segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Faltam 58 dias para o Natal


Na televisão já começam os anúncios ao Natal. Apesar do calor já há montras decoradas de natal e pensando bem na coisa faltam apenas 58 dias. Para quem como eu acha que o Natal começa dia 1 de Dezembro, então falta ainda menos…
Posto isto seria de pensar que eu já teria muitas coisas adiantadas… mas não. Duas ou três coisas em andamento, algumas listas feitas, mais umas prendas compradas, mas tudo ainda muito atrasado.
De qualquer maneira vou tentar deixar aqui uma pequena listagem de ideias e sugestões para também vos ajudar a organizarem-se. O natal está mesmo a chegar.

  • Fazer uma lista de nomes a presentear. Eu sei que há famílias que só dão lembranças aos miúdos, ou fazem um pai natal secreto e cada pessoa só oferece uma prenda a uma outra pessoa, ou quem já nem dá nada a não ser aos filhos, ou aqueles que já só dão mesmo miminhos caseiros. Seja lá qual for o seu caso faça uma lista e comece a escrever algumas ideias do que poderá oferecer. No caso de já ter comprado alguma prenda, escreva o que já copro de modo a riscar esse nome da lista. E ande sempre com a lista consigo. Nunca se sabe quando encontra algo perfeito para aquela pessoa.

  • Se faz cabazes de natal, faça um levantamento de todos os cabazes que vai fazer. Depois de ter chegado a um número - e de escrever todos numa lista - veja o que tem em casa que possa usar para os cabazes: fitinhas, caixas, latas, embalagens, frascos, papel de embrulho, sacos de papel de natal de anos anteriores, etiquetas, …. e guarde-os num caixote. 

  • Comece a fazer uma lista de coisas que quer fazer para colocar nos seus cabazes de natal. E liste também os ingredientes que terá de comprar e quantidades para todos os cabazes. Na minha opinião o objectivo é sempre aproveitar o “excedente”. Se tem árvores de fruto e imensas laranjas, que tal fazer uma compota de laranja, ou um licor de laranja. Tem muitos rabanetes na horta? que tal uns pickles de rabanetes? Tem restinhos de tecidos em casa? Que tal fazer umas bolinhas para andarem na carteira com coisinhas pequenas? Tem uma planta de erva cidreira, ou um loureiro? que tal uns frasquinhos com chá ou folhas de louro para usar na cozinha? Nem todos os cabazes precisam de ter bolachas, compotas e coisas que cozinhou…

  • Defina também como vai ser o seu Natal este ano. Em sua casa? Dos seus pais? Do irmão? Dos sogros? Quem vai lá estar? Quem vai levar o quê? Que receitas quer experimentar este ano? Quanto mais cedo definir isto, menos uma preocupação de última hora.

  • Veja se necessita de comprar algumas decorações de natal em falta, como luzes, velas, ou outras. 

  • Se troca prendas com a família, tentem definir ou orçamento semelhante para todos. E já agora digam  que estão a necessitar. Nada pior do que receber coisas das quais não gostamos ou necessitamos. Aqui por casa, com os irmãos, pais e sobrinhos - os únicos com quem se trocam prendas - é comum dizermos o que estamos a necessitar e assim oferecermos coisas, dentro do orçamento, que as sejam efectivamente úteis. Entre família acho realmente mais correto fazerem-se pequenas “wish list” para se acertar nas prendas…

E agora, o que se está a passar aqui por casa.
Já há um caixote cheio de coisas a usar para o natal. A lista de prendas está feita e uma parte delas, principalmente dos sobrinhos e afilhados já estão compradas.
Já  falei com alguns dos “cunhados” para saber o que precisam para assim escolher o que lhes comprar no natal.
Também já defini algumas coisas a preparar para os cabazes, e já comprei umas caixinhas para colocar alguns dos cabazes (Comprei umas caixas de plástico de arrumação transparentes com tampa do IKEA, por 1,5€ cada já com a tampa que irei decorar ainda não sei bem como) Para os restantes vão ser usadas caixas que já tinha cá em casa, como caixas tipo de sapatos que vou forrar com papel de embrulho, ou caixas de madeira pequenas dos morangos. 

Para os cabazes já há algumas das coisas habituais e que não faltam todos os anos: marmelada, compotas variadas, pickles de rabanetes e geleia de marmelo.
Entretanto ando em testes com algumas receitas - e assim que ficarem definidas contarei tudo!

Ainda não é muito, mas já começa a haver um santinho cá em casa cheio de coisas para o Natal.

E por aí, como estão a correr os preparativos?

12 comentários:

  1. A minha lista de lembranças já está feita! Agora só falta comprar e embrulhar :)

    No meu caso, vou fazer as bolachinhas caseiras :D

    Marta

    ResponderEliminar
  2. Acho que só me falta a coragem para mandar o marido experimentar as luzes e ver o estado das decorações.
    A nível de compras, já só falta a dos pais e dos sogros. O resto da família já está despachada!
    A ver se dia 1 de Outubro já tenho tudo montado.

