segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Aproveitar Promoções #3

Há uns tempos comprei pato inteiro por metade do preço, uma boa promoção que decidi logo aproveitar, assim como de um bom chouriço que também estava a metade do preço.
Podia simplesmente ter congelado o pato para usar mais tarde, mas resolvi de outra maneira.
Como em breve haverá um bebé cá em casa, acredito (ou melhor, tenho quase a certeza) que nos primeiros tempos será mesmo muito difícil tirar tempo e atenção do bebé para cozinhar. Sendo assim, um conselho que várias pessoas me têm dado, desde médicos, enfermeiras e amigas que já tiveram filhos, é o de ter algumas refeições preparadas no congelador, ou pelo menos “esboçadas” e prontas a confecionar rapidamente.
Por isso, ao comprar o pato, resolvi logo cozê-lo, juntamente com o chouriço, sal, pimenta, cebola, uma cenoura, cravinhos, louro e salsa (tal e qual como se coze para fazer o arroz de pato). Depois de bem cozido, deixei arrefecer e desfiei cuidadosamente o pato. Dividi depois a carne por três caixas plásticas e juntei 3 chávenas de caldo de cozedura do mesmo, assim como algumas rodelas de chouriço e de cenoura. E congelei.
Mais tarde, cada uma destas caixas vão dar para uma refeição para duas pessoas. Pode ser arroz de pato, mas também pode ser um empadão de pato. Ou uma massa com pato ou um folhado de pato, ou empadas de pato ou lasanha de pato… Qualquer coisa que me apeteça no momento e para a qual aproveitei (bem, acho eu!) a promoção.
Mas um pato com 50% de desconto acabou por dar para mais do que 3 refeições. Três, são as que estão congeladas e quase prontas a usar, mas com o restante caldo, os miúdos do pato e umas massinhas e ainda consegui fazer uma canja de pato que acabou a ser o nosso jantar num domingo sem grande fome.
Não é preciso muito para usar com inteligência e imaginação as promoções em vigor e assim termos um pequeno stock de alimentos e refeições para toda a família.
Fazem o mesmo? Que outras sugestões podem dar para aproveitar as promoções?

12 comentários:

  1. Obrigado por tão excelente dica! Manuela

    ResponderEliminar
  2. Bom dicas assim de repente não tenho mas a tu é uma optima dica.

    Beijinhos,

    Susana
    As Papinhas dos Babinhos

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. Mais de três refeições? Nossa que economia! Tem que aproveitar mesmo a promoção!


    Se puder dá uma passadinha no meu e deixa um comentário?
    Meu mundo, Meu quarto

    ResponderEliminar
  5. Olá Joana,
    preparar e destinar as refeições logo quando compramos em quantidade é, sem dúvida, a melhor forma de optimizar as promoções (e não só) e no fundo gerir bem o orçamento familiar. Quando aproveito promoções de carne de vaca e/ou porco compro uma quantidade razoável (variável para cada família)e peço para picar. O que preparo? Bolonhesa para preparações diversas (empadão de batata ou arroz, esparguete, lasanha,...)e faço hamburgueres caseiros já temperadinhos e prontos a grelhar ou fritar. Depois é só congelar. É pena não me terem dado o conselho a mim... o tempo para cozinhar era mínimo e a fome que eu tinha a amamentá-las nunca tinha tido na vida. Continuação de boa gravidez e aproveite bem todos os conselhos e ajuda que possa ter...
    Beijinhos
    Ana Martins

    ResponderEliminar
  6. Deus te ama
    Deus nos ajuda a sair das dívidas, devemos nos arrepender e pedir perdão por termos chegado nessa situação, agradecer a Deus por tudo, mesmo estando em situação difícil, confiar Nele e convida-lo para ser nosso sócio, e deixar Deus agir. Declare a palavra de Deus com fé. Ele sabe o que devemos fazer para sair das dívidas. Deus nos ama, e quer o nosso bem, Ele é um pai misericordioso.
    “O SENHOR é quem vai adiante de ti; ele será contigo, não te deixará, nem te desamparará; não temas, nem te atemorizes.” Deuteronômio 31:8.
    O que encobre as suas transgressões nunca prosperará, mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia. Provérbios 28:13
    “Quando os caminhos do homem agradam ao Senhor, faz que até os seus inimigos tenham paz com ele. Melhor é o pouco com justiça, do que grandes rendas com injustiça. O coração do homem propõe o seu caminho; mas o Senhor lhe dirige os passos.” Provérbios 16:7-9.
    Minha é a prata, e meu é o ouro, disse o Senhor dos Exércitos. Ageu 2:8
    Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e não te esqueças de nenhum de seus benefícios. Salmos 103:2
    Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela.
    Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão de dores, pois ele supre aos seus amados enquanto dormem. Salmos 127:1-2
    Cantem e alegrem-se os que amam a minha justiça, e digam continuamente: O Senhor seja engrandecido, o qual ama a prosperidade do seu servo. Salmos 35:27
    Deus te ama.
    Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
    Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.
    Jesus te ama.

    ResponderEliminar
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  8. Optima dica. Um blog com óptimas sugestões para pôr em prática. Evelyne.

    ResponderEliminar
  9. Bela sugestão!
    Kiss, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/08/5-edicao-escolha-do-ingrediente-e.html

    ResponderEliminar
  10. Viva,

    Eu há tempos fiz o mesmo :) Mas converti o pato em arroz de pato e congelei assim mesmo no tabuleiro, depois foi só descongelar e levar ao forno a gratinar.
    Ficou muito bom!

    Beijinhos,
    Vânia Sousa

    ResponderEliminar