quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Sugestão de Presentes Dentro de um Orçamento


Eu gosto de orçamentos. E, pessoalmente, acho que não há nada mais importante do que estabelecermos valores que “cabem” dentro das nossas despesas.
No natal, e para os presentes ou lembranças que se ofereçam isso ainda faz mais sentido. Por dois motivos: primeiro porque o nosso dinheiro não é ilimitado e temos de criar uma fronteira que nos diga até onde podemos ir, e procurar algo dentro desse limite. Por outro lado é fundamental estabelecermos um orçamento com a família, de um valor a gastar por presente. Não faz sentido darmos um presente de 10€ e em troca recebermos um de 50€. Ou vice versa.
Sou portanto apologista de, em famílias que trocam presentes entre si - mesmo que sejam só irmãos, cunhados e sobrinhos - de se estabelecer o valor que cada presente deve ter. 
Quase mais importante do que estabelecer o valor a gastar, é também perguntar o que se necessita. E sim, essa é outra regra que há por aqui. O que querem? O que estão a precisar?  São sempre as perguntas essenciais antes de se começarem a comprar os presentes.
Assim o nosso dinheiro é gasto em algo útil, necessário e com valor acrescido.
Não há nada pior do que os presentes que ninguém quer e que acabam no fundo da gaveta ou dentro do armário sem nunca terem tido utilidade.
Para alguns isto poderá parecer um exercício muito complicado, para outros mais simples.
No entanto, e sem um orçamento pré-definido  ou uma lista de presentes a pedido, deixo-vos algumas sugestões que, de uma maneira ou de outra costumam fazer parte das minhas listas de presentes - e que conseguem encontrar numa variada gama de preços.


1 - Livros
Os livros são dos meus presentes favoritos de oferecer e receber. Normalmente é o meu presente de eleição para os miúdos. Também recorro a eles quando sei que aquela pessoa quer exatamente aquele livro - e o valor dele está dentro do orçamento!

2 - Cabaz “Gourmet”
Nem todos os cabazes têm de ser feitos por nós. Basta ir ao um supermercado e fazer um pequeno cabaz para oferecer. Tem um amigo que gosta muito de queijo? Ofereça-lhe uma tábua de queijos, seleccionados por si, para que ele os possa saborear no natal. Ou então faça um cabaz apenas de algumas variedades de chocolates. Ou um cabaz de chá, bolachinhas e compotas. É fácil, útil - se comprar algo que sabe agradar a quem recebe - e consegue fazer que “caiba” o seu orçamento.

3 - Artigos para a Casa
Pode parecer uma prenda disparatada, mas se prefere oferecer um presente para um casal amigo - ou até de família, nada melhor se necessitam de algo para a casa ou para os dois. Posso dar-vos como exemplo que já pedi e recebi coisas como frigideiras (porque as minhas anteriores estavam mesmo a necessitar de reforma), uma mala de viagem, um grelhador/chapa de fogão.
Se é algo que estamos a necessitar e temos mesmo que comprar a mim parece-me uma excelente prenda de natal. 

4 - Roupa/perfumes/bijuteria
Uma coisa é comprar uma peça de roupa para dar (e quem diz roupa, diz uma carteira, um colar,…) apenas porque sim outra coisa é porque sabemos que aquela pessoa queria mesmo um casaco vermelho assim, ou aquele colar específico que adorou, ou está mesmo a precisar de um perfume. Desde que esteja ao alcance do nosso orçamento, oferecer algo que sabemos que alguém está desejoso de ter é sempre uma excelente forma de agradar. Fora isso  - e isto é uma questão meramente pessoal - não gosto de oferecer este género de coisas!

5 - Vales
Sejam vales de lojas de roupa, de livrarias, multimédia, lojas de cosmética, para fotografias… os vales são uma opção segura. É fácil de estabelecer o orçamento, e sabemos que quando o forem gastar, gastam em algo que realmente querem. Se é uma prenda pouco pessoal? Até pode ser. Mas há maneira de poder tornar os vales personificáveis, e depois há maneira bonitas de os oferecer. Por exemplo: um vale de maquilhagem dentro de uma bolinha de maquilhagem vazia com a frase: “Agora escolhe a teu gosto”. Uma revista ou livro usado com um vale lá dentro a dizer “O que vais ler a seguir?”. Uma T-shirt velha e um vale de uma loja de roupa a dizer “Vai lá comprar um trapinho novo para vestir”

6 - “Ficam sempre bem” (e ajustam-se a todos os orçamentos, membros da família e amigos)
Molduras com fotos da família
Chinelos ou Pantufas
Meias (de preferência meias de dormir para quem usa)
Mantas polares
Velas perfumadas para a casa
Conjuntos gel de duche/hidratante
Garrafas de vinho

Presépios

11 comentários:

  1. Este ano, alem de pequenos cabazes com miminhos caseiros, resolvi por os talentos de fotógrafo do meu marido a render. Andamos a tirar fotos de locais significativos para a família, e vamos emoldurar em molduras simples.

