terça-feira, 15 de julho de 2014

Ainda sobre a Organização Semanal, Ementas Semanais e Alimentação mais Saudável

Por mais que escreva sobre este tema, é talvez sobre ele que mais emails recebo todas as semanas.
Como me organizar? Não consigo fazer uma lista de compras semanal. Como planear a ementa com refeições saborosas e nutritivas para a semana. Como comer melhor…. São questões que me vão aparecendo nos emails que vou recebendo.
Apesar de todas as ideias aqui partilhadas, os meus leitores continuam com algumas dificuldades em conseguirem “ultrapassar” esta dificuldade…
Os exemplo, sugestões e ideias que vos apresento são sempre baseados na minha própria experiência, e nem sempre o que resulta com uns poderá resultar com outros. Também eu, al longo do tempo fui adaptando a minha organização doméstica às minhas necessidades e prioridades. Provavelmente terão de fazer o mesmo: tonar estas ideias como um ponto de partida e adaptá-las ao vosso estilo de vida e necessidades.
E para isso deixo uma outra sugestão. Que quem tem outros métodos, outras ideias e sugestões a fazer que as partilhe nos comentários a este post, para que possam assim ajudar quem necessita de se organizar melhor. Pode ser?
Mas entretanto aqui ficam algumas sugestões, agora também adaptadas às minhas necessidades atuais e às minhas prioridades.

- Sejam organizados. A organização é a chave de tudo.
Quer façam ementas semanais, mensais, ou não façam nada disso, serem organizados é meio caminho andado.
Ou seja: saibam sempre o que têm congelado na vossa arca, o que têm na despensa e no frigorífico.
Tenham um bloquinho colado na porta do frigorífico (ou num quadro, ou noutro sítio que vos convenha, mas que esteja sempre à mão) e vão escrevendo tudo o que vos acaba ou está acabar. O último pacote de arroz de abriram. O frasco das azeitonas que acabou. O leite porque já só há dois litros. O amaciador da roupa que já está quase no fim. A ultima pasta de dentes que havia em casa…. Não vale a pena utilizarem métodos sofisticados, listas no telemóvel, programas informáticos…. O velho método de papel e caneta sempre à mão consegue ser o mais eficaz de tudo. Simplifiquem. (Eu tenho colado na porta do frigorífico um bloquinho com uma caneta que comprei por 1,5€ na primark. E tem sido muito eficaz. Até o Miguel vai escrevendo o que é necessário.) Depois basta pegarem no papel, acrescentar mais alguma coisa que necessitem e irem às compras.
Tenham também uma lista do que tem congelado. Não adianta terem imensas coisas congeladas mas nem se lembrarem o que têm. Usem o que já existe antes de comprarem coisas novas.

- Ementa semanal (ou não)
Comecei por fazer ementas semanais, onde escrevia exatamente as receitas que queria fazer durante a semana, e elaborava depois a lista de compras com base nesta ementa semanal.
Sei que há pessoas que não gostam deste método – e não conseguem organizar-se assim – e outras que acham que assim rentabilizam pouco os produtos que todas as semanas os supermercados colocam em promoção, e que nos ajudam a controlar o orçamento familiar.
Podem então passar a organizar-se de outra forma, e eu confesso que ultimamente é o método que mais tenho usado cá em casa.
Depois de irem às compras – e aproveitarem as promoções, ou comprarem as coisas que mais gostam e mais consomem – façam a ementa semanal com base no que acabaram de comprar. E façam as compras de acordo com as refeições que vão fazer durante a semana. Ou sejam se fazem 8 refeições por semana em casa, comprem para essas 8 refeições, cheguem a casa e façam a ementa semanal a partir daquilo que compraram.
Podem também ser mais flexíveis na ementa semanal, mas se habitualmente têm dificuldade em saber o que cozinhar, este pode não ser o método mais fácil… Em vez de fazerem a ementa com base na receita que vão fazer, por exemplo segunda feira: arroz de cenoura e ervilhas com filetes de pescada no forno, terça-feira: frango assado com limão e tomilho…., escrevam apenas que na segunda feira serão filetes de pescada e na terça frango, deixando em aberto a maneira como vão cozinhar…. Para mim tem resultado bem assim, porque me deixa mais espaço para a “criatividade” na cozinha, mas se nunca sabem o que cozinhar, é mais um motivo para chegar a casa e pensar “o que é que eu vou fazer agora com este frango…..”.
Mas assim, não têm tanto a obrigatoriedade de comprar e comer o que está na lista, e podem dar largas à imaginação


