quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Querido, Mudamos o Quarto


Será que é possível fazer um quarto de bebé bonito e a baixo custo? Claro que sim. Pessoalmente até acho que o conseguimos, até porque provavelmente não vale a pena gastar muito dinheiro num quarto de bebé e principalmente porque muitas famílias não têm sequer orçamento para gastar a transformar uma divisão.
A ideia surgiu-me, já depois do quarto do Zé Maria estar praticamente pronto, mas surgiu-me depois de ver um episódio do “Querido, Mudei a Casa”. Em que uns recém pais não tinham condições/orçamento para o fazer.
Claro que por mais criativa que uma pessoa seja, não consegue fazer um quarto que possa competir com um “Querido”, mas há sempre ideias que não custam nada a colocar em prática e que são bastante acessíveis, e que permitem a qualquer um de nós criar um quarto de bebé.
O quarto do Zé Maria é, à primeira vista apenas um quarto de bebé. Mas também é um segundo quarto, se for necessário, com uma cama de casal, é também um pequeno escritório com um armário onde os nossos papeis, arquivos e impressora estão arrumados e camuflados num pequeno armário do IKEA que transformamos.
O que compramos para o quarto? Aquilo que provavelmente todos os pais compram ou pedem emprestado: uma cama de grades, e uma pequena cómoda. E compramos também a cama/sofá que, não é indispensável em todos os quartos de bebé, mas que no nosso caso permite a tal cama de casal adicional caso seja necessário. As restantes coisas já existiam, como o tal armário – escritório que já tínhamos adaptado anteriormente, ou a secretária (também IKEA) que serviu para a máquina de costura, e que agora é uma espécie de mesa de cabeceira para o sofá/cama.
O resto são pormenores…. Compramos tinta e fomos nós – neste caso o Miguel que pintou a parece do quarto na cor escolhida. Fiz um desenho na parede (uma árvore) que deu vida ao quarto e que o Miguel também pintou. A minha mãe fez almofadas a partir das sobras de tecido da bainha dos cortinados – comprados na Zara Home para colocar no quarto do bebé – mas que podiam ter sido comprados em qualquer outra grande superfície que venda cortinados prontos a colocar. Aproveitamos o varão que já existia, que era super simples e não choca com nada, assim como o candeeiro branco redondo que temos pendurado no teto há mais de sete anos.
Compramos tecidos e a minha mãe dedicou-se a fazer almofadas personalizadas para decoração, capas de edredons, resguardos do berço, mobiles…
A cadeira de amamentação é herdada. Pertencia à mobília de solteira da minha mãe e estava no quarto da minha irmã em casa dos meus pais. Veio agora, temporariamente para cá. O candeeiro de pé alto já existia e apenas se mudou da sala para o renovado quarto.
A restante decoração foi feita com simples molduras, algumas compradas com menos de 2 euros. Umas estão ainda à espera do nascimento do pequeno para levarem depois umas fotos dele entre outras recordações. Nas outras, que se encontram na parede oposta, perto da caminha dele está a oração do anjinho da Guarda, ideia que tirei desse mesmo programa do “Querido” e que coloquei em pratica em apenas alguns minutos – uma ideia simples que todos podem fazer.
Bastam algumas ideias, mãos à obra, bricolage caseira. E mesmo com um orçamento mais pequeno fazer um quarto de bebé que nos faça felizes e a sonhar com o dia em que o bebé chega aos nossos braços.

(Apenas uma pequena nota: é sempre uma vantagem quando compramos coisas simples e básicas que nos permitem depois mudar de uns sítios para os outros e adaptar a vários ambientes. Só assim um candeeiro mais simples passa de uma sala para um quarto (ou basta mudar o abajur ou um cadeirão sobrevive mais de 30 anos apenas com uma mudança de capas de almofadas, por exemplo…)

36 comentários:

  1. Parabéns, pois o quarto está lindo. E então aquela árvores com quadros....ficou super gira!
    E um especial parabéns à avó, que fez um trabalho fantástico com os tecidos :)

    ResponderEliminar
  2. O quarto ficou fantástico!!! E ainda por cima sem gastar muito , parabéns! És uma inspiração rapariga :D

    LA

    ResponderEliminar
  3. Muitos parabéns; está lindo e inspirador! ...
    :)
    romi
    http://thinkpinkbyromi.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Adorei! Um quarto com " cheirinho " a bebé amado!

    ResponderEliminar
  5. ja me tinha questionado o motivo de nao ver tantos posts, e tambem eu ha muito nao vinha cá. e q giro ser pela mesma razao! bebes a caminho! tb estou gravida de 28 semanas! e tb andamos nessa azafama! e temos entao o mesmo berço, a mesma cor de parede(parece ser cinza) e tb uma arvore na parede desenhada por nos! feliz coincidencia! a mim ainda me falta os cortinados q tb quero dar o meu toque! entretanto, como sou mais da decoupage, artes manuais tb me vou entretendo a fazer algs coisas! Adorei! Uma continuaçao de gravidez feliz! um beijinho!

    ResponderEliminar
  6. O quarto está lindo...
    A mala da maternidade que comprei para a minha B. é igual à tua, mas a minha é em Beje e rosa. Linda e muito prática.
    Beijinhos e tudo a correr bem:)
    Margarida

    ResponderEliminar
  7. Já não visitava o blog há algum tempo e adorei saber que também tem um JM a caminho! Eu também! Mas no meu caso é um João ;) Eu estou de 24 semanas.