    ResponderEliminar
  3. Ai eu estou super atrasada... Isto de ter a casa em obras e metade das coisas encaixotadas e a outra metade ao monte está a estragar o planeamento... Não preparei ainda nenhum licor nem nenhuma compota. Estou mesmo a ver que vai ficar tudo para o fim... :-( ainda não comecei a entrar em stress mas pouco falta... Joana mais uma vez obrigada pelas dicas...

    ResponderEliminar
  4. Olá Joana! Aqui em casa, combinamos que só se compram prendas para as crianças. Nestes últimos anos, houve muitas reviravoltas, não no bom sentido, e fizemos esta combinação entre todos, para as pessoas não se sentirem mal. Mas temos troca de lembranças ou miminhos úteis. Além disso, tenho 3 pessoas da família a fazerem anos em Dezembro. Já tenho a lista feita, tenho que comprar as prendas de aniversário e as prendas das crianças, as compotas já estão feitas, bem como alguns chutneys. Só falta seleccionar as receitas das bolachas/biscoitos doces/salgadas, e pensar nos embrulhos/cabazes e decoração...o que para mim, é a parte complicada! Fico a aguardar as vossas ideias/sugestões para inspiração...Um grande beijinho, Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  5. Sigo já há algum tempo o seu blog, e acredite que me tem ajudado imenso na organização do meu tempo, que me faz imensa falta. Tenho 4 filhos, e desisti há 3 anos de uma carreira de 20 anos de sucesso (que me levava a alma), e
    sem tempo nem ânimo para "utilizar" o dinheiro que ganhava! Após este meu desabafo, deixo um Link de uns cestos, que se enquadram perfeitamente no âmbito do seu post:
    http://asminhascestas.blogspot.pt/. Obrigada pela sua disponibilidade, e continue a ajudar as mães de familias numerosas, sobretudo na gestão do tempo.

    ResponderEliminar
  6. Olá Joana! Numa época em que toda a gente reclama do consumismo natalicio e do facto de em outubro já estarmos a meio gás a Joana distingue-se, pelo amor que se sente que emprega nas suas prendas e pelo facto de tornar todo esta "loucura" numa coisa positiva. Faz-me sentir o velho espirito natalicio a brilhar cá dentro. Obrigada!
    Quero deixar uma sugestão que são as grinaldas homemade, com aproveitamentos de rolos de papel, de bolas de decorações anterior, restos de tecidos... para quem não tem jeito para a culinária. aqui deixo umas ideias...
    http://www.woohome.com/diy-2/top-35-astonishing-diy-christmas-wreaths-ideas
    beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Olá Joana!
    Há bastante tempo que acompanho os seus blogs, os quais gosto imenso!
    Este ano como tenho maior disponibilidade de tempo, vou optar por fazer cabazes de Natal, e aproveitar algumas das suas fantásticas sugestões! Como vou passar o Natal a Portugal, ainda não sei se em Coimbra onde tenho casa, ou em Viseu, minha terra natal, por isso levo daqui tudo meio feito, e depois quando chegar é só terminar de empacotar. Gostaria de saber onde poderei encontrar aqueles saquinhos de celofane, onde se pode por a mistura de chocolate quente ou de capuchino, aí em Coimbra!! Será que me poderia dizer!!
    Obrigada por partilhar as suas sugestões! Beijinhos
    http://cozinha100maneiras.blogspot.de/

    ResponderEliminar
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  9. - Aqui em casa não se liga muito ao natal mas, para quem gosta são boas sugestões!

    ResponderEliminar
  10. Obrigada. Eu adoro o Natal...e ainda nao comecei a preparar nadinha....obrigada pelas dicas!

    ResponderEliminar
  11. Olá, obrigada pelas dicas ao longo dos anos. O seu blog está sempre a inspirar-me. Este ano, vou olhar para o Natal com olhos diferentes, pois a falta de dinheiro é muita e tenho de usar a imaginação!

    ResponderEliminar
  12. Olá, mais uma vez parabéns pelo blogue! É verdade que já se fala muito no Natal e nas compras, prendas,... A minha pergunta, no fundo o meu pedido de ajuda, prende-se com calçado para bebé. Como a Joana é uma especialista em poupança (na minha opinião os seus conselhos são excelentes!), tenho uma bebé com 3 meses e ando à procura de calçado para combinar com os vestidinhos que lhe têm oferecido, mas é tudo muito caro. Acho que as "pantufas" e os carapins não fazem jus ao vestido. Como tem um bebé e de certeza que também passou pelo mesmo, se tiver sugestões agradeço. Obrigada. Paula Santos

    ResponderEliminar