pela partilha.

    O dia vegetariano já faço há muito tempo. Um ato simples que contribui para diminuir em muito a nossa pegada ecológica.

    Vou tentar por em pratica a regra dos 15 minutos, acho que é importante para que o dia seguinte comece com menos stress na correria da manhã.

    E quanto à última dica, acho que o mundo seria muito melhor e metade dos nossos problemas atuais estariam resolvidos, porque a crise é um facto, mas a maior crise de todas não é a económica, mas a de valores...

    Bjs e boa semana

    ResponderEliminar
  2. Boas dicas. Já ponho em prática umas quantas mas acho que devemos tentar sempre mais e melhor. Beijinhos e abraços,

    ResponderEliminar
  3. Olá Joana! Gostei de tds as resoluções, principalmente a última! Numa altura em q parece q só se dá importância às 'coisas' q não temos, pq não dar mais valor ao q não somos mas poderemos vir a ser com alguma esforço e perseverança?... Inspiraste-me a tentar alcançar ainda mais! Podemos sempre chegar mais longe :) Bjinhos!

    ResponderEliminar
  4. Adorei as dicas! Algumas são impossiveis de concretizar como por exemplo um dia vegetariano. Pois hà 2 membros na familia que não gostam de vegetais.
    Tudo o resto é execuível com a boa vontade de todos.
    Bjs. E bom ano!

    ResponderEliminar
  5. Olha vou aproveitar a carona na sua resoluções,preciso disso mesmo,mas também li o desafio de passar um mês sem gastar ufá vou tentar seguir esta dicas depois te conto se realizei com sucesso. Bjs e parabéns pelo blogger.Lilian há faça-me uma visita e deixe sua opinião vou gostar de saber e claro me lembre de seguir as dicas de não gastar. BJS. http://casareformulada.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  6. Eu devia ser rapariguinha para cumprir uma lista destas!... Boas ideias, obrigada pela partilha

    ResponderEliminar
  7. 27 e 28 de Maio de 2013 | Pavilhão do Conhecimento, Lisboa

    O Congresso de Comunicação de Ciência 2013 pretende ser um ponto de encontro e discussão para todos os que trabalham e se interessam pela comunicação e divulgação da Ciência.
    A comunidade de profissionais que se dedicam à investigação, promoção, comunicação e disseminação de ciência em Portugal tem-se desenvolvido consideravelmente nos últimos anos, com o correspondente aumento na quantidade e qualidade do trabalho realizado nestas áreas. Paralelamente a este crescimento, o interesse pelas questões científicas e tecnológicas e a procura de informação científica aumentou de forma sensível nos diferentes sectores do público. Com esta evolução, também amplificaram as oportunidades e a necessidade de actualização, de debate e de interacção na comunidade de profissionais de comunicação de ciência. O Congresso de Comunicação de Ciência – SciCom PT 2013 pretende ser uma plataforma ao serviço desses objectivos.

    Data limite para submissão de propostas: 26 de Março de 2013
    Data de anúncio das propostas aceites para comunicação: 22 de Abril de 2013
    Data limite para inscrição: 20 de Maio de 2013

    Anterior edição: Workshop SciCom Portugal, 8 de Abril 2011

    ResponderEliminar
  8. Adorei as dicas parabéns pelo blog. Muito Bom.

    xx

    http://www.myfashion-1blog.blogspot.co.uk/

    ResponderEliminar