quinta-feira, 18 de junho de 2015

Congelar e depois Utilizar Bagas


Por causa de um comentário a que respondi num destes dias no facebook, volto a falar da utilização e do congelamento de pequenos frutos vermelhos, uma vez que noto que ainda há imensas pessoas com dúvidas se o podem ou não fazer, mas principalmente como devem ser tratados e consumidos depois de congelados.
Normalmente, aproveito esta época, que que começam a surgir as framboesas e os mirtilos, para comprar uma quantidade maior e congelar. Costumo comprar em feiras (como a feira anual do Mirtilo, em Sever do Vouga), ou no mercado biológico, a preços muito  mais simpáticos e acessíveis do que na maioria dos supermercados. (Outra opção é aproveitar alguma promoção que surja nos supermercados.)
Ao comprar uma maior quantidade, uma parte serve para consumirmos seja juntamente com o iogurte ou granola, para sobremesas ou como fruta (por exemplo o pequeno Zé Maria adora framboesas e mirtilos!) e a restante aproveito e congelo para depois poder utilizar em receitas variadas ao longo do ano. A época destes frutos costuma ser curta, o que depois ainda faz com o preço destes pequenos frutos seja maior “fora de época”.
Congelo diretamente nas caixinhas transparentes onde vêm, porque assim tenho sempre noção da quantidade que está congelada, mas podem optar pelos sacos de congelação com fecho e escrever por fora a quantidade de cada saco. A vantagem é que estes pequenos frutos colam pouco uns aos outros a congelar, sendo que é muito fácil depois de os utilizar.
Mas como utilizar estes frutos depois de congelados?
Na maioria das receitas de bolos, muffins ou panquecas, devem usar sempre diretamente do congelador, sem descongelar. (Aliás raramente os devem descongelar, a não ser, por exemplo, para os colocar por cima de um cheesecake para decorar…)
No caso de os quererem utilizar para juntar a iogurte, granola ou um lanche ou pequeno almoço do género, aconselho a retirarem do congelador uns minutos antes de os juntarem aos cereais ou iogurte, e estarão prontos a usar.
Para compotas, toppings de bolos, ou de cheesecake, ou ainda como caldas de gelado, crepes ou waffles, podem devem também cozinhar diretamente do congelador. Basta juntar as bagas, um pouco de sumo de limão e açúcar e deixar ferver até obterem a consistência desejada.
Aproveito então para dizer que esta é a altura ideal para comprar e juntar alguns frutos para congelar para usar durante o Outono e Inverno.

Também costumam fazer assim? Contem-me tudo!

8 comentários:

  1. Olá Joana! Este post vem mesmo a calhar. Tenho uma dessas caixinhas com framboesas no frigorífico e ando de dia para dia a olhar para elas, por um lado ando sem ideias e por outro também não queria que se estragassem. A minha questão é se se congelam assim ou se por acaso as lava ante de congelar. Quem diz framboesas, diz mirtilos ou morangos...
    Bjs e obrigado
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Eu falo da minha experiência: já congelei mirtilos e amoras e sim, lavei antes, deixei secar bem e depois congelei :) Bjinho.

      Eliminar
  2. Costumo congelar framboesas nesta altura e já a seguir vêm as amoras silvestres que dá-me um gozo enorme de apanhar, e congelar. O ano passado fiz para oferecer no natal compota de amora e licor de amora. Foi um secesso.

    ResponderEliminar
  3. Eu costumo, sim! Só que em caixas herméticas cá de casa, pois tanto os mirtilos como as amoras foram comprados em grandes quantidades e depois de seleccionar a quantidade q vou usar na altura ou por esses dias, congelo o resto para durante o ano! Vê lá q ainda tenho mirtilos da Feira de Sever do Vouga do ano passado :) Vou usá-los agora em batidos, pois daqui a uns dias há nova feira e claro, nova remessa desse fruto milagroso :) Bjinhos!

    ResponderEliminar
  4. Também são óptimos para fazer batidos e smoothies, directamente do congelador para o liquidificador :)

    ResponderEliminar
  5. Olá Joana
    Eu também costumo congelar este tipo de frutos. Tenho no quintal framboesas e morangos e como diariamente apanho sempre uma pequena quantidade, a melhor maneira é congelar. Mas eu tenho uma dica que resulta muito bem para congelar este tipo de frutos e assim evitar que se peguem. Eu lavo muito bem, deixo escorrer num escorredor e depois coloco na arcar congeladora num tabuleiro, espalhando bem. Quando estiver congelado retiro o tabuleiro e com uma espátula, com muito cuidado descolo os frutos do tabuleiro e coloco em caixas. Assim utilizo a quantidade que preciso.
    Bjs
    Zezinha

    ResponderEliminar
  6. Congelar fruta não costumo, mas já fica a ideia , ainda por cima agora tão pertinho de Sever do Vouga ... :) Normalmente faço isso com tomate, congelo de um ano para o outro, dá muito jeito , quase nunca compro nem uso tomate industrializado :)))! Um bem haja a todas e obrigada pelas dicas , estou adorar o Blog

    ResponderEliminar