- Planear refeições nutritivas, light….
Eu não percebo muito bem o que querem dizer com refeições light, ou para perder peso.
Acho que a maioria das receitas que costumo partilhar no As Minhas Receitas são, na sua maioria receitas que se enquadram numa alimentação equilibrada e saudável, e são essas mesmas receitas que nós comemos todos os dias e é a comer o que partilho por lá que eu tenho perdido uns quilinhos nestes últimos tempos.
Pode ser que haja aqui um equivoco: receitas light não têm obrigatoriamente que ser receitas em hidratos de carbono, só cozidos ou grelhados e saladas sem tempero. É por isso que depois muitas pessoas não conseguem fazer “dieta”, porque comem comida sem piada nenhuma, sem sabor, sem texturas, sem algo que desperte as papilas gustativas.
Um salteado feito com uma colher de sopa de azeite é saudável. Há muitas receitas que é muito simples eliminar os hidratos de carbono (se for esse o vosso caso), ou de apenas os cozinhar para os restantes elementos da família. As saladas, a sopa e a fruta devem sempre fazer parte das vossas ementas semanais. Devem evitar os fritos, as gorduras, e os molhos. E todos aquelas coisas que nós estamos fartos de ouvir falar.
Para fazer refeições saudáveis e nutritivas para todos basta variar o mais possível os alimentos. Alternar o consumo de peixe e carne. Evitar carnes gordas e diminuir o consumo de carnes vermelhas. Comer sempre sopa e fruta. Deixarem-se de refrigerantes, alimentos processados, bolachas, batatas fritas de pacote, chocolates. Não comprem se não querem comer.
Se comprarem alimentos frescos, frutas, legumes, carne, peixe, … e cozinharem de raiz, em casa todos os dias, o mais provável é fazerem refeições muito mais saudáveis e nutritivas e light, do que se comprarem coisas processadas, congeladas, pré-feitas….
Não sei que outra sugestão vos posso dar neste campo, a não ser que sejam exigentes com aquilo que colocam no vosso prato – e da vossa família – todos os dias. Até porque comprar alimentos “frescos”, não é mais caro que fazer uma alimentação baseada em produtos processados.
E para provar isso mesmo dou-vos um exemplo muito simples: praticamente não há quem não compre papas para bebés. Apesar de alimento para bebés são processadas e têm uma enorme quantidade de açúcar. E não são assim tão baratas quanto isso. Um pacote de aveia para fazer papas de aveia (que podem dar aos bebés) pode custar menos de 1€ e dura o mesmo tempo. E mesmo assim não conheço quase ninguém que queira dar aos bebés papa de aveia preparada em casa em detrimento de papa convencional. A desculpa é que dá mais trabalho….

E este é muitas vezes o principio da nossa alimentação diária enquanto adultos.
Ficaram mais esclarecidos? (E não se esqueçam de deixar as vossas sugestões de organização nos comentários.)

9 comentários:

  1. As nossas organizações são parecidas. Já passei por organizar a ementa semanal para depois fazer as compras, deixando sempre alguma flexibilidade nas refeições pré-pensadas. Depois passei por ver as promoções da semana no meu supermercado e organizar a ementa semanal em função das promoções. Entretanto, e como a minha cara-metade mudou de emprego e deixou de fazer as refeições em casa, passei a ter que cozinhar apenas para mim. E agora estou numa fase de adaptação a uma nova organização: a lista de compras mudou um pouco (não só em quantidades!) e o tipo de refeições preparadas também. Neste momento preparo a ementa semanal em função dos produtos que trago do mercado e do supermercado. Mas a ementa é sempre flexível, há um ou outro dia em que se calhar tenho imensas sobras e não preciso de cozinhar, ou até cozinho mais porque tenho visitas, enfim, há sempre margem de manobra para imprevistos :)

    ResponderEliminar
  2. Olá,

    Eu funciono mais ao menos como tu sugeres. Faço ementas para quinze dias de acordo com o que tenho no congelador e frigorífico. Depois é só ir alterando conforme vai havendo sobras ou não.
    O segredo está mesmo na organização. Quando existem legumes em promoção compro e depois de fazer o branqueamento (colocar uns minutos em água a ferver) guardo em saquinhos no congelador.

    Beijinhos,
    Clarinha

    http://www.receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Li (confesso que não me lembro onde) que alguém fazia ementa mensal . Cada dia da semana era tinha uma ideia categoria: carne, peixe, vegetariano, sobras... Se na segunda feira não quisesse fazer aquele prato de carne, fazia o da semana segunte e trocava ambos na ementa. Para quem (como eu) é de "pancadas", dá alguma margem de manobra dentro da organização...

    A nível de alimentação saúdavel, geralmente baseio-me na roda dos alimentos e nas doses recomendadas. Num verão fiz isso e emagreci. Comia de tudo - até chocolates e doces - mas quantificava bem o que comia de cada grupo.

    ResponderEliminar
  4. As ementas semanais são complicadas lá em casa porque o às vezes marido é de "humores" no que toca à comida. O que hoje apetece para logo, daqui a 2 horas já não apetece. Então tento manter uma lista atualizada do que tenho na arca e no congelador e variar entre carne e peixe e tento dar primazia às carnes brancas e ter sempre legumes q.b. para os acompanhamentos. Nestes dias imperam os grelhados na brasa e é mais fácil introduzir o peixe.