    Nesta altura é necessário aproveitar todas as ajudas e tentar não gastar fortunas nas coisas para os bebés. Tive a sorte de ter uma caminha dessas + colchão emprestadas e em princípio terei uma cómoda a baixo custo, que uma amiga me irá vender. O carrinho e ovo também serão emprestados bem como outras coisinhas de artilharia pesada!

    Adorei o pormenor da árvore no quartinho e as almofadas estão um AMOR! Ando na fase da decoração e a refrear as compras de roupinhas! Afinal ele nasce em Dezembro, e os saldos ficam ali ao virar da esquina, dá para comprar mais qualquer coisa nessa altura!

    Beijinhos e muitas felicidades

    ResponderEliminar
  8. Adoro o branco! =D Parabens, escelente gosto!!

    ResponderEliminar
  9. O quarto está super lindo! Simples e mimoso como se quer para um bébé! Beijinho, manuela

    ResponderEliminar
  10. Está simplesmente maravilhoso!
    Adoro!
    Beijocas

    ResponderEliminar
  11. Muito bonito! Especialmente por ser muito luminoso e por terem tirado máximo partido dessa luz! As casas querem-se com muita luz. Traz muito boas energias e, visualmente, fica leve e amplo.

    Ana

    ResponderEliminar
  12. Parabéns. O quarto está com tons bem relaxantes e ficou com muita luz.
    Adorei a árvore!! Bem original e sobressai na perfeição.
    Optimo trabalho!! Bjos.

    ResponderEliminar
  13. O quarto dele ficou lindo e de muito bom gosto!

    ResponderEliminar
  14. Lindo ! Bem fixe a árvore.
    Beijinhos

    PS- Enviaram-me um desafio e tinha que escolher alguns Blogs...um deles foi este :)

    ResponderEliminar
  15. Joana, adorei como ficou o quartinho do Zé Maria :) E ainda bem q se decidiram pelo bege, uma cor mais neutra e mais versátil em vez do vulgar azul em quartos de menino :) Bjinhos e aproveita bem estes últimos momentos antes da chegada do pequenito.

    ResponderEliminar
  16. Adorei a árvore pintada com as molduras penduradas nos ramos, está super giro! Parabéns pela criatividade!

    ResponderEliminar
  17. O quarto do ZM ficou muito bonito :) Obrigada por partilhar connosco estas dicas. Felicidades

    ResponderEliminar
  18. O quarto está lindo e o dia esta a chegar. O armário do Ikea é igual ao da minha Joana. Combinei com a comoda que eles têm. Apesar do baixo custo, dura muito tempo, já o tenho + 5 anos.
    Agora é hora de descansar, estas ultimas semanas. Depois é um turbilhão de emoções e sentimentos que só se sentindo.
    Conforme já transmiti ao papá, desejo-lhe as maiores felicidades do mundo.
    E uma hora muito pequenina. :)

    ResponderEliminar
  19. Um quarto amoroso e minimalista, tal como eu gosto. Muito bom gosto. A árvore é uma ideia encantadora.
    Parabéns.

    ResponderEliminar
  20. Está muito bonito e acolhedor, Parabens pelo bom gosto!

    Santi

    ResponderEliminar
  21. A beleza da simplicidade! Parabéns!

    http://montradedescontos.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  22. Ficou muito muito bonito, simples pratico e funcional. Gosto principalmente da árvore na parede.
    Pinta

    ResponderEliminar
  23. Está lindo e super tranquilo.
    Excelente para inspirar a calma e a serenidade que um bebé e respectivos pais tanto precisam. Parabéns e boa sorte neste momento tão especial.
    Susana Silva

    ResponderEliminar
  24. Lindo, Adorei! E aquela árvore encheu-me as medidas! E como arranjou a oração do anjinho da guarda? A minha filhota todos os dias reza ao anjinho e acho que ia adorar ter a oração no quarto dela,apesar de ser pequenina e de não saber ler mas se eu lhe disser o que é vai ficar em pulgas!
    Parabéns!

    ResponderEliminar
  25. Olá mamã :) Já vi no FB a foto do teu Zé Maria :) Felicidades aos 3 e q a tranquilidade da decoração do quartinho dele emane em toda a casa :) Bjinhos e td a correr bem!

    ResponderEliminar
  26. Ficou lindo...e agora com o JM lá no berço ainda deve estar mais bonito. Felicidades!

    ResponderEliminar
  27. Que quarto maravilhoso! estou encantada. Muitos felicidades. Beijinhos

    ResponderEliminar
  28. Adorei o quarto, . Está fantástico! Parabéns! Peço desculpa pela pergunta mas a cama tb é do Ikea? Estou a remodelar o quarto do meu filho e queria assim uma cama que se "transformasse" numa cama de casal...Obrigado
    Cláudia Carvalho

    ResponderEliminar
  29. Lindo!!! Parabéns a essa família espetacular que o pequeno Zé Maria ganhou!!! Bj

    ResponderEliminar
  30. Estou apaixonada pelo teu blogue, parabéns! Estava à procura de packs para criar as minhas bolachas e fui dar com o teu blogue, que já me ajudou em diversas dúvidas. Beijinho Vanessa.

    ResponderEliminar