sexta-feira, 28 de novembro de 2014

DIY: 3 Sugestões para Reutilizar e Reaproveitar


Aqui por casa guardam-se muitas coisas com a ideia de mais tarde as reutilizar ou reaproveitar. É o caso dos mil frasquinhos de vidro para as compotas e Chutneys e outros mimos, das caixas para aproveitar para os cabazes ou para colocar bolachinhas para oferecer, as fitinhas para fechar caixas e saquinhos… 
Entretanto outra coisa que costumamos guardar aqui por casa são as rolhas de cortiça das garrafas de vinho. Primeiro porque sim, porque dentro de frascos de vidro grandes ou jarras transparente fazem um efeito decorativo que eu gosto, e depois porque penso sempre em mil projectos que poderia fazer com elas.
Este ano passei também a guardar os baldes de 1kg de iogurte grego, porque achei que dariam uma bela embalagem para os cabazes de natal, depois de forradas com papel natalício, fitinhas e etiquetas.
E os frasquinhos têm sempre mil utilizações, mas será que há necessidade de guardar os que não têm tampa? Servem para quê.
Bem. Eu guardo e aproveito imensas coisas. E hoje decidi partilhar com vocês 3 pequenos projectos de DIY, daqueles que se fazem em pouco tempo e que não necessitam de nenhum tipo de material complicado.



Projeto DIY 1 - Coração de Cortiça

cartão grosso
cerca de 70 rolhas de cortiça
cola tudo
fita

Comece por desenhar no cartão um coração. Com uma tesoura recorte o coração. Coloque na base de cada um das rolhas (que convém serem todas do mesmo tamanho) um pouco de cola e comece a preencher todo o cartão. No final deve ter o coartão todo preenchido de rolhas. Coloque um livro ou uma coisa pesada em cima das rolhas para que fiquem bem colocadas. 
Finalmente decore com a fitinha. Poderá pendurar ou utilizar como uma base para levar tachos quentes à mesa.



Projeto DIY 2 - Copo para velas tea-lights

1 boião de vidro pequeno
fita de tecido
naperon de papel rendilhado

Dobre o naperon de papel a gosto de modo a formar uma espécie de tira e onde a parte rendilhada seja visível. Enrole depois a tira de papel à volta do boião de vidro e prenda cuidadosamente com a fitinha de tecido, dando um pequeno laço ou nó.
Coloque dentro do boião uma vela tea-light e use para decorar a mesa, a lareira, ou um móvel de entrada.

Projeto DIY 3 - Recipiente de Oferta 

1 balde com tampa de 1 kg de iogurte
papel de embrulho
fita-cola
cola

Tire as medidas ao balde de iogurte e à tampa e corte o papel de embrulho à medida para forrar os mesmos.
Prenda o papel À volta do balde com um pouco de fita cola, e na tampa opte com colar com um pouco de cola.

Poderá depois encher o balde com bolachinhas, chocolates, bombons, trufas ou até pequenos frascos de compota. Decore com umas fitinhas e coloque uma etiqueta antes de oferecer.

5 comentários:

  1. Adorei este post, Joana :) Até pq me identifico ctg, pois guardo tds os frascos de vidro e já tenho amigos q tb guardam os q utilizam a pensar em mim :) Claro q tenho aí sacos e sacos com frascos, mas é td a pensar no natal e como irei enchê-los p presentear os amigos, tanto p encher com biscoitos ou bombons, como para colocar tealights com areia colorida p decoração :) Gostei mt da ideia do coração de cortiça (se bem q cá em casa ñ se bebe mt vinho...) e tb da fita rendilhada à volta dos frascos, pois tenho aí umas 'aparas' e já sei q uso lhes dar :) Bjinhos e thanks, mais uma vez! Bom fds!

    ResponderEliminar
  2. Obrigada Joana pelas dicas... As embalagens de iogurte ficaram muito giras, infelizmente cá em casa não entram embalagens tão grandes de iogurte. Já pensei várias vezes em comprar mas fico sempre na dúvida se se vai acabar por estragar ou não... Bom fds.

    ResponderEliminar
  3. obrigada por partilhar todas estas sugestões! beijos. Evelyne.

    ResponderEliminar
  4. ola,
    em epoca de natal e de solidariedade, fica aqui uma dica que se pode seguir o ano inteiro,"Projecto Saca Rolhas"
    Aqui fica informação sobre um projecto das Guias de Portugal para o qual todos podem contribuir

    http://www.guiasdeportugal.org/index.php/projetos/rolha

    ResponderEliminar