terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Vamos preparar os Cabazes de Natal juntos? 6º Semana

Continuamos com as ideias para encher os nossos cabazes de Natal. Já há compotas, marmelada, licor de limão, muesli de natal e hoje, a minha sugestão são uns cubinhos de chocolate quente, ideal para os mais pequenos, mas também para os adultos.
E ainda por cima são muito simples de preparar. Os cubinhos podem ser feitos desde já e depois é só guardar bem embrulhados em saquinhos ou papel celofane ou então numa caixa hermética.
Além de serem perfeitos para colocar nos cabazes de natal, podem ser também um presentinho amoroso se os oferecerem num saquinho de celofane dentro de uma chávena de natal (numa prenda para os mais pequenos), ou juntamente com uma compota e mistura para panquecas num kit de pequeno almoço de natal, para um cabaz mais pequeno.
Não se esqueçam é, juntamente com os cubinhos de chocolate quente, de colocar o modo de preparação! (Para cada cubinho de chocolate juntar 200ml de leite a ferver e ir mexendo com o pauzinho até o chocolate estar bem derretido!)

O custo destes cubinhos depende do tipo de chocolate que comprarem, mas por cerca de 2€ conseguem doze cubinhos (1 receita) com pauzinhos e forminhas incluído!

Ingredientes para 12 cubinhos de chocolate quente:
(adaptado de “Sweet Things” – Annie Rigg, págian 56)

200g de chocolate (negro, de leite ou branco)
Formigas de chocolate ou bolinhas coloridas ou outro toping a gosto
12 forminhas de papel frisado pequeninas
12 pauzinhos de bambu

Preparação:

Derreta cuidadosamente o chocolate em banho maria, colocando uma taça à prova de calor sobre um tacho com água a ferver, mas sem que o fundo da taça toque na água. Assim que o chocolate estiver derretido divida-o pelas forminhas de papel. Polvilhe com as formigas de chocolate ou com o toping da sua preferência e espete o pauzinho de bambu a meio. Deixe o chocolate solidificar e está pronto a embalar.

16 comentários:

  1. Mais uma óptima ideia Joana. Obrigada...

    Eu vou tentar recuperar agora o tempo perdido, dado que estive adoentada. Vamos ver se as coisas correm melhor, visto que o azeite aromatizado com alecrim que era o que já estava pronto deve ir parar ao lixo. :(

    As bolachinhas de gengibre do seu último post também serão experimentada este fim de semana.

    À semelhança da ideia da Joana, deixo aqui outra, semelhante. Comprei umas forminhas em forma de colher e irei fazer colheres de chocolate para os mais apreciadores de café poderem usar. Mexer o café com uma colher de chocolate é simplesmente uma delícia. Espero que possam utilizar também esta ideia.

    Beijinhos e bons cabazes

    ResponderEliminar
  2. Joana, ADOREI!!! Vou fazer, ah pois! Mais um item a acrescentar aos meus cabazes :) Muito obrigada! É graças a ti q os meus cabazes para os meus amigos nasceram e continuam a fazer furor, com as tuas receitas e sugestões :) Bjinhos!

    ResponderEliminar
  3. Mas que miminhos de chocolates tão amorosos!

    E o mais importante é que são muito saudáveis e económicos.

    Inteligentes e formidáveis as suas ideias!

    ResponderEliminar
  4. Muito giro... Uma dúvida: onde se arranjam os pauzinhos de bambu?

    ResponderEliminar
  5. Que ideia magnífica, tão simples, e com um resultado fantástico!
    Parabéns, e obrigada pela partilha!

    ResponderEliminar
  6. Muitos parabéns pela ideia!! Mas onde conseguimos arranjar os pauzinhos de bambu??

    ResponderEliminar
  7. Mais uma óptima ideia. Hoje foi dia de fazer pickles (fiquei intoxicada pelos vapores do vinagre...). As compotas estão feitas e amanhã é dia da granola. bjs

    Ana Teresa

    ResponderEliminar
  8. que bela ideia...em alternativa pode usar-se pauzinhos das espetadas, ou dos cakepops ou colheres de pau dos gelados??
    beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Mais uma boa ideia vinda de ti. Se poderes repondes-me a uma duvida? O chocolate não se agarra ás forminhas de papel?
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu estava mesmo a pensar nisso, é o que me impede de experimentar, tenho medo que cole tudo :(

      Eliminar
  10. Ideia fantástica!!! :)
    Mas tenho uma dúvida... é "sem que o fundo da taça toque na água" ou "sem que o fundo da taça toque no tacho"?
    Obrigada

    ResponderEliminar
  11. Fica tão giro. E cada vez mais, o que é feito por nós tem outro valor. :)

    ResponderEliminar
  12. Eu fiz, eu fiz!!!! E modéstia à parte os meus ficaram bem giros. Espreita http://emterrasdemouros.blogspot.pt/2013/12/este-fim-de-semana.html :) Obrigada pela ideia!

    ResponderEliminar