    ResponderEliminar
  5. Pode dar-me a receita das papas de aveias para o bebé? Pode parecer tonto mas não sei como faze-las e acho-as bem mais saudáveis que as convencionais! Obrigado, adoro os blogues.

    ResponderEliminar
  6. Cá por casa não é muito diferente. Faço um plano das refeições, normalmente 6ª f à noite ou sábado de manhã para que não me falte nenhum ingrediente quando vou às compras, geralmente sábado à tarde. No entanto não sou muito rígida. Se encontro produtos em promoção ou que me agradam mais, rapidamente altero o plano de refeições. Aliás, é rara a semana em que o plano é cumprido. Como almoçamos e jantamos todos em casa e só tenho tempo para cozinhar ao jantar, faço sempre quantidade que dê para duas refeições e vou intercalando. Normalmente o plano de refeições prevê 2 refeições de carnes vermelhas, 2 refeições de carnes brancas, 5 refeições de peixe, das quais uma é peixe grelhado, 1 refeição de ovos e 1 refeição sem carne nem peixe. Há sempre uma refeição com as várias sobras, 1 refeição em que se come fora de casa e 1 refeição em que se faz um lanche mais reforçado e em que já não se faz jantar, normalmente ao fim de semana. E assim estão as 14 refeições principais da semana. Para mim é um descanso ter uma planificação das refeições porque desta forma não há o stress de, ao fim do dia, quando já estamos cansados, não saber o que fazer para o jantar ou não ter tirado alguma coisa para descongelar. Por outro lado, programando as refeições, conseguimos fazer uma alimentação mais saudável, sem recorrer a produtos rápidos (pizzas, salsichas, etc) que não são os melhores. Mais algumas dicas em http://maeoqueeojantar.blogspot.pt/ (não é um blogue de receitas porque, nesse campo, o blogue da Joana e os livros são muito bons, mas sim um blogue sobre alimentação saudável que pretende, sobretudo contribuir para que as escolhas alimentares sejam mais esclarecidas e equilibradas)

    ResponderEliminar
  7. Algumas sugestões que funcionam comigo (como a Joana diz e eu concordo temos que adaptar as ideias à rotina familiar):
    - saber sempre o que se tem no congelador(no meu caso) /arca - tenho uma folha no armário com a lista e vou apagando conforme gasto;
    - como os hipermercados têm muitos dos folhetos online, antes de ir às compras consulto para ver qual (ou quais) o que me traz mais vantagens nessa semana;
    - faço uma ementa geral rápida a partir dessa consulta, faço a lista de compras e depois de ir às compras e de as arrumar então é que vou ver os meus blogues favoritos, as dicas, receitas, enfim essa parte é que para mim é gira e adoro, além de que tenho aprendido imenso;
    - compro quase sempre quantidades de carne/ peixe que permitam fazer mais que uma refeição e faço um dia sem carne nem peixe;
    - finalmente, como ouvia frequentemente a pergunta "mamã, o que é o jantar?" fiz uma folha com a ementa semanal que pus numa mica, furei e está no interior da porta da despensa para a malta mais nova consultar.
    Beijinhos e obrigada Joana pelo seu trabalho que nos ajuda tanto
    Ana Martins

    ResponderEliminar
  8. Eu fiz outra opção: ainda em casa via os folhetos para saber o que havia em promoção e fazia a ementa com base nas promoções. Hoje é um bocado ao "deus de Ará". Cá em casa temos todos alimentações diferentes, mas consegue-se organizar tudo: o marido só come carne ou peixe uma vez por dia, eu não como (a maior parte das vezes), o pequeno come uma vez carne e outra peixe. Compro a fruta e legumes a uma senhora (Fruta da Quinta), e a carne no talho, independentemente do preço, por isso só nas mercearias e peixe congelado é que aproveito as promoções, mas como compro sempre muita variedade de produtos, é mais fácil fazer o que apetece, tendo apenas em atenção qual é a proteína que vou usar.
    Tenho uma folha plastificada no frigorifico com a ementa semanal (com as refeições todas do dia), outra com o inventário e outra com a lista de compras, e faço +- o que a Joana sugere. Antes de ir às compras, faço também uma simulação online para ter noção do que vou gastar no supermercado e ver se preciso tirar, trocar ou acrescentar alguma coisa á lista.

    Quanto às papas, nunca tinha feito por idiotice (tinha medo que não fossem saborosas). Ontem experimentei fazer uma receita que a Joana partilhou, de maçã e canela. Tinha feito dose e meia para partilhar com o filhote. Mas ele acabou por comer quase tudo, deixou-me apenas 3 colheres! Vai ser prato presente nos lanches semanais. Aliás, vou agora mesmo fazer com banana. :)

    ResponderEliminar