quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Receitas, Ideias e Sugestões para receber a Família durante o Natal



Na altura do natal muitas são as famílias que, separadas fisicamente ao longo da maior parte do ano, aproveitam este período, juntamente com as férias dos mais pequenos para uns dias verdadeiramente em família. E já se sabe que muita gente junta gera almoços e jantares demorados, louça com fatura para lavar e muito planeamento e organização para não “ficarmos malucos”. Porque por um dia ainda se aguenta bem, mas ao fim de 2 ou 3, se as coisas não estiverem bem planeadas o mais normal é acabarmos os dias a pensar que nunca mais nos metemos noutra.
A pensar nisso, há uns dias atrás, recebi um mail de uma simpática leitora que dizia o seguinte:
“… Este ano calhou-me a mim fazer a ementa para os vários dias  e é aí que preciso de ajuda, para vários dias a minha imaginação esgota-se. Somos sempre no mínimo 12 pessoas ás refeições, será portanto de privilegiar pratos que rendam; julgo que haverá muitas mais famílias nesta situação, poderia por favor fazer um post sobre este assunto? Tenho a certeza que seria muito bem recebido por muitas seguidoras.”
Eu não podia ter concordado mais. Segue então algumas receitas ideais para uma “multidão”, que rendem e são práticas de preparar, podendo mesmo, em alguns casos, ser preparadas com antecedência e congeladas, bastando para isso apenas deixar descongelar e aquecer ou colocar no forno uns minutos antes de todos irem para a mesa.

Algumas receitas perfeitas para cozinhar para uma família grande: (económicas e rápidas também!)













Outras sugestões:
  • Faça dois ou três bolos simples, tipo bolo de iogurte ou de chocolate, sem coberturas ou recheios. São perfeitos para lanches e para colocar na mesa ao pequeno almoço. Poderá fazê-los com antecedência, congelar e ir depois tirando à medida das necessidades. E quem diz bolos diz muffins ou queques e, se faz o seu próprio pão também poderá fazer o mesmo.

  • Prepare com antecedência o puré para sopa. Basta depois descongelar, deixar ferver novamente  (para que volte a ficar homogénea) e juntar os verdes que quiser. Com sopa e mais qualquer coisa tem sempre uma refeição pronta a servir.

  • Anote todas as refeições que vai fazer em família, todas as receitas e todos os ingredientes que necessita. Acrescente à sua lista aquelas coisas que não costuma comprar mas que quer ter em casa para receber a sua família (sumos por exemplo) e organize-se para ir às compras com tempo.

  • Adiante com antecedência tudo o que puder. Se vai fazer uma lasanha, prepare-a e congele-a. Se vai fazer umas migas, tenha já a broa migada assim como as couves. Tudo o que puder sem feito antes de receber as pessoas deverá estar pronto. Só assim conseguirá disfrutar ao máximo os seus familiares, sem estarem todos na cozinha, cada um a puxar para o seu lado. 

  • Se os seus familiares querem ajudar, porque não porem a mesa, trazerem o vinho, irem ao pão, ou prepararem uma sobremesa para uma das refeições em família.

  • Não se esqueça de ter um pequeno miminho em cada quarto. Umas flores frescas - ou uma “estrela de natal”, uma garrafa de água com um copo, uma vela de cheiro… pequenos gestos que os façam sentir desejados e bem vindos.


7 comentários:

  1. Excelente post Joana. Na minha família apesar de sermos muitos está tudo mais ou menos tacitamente definido, quem leva o quê etc... Mas nunca é demais partilhar ideias.

    ResponderEliminar
  2. que belas dicas!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Adorei este post, excelentes ideias para estes dias de festa que se estão a aproximar !!
    Beijo
    Mafalda

    ResponderEliminar
  4. Olá Joana,
    muito obrigada, de facto tem sempre ideias e sugestões valiosas, será uma ajuda para muitas familias.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  5. Ola Joana, que ótimas ideias, são sempre uma grande ajuda, muito obrigada. beijinhos para si e para o Zé Maria.

    ResponderEliminar
  6. Boa ideias, como sempre, para as refeições em família, desta feita família em ponto grande e as dicas sempre excelentes. Obrigada.

    ResponderEliminar
  7. Mais uma vez um post bem oportuno! Obrigado pela partilha de ideias. Boas festas!

    ResponderEliminar