quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Snacks para Levar


Levar o lanche ou snack na carteira de cada vez que saio é um hábito que tem quase tantos anos quanto eu. Sempre fui habituada assim desde miúda, e sempre mas sempre levei o lanche para a escola. Lembro-me do pão dentro dos sacos de pano - que também serviam para guardar os guardanapos. As vezes levava também fruta e havia leite na escola, distribuído ao intervalo (não sei se ainda há). Depois crescemos e passamos pela fase da parvoeira em que não é fixe levar o lanche na mochila e queremos ir ao bar. Os meus pais não iam muito nisso, e se queria comer no bar esse dinheiro teria que sair da semana. Era obviamente um luxo para de vez em quando…. 

A variedade de lanches que podemos “levar” são muitas. Ou de compra ou feito em casa. Barrinhas de cereais, bolachas, iogurtes, um pão, um wrap, uma peça de fruta, uma fatia de bolo, queques doces ou salgados… são muitas as opções que podemos preparar ao fim de semana e ter sempre disponíveis para colocar na lancheira - ou na carteira, durante a semana.
No entanto há coisas mais difíceis de comer em modo “snack” fora de casa. Um dos meus lanches favoritos é iogurte natural com granola caseira e um pouco de banana às rodelas ou frutos vermelhos. E não gosto de comer a granola empapada. E como tornar este lanche mais caseiro em algo que se possa comer no trabalho, ou que se possa levar para qualquer lado?
Apesar de não ser o lanche mais simples de “levar”, é possível.
Um frasquinho com a dose de granola. Um iogurte natural. A fruta que se quer juntar. Para comer basta abrir o frasco da granola e colocar o iogurte lá dentro, assim como a fruta escolhida em pedaços e misturar tudo dentro do frasco que deve ter tamanho suficiente para albergar tudo. E comer à colherada. Não, continua a não ser o lanche mais simples de levar. Mas é outra sugestão. 
E espero que agrade à querida leitora que me fez este pedido e a outros que possam ter o mesmo dilema. Eu confesso que já testei para comer fora de casa. E é possível!

No entanto deixo aqui alguns links de receitas perfeitas para snacks que se pode fazer durante o fim de semana e que é só colocar no saco e ir.










13 comentários:

  1. Como levo a "marmita" para o serviço, levo também fruta, iogurtes, bolachinhas ou bolo feitos em casa, e uma caixinha de plástico com com muesli ou flocos de aveia. De resto, é como a Joana descreve. É tudo uma questão de hábito! Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  2. Faço isso todos os dias há muitos anos.... :) e lá em casa andamos sempre de lanche atrás também. Saquinhos de pano e tudo ;) Ao menos sabemos o que comemos e eu sei o que comem as miúdas!

    ResponderEliminar
  3. A receita da granola tb seria bem-vinda:-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo:

      Neste link estão as receptas de granola que costumo fazer e que estão disponíveis no outro blogue, As Minhas Receitas.
      http://paracozinhar.blogspot.pt/search?q=granola

      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  4. ola Joana! dizem que a moda da marmita voltou, a minha já anda comigo há 15 anos e acho que é a melhor opção. Desde o lanche da manha, ao almoço e ao lanche da tarde tudo é posto no meu saquinho para me acompanhar. os fins de semana são a cozinhar para o marido levar( é motorista internacional) e aproveito faço a mais para mim e para as miúdas para a semana. Quero dar-lhe os parabéns pelo seu magnifico trabalho. beijinhos e continue a inspirar-me

    ResponderEliminar
  5. Tambem eu sempre levei e levo lanche de casa e almoço.
    Como trabalho num escritório é facil ter uma caixinha com granola ou cereias e juntar ao iogurte na hora de comer, por acaso não junto fruta, mas é só por acaso...

    ResponderEliminar
  6. Mais uma vez um post oportuno face à altura em que vivemos e que temos de "pôr cordões à bolsa" mas, também na minha opinião acho que é muito melhor comer coisas feitas por nós seja um almoço, seja aos lanches! Eu sinceramente levo lancheira todos os dias com coisas feitas por mim é que são mais deliciosas do que as compradas. Presentemente fico muito feliz porque consegui que o meu marido aderi-se à marmita! Continue sempre como até aqui porque se aprende muito consigo! Obrigado pelas ideias que nós trás e pelos temas que foca

    ResponderEliminar
  7. Ola Joana... Aqui em casa também somos adeptos da marmita e dos lanches levados de casa. Adoro os iogurtes com cereais misturados ou fruta. A minha piolha tambem ja esta habituada a levar os lanches ao fim de semana porque nos outros dias come no colegio. A receita das barras de cereais deve ser divinal.
    Obrigada pelos momentos agradaveis que nos proporciona na nossa cozinha.

    ResponderEliminar
  8. Eu tb tento ao fds fazer algo p ter durante a semana p levar p o lanche, algo feito por mim p substituir as bolachas e as barras de cereais compradas, p comer c o iogurte líquido. Já testei algumas destas receitas, mas quero experimentar ainda mais :) Bjinhos, bom fds e obrigada pelas dicas e sugestões!

    ResponderEliminar
  9. Sou igualzinha e a minha filha também segue os meus passos como diz o ditado "Filho de peixe sabe nadar."
    Já faz algum tempo que visito regularmente o teu blogue, mas hoje ganhei coragem para comentar e convidar para visitares o meu blogue , acabou de arrancar ainda é novinho mas com uma grande vontade de ganhar vida, mas para isso preciso da tua ajuda, com as minhas visitas aqui na blogosfera confesso que aprendi muito e melhorei muito a minha vida aqui em casa com as ideias que ía pesquisando aqui e ali e claro com a tua ajuda também, vai daí também quis partilhar algumas das minhas ideias para assim poder influênciar alguém e poder ser quem sabe uma ajuda como vocês foram para mim. deixo o meu contacto e fico à espera com muito gosto da tua visista, Bom-fim-de-semana, beijinhos, Lucy :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O meu contacto é :http://verdelucylima.blogspot.pt/
      Obrigado.
      beijinhos,
      Lucy :)

      Eliminar