    ResponderEliminar
  2. Gosto das sugestões e fazem todo o sentido. As únicas prendas que comprei foram as dos meus sobrinhos, e uma torradeira e cafeteira eléctrica para a casa da minha irmã (a pedido dela, "não muito caros que isto não está para brincadeiras"). No entanto, vai haver cabazes com miminhos para todos (família, colegas de serviço): compotas, chutneys, bolachas variadas (tipo sortido) e saquinhos com chá de ervas colhidas no quintal (lúcia-lima, hortelã-pimenta e chá-principe), podendo haver mais algum complemento para os da família(garrafa de vinho, frutos secos, tablete "gigante" de chocolate). Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  3. Optimas sugestoes!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Nós como a familia é enorme, entre pais, irmãos/ãs, cunhados/das e sobrinhos/as, somos 32, para que não fique pesado no orçamento, entre irmãos/ãs e cunhados/as, todos os anos estipulamos um plafond para cada prenda. Cada um preenche as suas preferências num doc. em excel que depois é partilhado por todos. Há um amigo da família que faz rifas com o nome de cada elemento do grupo e informa cada um para quem tem de comprar a prenda ( troca de prendas ). Para os sobrinhos e pais fica ao critério de cada um, dentro da sua possibilidade!

    ResponderEliminar
  5. Este ano vou oferecer mini cabazes com compota de amoras, licor de café, biscoitos, e uma velinha para acenderem no dia de natal. Aida

    ResponderEliminar
  6. Este ano, com a nascença da minha filha, decidimos que Natal vai ser só para as crianças. Vamos ter toda a família (pais, irmãos, sobrinhos) em casa durante 15 dias. Falamos entre nos para comprarmos só para as crianças ^^
    Porque este ano, foi um ano difícil para os meus pais e não queremos que eles gastam muito dinheiro que lhe faz bastante falta ^^

    Mas, estarmos de boa saúde e todos juntos é o principal e o espirito de natal é isso, estar a família junta a volta da mesa ^^

    https://www.facebook.com/pages/Sarahli-Uma-Grande-Aventura-Pela-Frente/700256670027561?ref=bookmarks
    METEM GOSTO
    http://uma-grande-viagem.blogspot.pt/
    ADEREM O BLOG, TORNAM SE SEGUIDORES

    ResponderEliminar
  7. Pois na minha família é tal como diz a " Coisas que me tocam"( não fosse a familia a mesma!!)!!!!troca de prendas com lista das preferências.Torna-se mais económico e personalizado!

    ResponderEliminar
  8. Muitas destas sugestões já colocamos em prática entre família e amigos: perguntar o q estão a precisar e o q mais gostariam de ter :) Para amigos ofereço quase sempre algo feito por mim e dps complemento com algo alusivo à época (artigos quentinhos, úteis e cheirosos, como velas e/ou gel duche/creme perfumados). Acho q é sempre possível gastar pouco e oferecer algo agradável a quem recebe! Ah, e nunca digo que não a meias quentinhas, para andar em casa ou fora ;) Bjinhos!

    ResponderEliminar
  9. Na minha família, como somos 25 pessoas a passar o Natal juntos, fazemos um sorteio e depois durante as reuniões familiares, que acontecem todos os fins de semana, quando vamos "tomar um café" na casa dos avos, vamos "brincando" a dar sugestões do que faz falta a cada um!
    O plafond é entre 20 e 50 euros, para que todos possam ter uma prenda útil e que seja do agrado da pessoa. assim todos tem direito a uma prenda e é sempre algo que faz falta á pessoa!!! quanto as crianças, recebem uma prenda do pai Natal e uma que é do grupo.

    Marta

    ResponderEliminar
  10. Gosto das sugestões e fazem todo o sentido.
    ----
    jogos do friv

    ResponderEliminar
  11. Adorei as sugestões da personalização de vales.

    ResponderEliminar